Browsing by Issue Date, starting with "2025-05-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A descentralização de competências no domínio da saúde: o caso do Município do FundãoPublication . Santos, Agostinho José Maroco; Alexandre Manuel Martins Morais NunesNos últimos 50 anos, em Portugal, diversos governos ao transformarem o modelo de funcionamento do Estado enveredaram pela descentralização. Seguindo uma senda reformadora, o XXI Governo Constitucional, estabeleceu como base da reforma do Estado a concretização dos princípios da subsidiariedade, da autonomia das autarquias locais e da descentralização da administração pública. Das diversas áreas descentralizadas e tendo em conta o melhor interesse dos cidadãos, foram transferidas para a alçada das autarquias locais um conjunto de competências no domínio da saúde. Este estudo visou analisar se a descentralização da saúde vai ao encontro dos interesses dos cidadãos e do Município do Fundão. A pesquisa envolveu a análise documental do processo de transferência e entrevistas semiestruturadas com representantes do Município, da Administração Regional de Saúde do Centro e do Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira e presidentes de junta. A técnica de análise de conteúdo foi usada para avaliar a perceção dos entrevistados sobre a implementação das competências transferidas. 2 Os resultados indicaram que há potencial para maior proximidade entre a comunidade e a autarquia, permitindo um atendimento mais focado nas necessidades locais. No entanto, embora a descentralização atenda ao interesse dos cidadãos a curto prazo, existem preocupações quanto ao acesso aos cuidados de saúde no longo prazo, especialmente pela falta de profissionais de saúde. Além disso, constatou-se uma desproporção entre as competências transferidas e o financiamento, que é insuficiente para atender às necessidades. Apesar de uma visão positiva sobre a descentralização, o mesmo não se observa em relação às da saúde, sobretudo pelo financiamento para fazer face às necessidades pré-existentes e ao próprio papel da Autarquia. Além disso, não é garantido o maior acesso a cuidados de saúde pela escassez de profissionais, colocando-se desafios de gestão de expectativas, priorização de necessidades e gestão de recursos.
- Compreensão de atos de fala diretivos por aprendentes chineses de PLE : um estudo sobre a ordemPublication . Liu, Yang; Gouveia, Carlos Alberto MarquesOs atos de fala de ordem são amplamente utilizados no quotidiano e fazem parte de um longo processo de aquisição por parte dos falantes, pelo que a produção e a compreensão desses atos, que envolvem a habilidade de dar ordens, são uma parte relevante dos curricula no ensino de Português como língua estrangeira (PLE). A ordem é sempre realizada por alguém de estatuto socialmente validado como superior, que impõe a sua vontade a alguém de estatuto socialmente validado como inferior. A teoria de atos de fala proposta por Austin (1962) considerou que o falante tem a intenção de realizar certas ações, como pedidos, sugestões e ordens. O aprofundamento dessa teoria, conforme demonstrado por Searle (1969, 1971, 1976, 1979), contribui para os estudos teóricos e empíricos no campo da linguística, incluindo pesquisas sobre a força ilocutória e a pragmática dos atos de fala. Este trabalho estuda a compreensão de atos de fala da ordem por aprendentes chineses de PLE, identificando os fatores que nela intervêm. Usa para o efeito dois inquéritos por questionário como metodologia, controlando cuidadosamente as perguntas apresentadas aos participantes, incluindo os textos e contextos de resposta. Os dados obtidos fornecem informação detalhada sobre a compreensão de atos diretivos por estudantes de PLE, em particular por aprendentes chineses, abrindo perspetivas para estudos futuros nesta área. Estes resultados possibilitam a fundamentação de novas abordagens para a criação de recursos didáticos que visem aprimorar a compreensão de alunos chineses de PLE.
- Caracterização de Enterococcus spp. recolhidos em cantinas universitáriasPublication . Milindro, Conceição Severino; Lemsaddek, Teresa Maria Leitão SemedoEnterococcus são bactérias Gram-positivas, frequentemente isoladas de uma diversidade de ambientes, incluindo o trato gastrointestinal de seres humanos e animais. Neste contexto, o presente estudo teve por objetivo avaliar a atividade hemolítica e o fenótipo de resistência a antibióticos de Enterococcus spp. isolados de amostras alimentares recolhidos em cantinas universitárias e de superfícies relacionadas. Durante um período de cinco meses, foram recolhidas 67 amostras de alimentos e 31 de superfícies. As amostras foram processadas em laboratório, as diluições foram inoculadas em meio de cultura Slanetz & Bartley e colocadas a incubar a 37 °C. A partir dessas amostras, foram isoladas 253 microrganismos, as quais, subsequentemente, foram cultivadas em meio diferencial Bílis Esculina Azida agar, permitindo a identificação presuntiva de 112 Enterococcus (66%) provenientes de alimentos e 58 (34%) de superfícies relacionadas. De seguida foi avaliada a diversidade genética dos isolados, com recurso à técnica de RAPD-PCR (Reação em Cadeia da Polimerase com Amplificação Aleatória de DNA Polimórfico), resultando na seleção de 93 (isolados) perfis distintos como representantes da coleção de Enterococcus spp. em estudo. Após a identificação molecular ao nível de espécie, os isolados foram classificados como Enterococcus faecalis (58%), Enterococcus faecium (14%) ou Enterococcus sp. (28%). Quanto à atividade hemolítica, os isolados foram cultivados em meio suplementado com 5% de sangue de Cavalo, observando-se que 4% (3/69) dos isolados de alimentos apresentaram atividade positiva. No entanto, tal atividade não foi detetada em nenhum (0/24) dos isolados de superfície. Relativamente à resistência a antibióticos, a mesma foi determinada pelo método de difusão em disco. Deste modo, os isolados demonstraram resistência à Quinupristina-Dalfopristina (54% de alimento; 50% de superfícies relacionada), Rifampicina (38%; 63%), Eritromicina (25%; 8%), entre outros antibióticos, de acordo o critério Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI). Utilizando os critérios definidos pelo European Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing (EUCAST), observou-se resistência à Quinupristina-Dalfopristina (68%; 83%), Estreptomicina (32%; 33%), Teicoplanina (27%; 4%) e Levofloxacina (16%; 8%). Em síntese, os resultados indicaram a presença de Enterococcus spp. em alimentos e superfícies de cantinas universitárias, evidenciando a necessidade de monitorização contínua e de estratégias eficazes para controlar a disseminação de Enterococcus spp. com fenótipo de resistência a antibióticos em ambientes alimentares, de forma a garantir a segurança dos alimentos e proteção da saúde pública
- O espiritual no desenho : dos textos bíblicos ao desenho quotidianoPublication . Linhares,Mário Rafael Freitas; Universidade de Lisboa; Faculdade de Belas-Artes; Rego,José Domingos Fazenda Coelho de Andrade; Matos,João Norton deA criação de imagens a partir de textos bíblicos é uma realidade incontestável que atravessa séculos de história desde o início do cristianismo. A pobre literacia da sociedade fazia das obras de arte um veículo importantíssimo para a compreensão dos textos pelo que as palavras escritas em hebraico, grego ou latim eram lidas através dos traços, pinceladas, cores e formas dadas pelos artistas, possibilitando uma leitura por imagens. Os artistas eram, de algum modo, tradutores visuais dos textos bíblicos. A consolidação deste processo levou, porém, a uma certa estagnação criativa já que a imagem, independentemente do estilo e da época, caiu na armadilha de ser uma ilustração literalista das palavras. Quando, a partir da segunda metade do século XX, o texto bíblico ganhou novas possibilidades de interpretação, fruto de desenvolvimentos científicos da academia, já os artistas se tinham voltado para outras frentes técnicas e conceptuais, pelo que a relação bíblia-imagem deixou de ter vigor e caiu na decadência de repetição de fórmulas feitas. Se a arte esteve ao serviço do texto ao longo de quase dois mil anos, poderá o texto bíblico, através das descobertas mais recentes e interpretação de rigor académico, ficar agora ao serviço da arte? É a esta resposta que se pretende responder. Analisaremos a contribuição francesa, liderada por Marie-Alain Couturier e Pie-Raymond Régamey, e veremos detalhadamente o exemplo da igreja de Assy e da capela de Vence. Debruçar-nos-emos sobre a compreensão atual dos textos bíblicos à luz da comunidade académica. Veremos obras de artistas contemporâneos como Ivanka Demchuck e Sidival Fila, mas faremos também uma nova abordagem sobre duas obras particulares de Caravaggio. Iremos mergulhar a fundo no sentido de palavras em hebraico relacionadas com o silêncio e, finalmente, apresentaremos quatro temas de metodologia artística em desenho de observação do quotidiano a partir de textos bíblicos.
