Browsing by Issue Date, starting with "2025-03-31"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- G.H. Mead and the Materiality of IdeasPublication . Silva, Filipe Carreira daIn this chapter, the author explores George Herbert Mead's lesser-known writings on social objects, emphasizing their critical role in the formation of human agency and social interaction. Mead’s articles, such as "Social Psychology as Counterpart to Physiological Psychology" (1909), "What Social Objects Must Psychology Presuppose?" (1910), "The Mechanism of Social Consciousness" (1912), "The Social Self" (1913), and "The Genesis of the Self and Social Control" (1925), set the foundation for what the author calls the "materiality of ideas"—the notion that objects, both material and symbolic, are not passive but actively shape human consciousness. Mead’s theory asserts that social objects are relational, reflective, and emergent, constantly evolving as they mediate interactions and influence the development of the self. The chapter further applies Mead’s ideas to contemporary contexts, using case studies such as the MAGA cap, Palestinian keffiyeh, French yellow vests, and feminist red shoes to illustrate how objects become symbols of political and social movements. These objects, imbued with ideological meanings, not only represent but also co-create political narratives and social identities. Ultimately, the author argues that Mead's work offers essential insights for understanding the relationship between individuals and the material world in both past and present social theory.
- Sistema de Saúde em Portugal : qual a fórmula perfeita?Publication . Almeida, João Afonso Félix Tomé Lóia de; Leitão, Alexandra, 1973-O presente trabalho de investigação e criação, apresenta uma proposta de mudança para o atual sistema de saúde em Portugal. Tendo por base o modelo de sistema de saúde alemão, o que se propõe, é a criação de um seguro de saúde público e obrigatório, que financie os custos da prestação de cuidados de saúde em Portugal, cuidados esses, que serão exclusivamente prestados pelos privados. Pretende-se com este modelo, dar uma resposta eficiente e efetiva, às necessidades que a população enfrenta atualmente. Com esta proposta, são tidos em conta os principais impactos que a mesma pode ter, tanto do ponto de vista financeiro, como do alcance e objetivo da política pública.
- Os usos das imagens : colonialismo, poder e a influência da fotografia na construção da identidade latino-americanaPublication . Altivo, Priscila de Souza; Mendes, Ana CristinaEste trabalho investiga os processos de construção da identidade cultural latino-americana por meio de uma análise comparativa entre os conceitos de identidade de Stuart Hall impulsionados pelo desconstrutivismo, a proposta prática de desaprender as origens da fotografia, de Ariella Azoulay e Lélia Gonzalez. A partir da noção de Amefricanidade, proposta por Gonzalez, problematiza-se a hegemonia do olhar eurocêntrico sobre os territórios e corpos da América Latina. Por meio de concepções como representação identitária, denegação, mestiçagem e resistência, articulamos a reflexão sobre o lugar do negro e do indígena na construção simbólica da América Latina. A fotografia é utilizada como ferramenta crítica, não apenas como representação objetiva da realidade, mas como linguagem que registra e autentica as dinâmicas culturais e históricas em disputa e evidencia apagamentos culturais de maneira estratégica. Para isso foram analisadas imagens decorrentes de dois momentos históricos determinantes: A Segunda metade do século XIX e do marco da fotografia contemporanea na América Latina, a Primeira Mostra de Fotografia latinoamericana. Tensionam-se os limites entre ver, interpretar e reconhecer a presença africana e indígena como fundamento das culturas locais. Através da articulação entre teoria e imagem, afirma-se a Amefricanidade como um território capaz de deslocar a centralidade do olhar eurocêntrico e reinscrever sentidos de pertencimento.
- Esquecendo o esquecimento : o direito ao esquecimento no conflito entre liberdade de expressão e privacidadePublication . Campos, Alice Soares; Farinho, Domingos Soares, 1977-Essa dissertação investiga o desenvolvimento do direito ao esquecimento no Brasil, com foco no conflito entre dois direitos fundamentais no contexto da era digital: o direito à privacidade e à liberdade de expressão. Inicialmente, a dissertação discute as implicações éticas e jurídicas de se permitir o esquecimento de informações pessoais, abordando tanto os perigos que podem surgir quando tentamos apagar o passado quanto os benefícios do esquecimento como uma ferramenta de recomeço e de construção da identidade pessoal. A pesquisa também examina como a era digital redefine o conceito de privacidade e contextualiza a liberdade de expressão como um pilar da democracia que, ao mesmo tempo, pode ser restringida em casos específicos. O estudo parte da análise de casos internacionais e brasileiros, oferecendo uma crítica à decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal brasileiro no ano de 2021. A dissertação conclui com a apresentação de algumas propostas doutrinárias para a regulamentação do direito ao esquecimento.