Browsing by Issue Date, starting with "2023-12-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Influência de diferentes estratégias e dotações de rega no desempenho de um olival em sebe. Impacto em parâmetros quantitativos e qualitativos do azeitePublication . Marques, José Maria Martins de Sousa Vaz; Mota, Mariana Gomes; Paço, Maria Teresa Gomes Afonso doEm olivicultura, assistiu-se, nos últimos anos, a uma mudança do cultivo em sequeiro para o cultivo em regadio, apesar de a oliveira ser uma espécie que tolera condições de secura. Esta dissertação visa avaliar o desempenho do olival em diferentes regimes de rega e comparar a qualidade dos azeites produzidos nos mesmos regimes. Pretendeu-se determinar o calendário de rega mais adequado, de modo a permitir a otimização do uso da água e da produção, sem afetar a qualidade do azeite. Foram testadas quatro modalidades de rega (T1, T2, T3 e T4), num olival em sebe, da variedade Arbequina, que se distinguem pela quantidade de água aplicada, e pela fase em que se procedeu a essas regas – rega deficitária controlada. Na modalidade T1, foi aplicada a dotação de rega da empresa (3344 m3/ha), na T2, em que a rega foi de 3815 m3/ha, aumentou-se a dotação na fase de crescimento dos frutos, na T3 houve duas fases de incremento (crescimento dos frutos e maturação), resultando numa dotação anual de 4152 m3/ha, e finalmente, a modalidade T4, que beneficiou de uma dotação de 3681 m3/ha, teve um aumento de dotação somente na fase de maturação dos frutos. Após a implementação das modalidades de rega, fez-se uma monitorização do índice de maturação, do peso e do diâmetro das azeitonas, para avaliar a influência da rega nestes parâmetros. Em paralelo, foram também determinados o potencial hídrico do ramo, a altura das árvores e o grau de cobertura, com o intuito de recolher informação sobre o estado hídrico e o desenvolvimento do olival. Os resultados indicaram que, em termos qualitativos, não se verificaram diferenças apreciáveis entre modalidades. No entanto, em termos quantitativos, a modalidade T2 apresentou menor produção de azeite, o equivalente a 1,16 t/ha (1% menor que a T1), e a T3 apresentou os melhores resultados (1,9 t/ha), o que representa um aumento na ordem dos 65% face à modalidade da empresa. Concluiu-se assim, que a terceira modalidade (T3), uma vez que os parâmetros qualitativos analisados não apresentaram diferenças significativas, foi a que demonstrou melhores desempenhos, conferindo a melhor produção e a melhor eficiência do uso da água.
- Absorção de água pelas folhas de sobreiro (Quercus suber L.)Publication . Abreu, Vasco de Albuquerque Mota Mendes de; Vale, Raquel LoboA absorção de água pelas folhas (Foliar Water Uptake, FWU) é um fenómeno que ocorre em diferentes espécies de plantas de diversos ecossistemas e pode ser um complemento à água absorvida pelas raízes, com a capacidade de melhorar o estado hídrico das plantas. Quanto aos ecossistemas Mediterrânicos, pouco se sabe sobre a FWU. No entanto, com o aumento da aridez previsto em consequência das alterações climáticas, a FWU poderá assumir uma importância cada vez maior no funcionamento e resiliência destes ecossistemas e, em particular dos montados, onde se tem vindo a observar um aumento da mortalidade e perda de vitalidade do sobreiro (Quercus suber). Além disso, a FWU será especialmente relevante em eventos de pequena precipitação, formação de orvalho e nevoeiro. Neste estudo, pretendeu-se avaliar a ocorrência da FWU em sobreiro, qual a sua contribuição para o estado hídrico das árvores e se será maior em locais mais secos. Para tal, estabeleceu-se um ensaio em condições controladas com plantas de sobreiro de duas proveniências (Companhia das Lezírias e Vila Viçosa), as quais foram submetidas a diferentes disponibilidades hídricas: bem regadas (W), seca (D, regadas a cada duas semana) e pulverizadas (S, rega do D + pulverizadas 3 x semana). Mediu-se periodicamente o potencial hídrico de madrugada e ao meio-dia e determinou-se a FWU. O crescimento e a mortalidade foram avaliados no final do ensaio. A FWU ocorreu em 76% das folhas amostradas (n=450), que conduziram à entrada de água de 0,66 ± 0,02 mg cm-2 de folha (média ± erro padrão), com o consequente ganho de 5,4 ± 0,2% do teor relativo em água e uma melhoria do estado hídrico de 0,44 ± 0,02 MPa. Não foram observadas diferenças entre proveniências na FWU. A pulverização teve um efeito benéfico nas plantas, atrasando a progressão do stresse hídrico, que se refletiu em maior sobrevivência.
- Acompanhamento da instalação de um sistema de rega localizada num amendoalPublication . Louro, Manuel Maria Brito de Lima Sousa; Alves, Isabel Maria Cerqueira Lopes; Tavares, António MiguelEste trabalho contempla uma descrição completa de um projecto de rega gota-a-gota desenvolvido durante um estágio realizado na empresa Sysmart Water & Energy Systems para uma área total de 162,6 hectares de amendoal na região do Ladoeiro, em Idanha-a- Nova, tendo como base várias dimensões climáticas, agronómicas e hidráulicas. O crescimento do regime de regadio e gota-a-gota conduz proporcionalmente ao aumento das necessidades de apoio e aconselhamento antes, durante e após a instalação de um pomar. Ao longo do acompanhamento do projecto de rega deste amendoal do grupo AWA 3 Agro Water Almonds, entre Fevereiro 2021 e Outubro de 2023, estão descritas as etapas, os diversos trabalhos, levantamentos de necessidades, pressupostos, fotografias, análises críticas e conclusões que se consideraram relevantes agrupar e interligar no presente relatório em conjunto com a AWA 3 Agro Water Almonds, Sysmart Water & Energy Systems e AgroAnalítica. O trabalho guiou-se pela vontade de atender às necessidades reais da cultura do amendoal, de forma integrada com os desejos do cliente, todas as partes envolvidas no projecto, instalação e o anseio de alcançar uma agricultura mais tecnológica, sustentável e productiva. Como conclusões destacou-se a importância de conciliar o trabalho agronómico e hidráulico para a elaboração do projecto, bem como as tomada de decisões sempre técnicas ao invés de financeiras na maioria das situações. Os métodos de trabalho na fase de pré-projecto bem como o dimensionamento hidráulico feito em IrriCAD geraram uma poupança significativa de recursos e custos, que se deve também ao facto de o cliente ter recorrido a um projectista independente, neste caso a empresa Sysmart Water & Energy Systems. Por fim, outra grande vantagem para o cliente foi a reduzida taxa de perda de árvores, cerca de 3%, que se afigura já como um dos primeiros indicadores de sucesso do projecto de rega e do acompanhamento agronómico.