Browsing by Issue Date, starting with "2022-09-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- State transformations through public, multilevel, and territorial governance in European Union: Towards a metagovernance paradigmPublication . Dias, Ricardo C.; Seixas, Paulo C.; Lobner, NadineThis article discusses “public,” “multi-level,” and “territorial” governance, highlighting the reformulation of the state based on a double dynamic, vertical and horizontal, of displacement of state power in the European Union. We propose that public governance opened up to the ambivalence between “multi-level” and “territorial” governance. This ambivalence is evident in the practical challenges within European governance in the making. According to these challenges, Europeanization raises two priorities: subnational structures that enable the state to get closer to the territory and the people, and beyond borders networks between states, institutions, and people(s). This possibility of effectively involving new actors (at all levels) in the political process of the construction of European regions requires a multi-spatial metagovernance approach.
- Um sonho dentro de um sonho: memória e história a partir do cinema de Luis BuñuelPublication . Cachada, Carolina Gusmão de Araujo; Matos, Sérgio Campos; Morais, Ana BelaLuis Buñuel foi um realizador particularmente interessado pela construção de narrativas cinematográficas que jogaram com os limites entre o onírico e o real, em um fluxo que aludiu por vezes aos sonhos, por outras, à memória, construindo-o por meio de interrupções, esquecimentos, lembranças e repetições. Se por um lado, a linguagem do realizador permite a reflexão quanto aos limites entre as memórias pessoais e coletivas e a história (pois o cineasta apropriou-se algumas vezes de fatos históricos ou da memória coletiva para demonstrar seus posicionamentos críticos); por outro lado, ele produziu filmes entre a década de 30 e 70 do século passado (XX), em três diferentes países: França, Espanha e México, sempre crítico à sua contemporaneidade, retratando momentos da memória coletiva de então, que, nos dias de hoje, configuram-se como episódios históricos (ou passados). Dessa maneira, esse trabalho se propõe a duas coisas: a pensar de que maneira a história se insere na filmografia de Buñuel, a partir da análise de uma seleção de seus filmes que possibilita a reflexão sobre as fronteiras entre passado e presente; e examinar de que forma essas obras permitem a análise sobre os limites entre inconsciente e consciente na estruturação de sentido temporal. Para tal, o cinema será levado em conta enquanto agente, testemunha e meio de compreensão de um tempo passado, que, por sua vez, está sempre presente, seja por meio da memória e da história ou por meio da linguagem e da experiência acumulada.
- Ideação suicida em médicos veterinários em Portugal, um projeto de estudoPublication . Magalhães, Sara Fernandes de; Rosa, Ilda Maria Neto GomesO suicídio é a maior causa de morte entre os jovens adultos (20 a 30 anos), sendo que estudos realizados na população de Médicos Veterinários (MV) apontam um maior risco destes quer para esta problemática, quer para doenças mentais. A ideação suicida é um precedente do ato suicida, assim a determinação desta, embora não seja um método exato de determinação do risco de suicídio, é um fator predisponente para que este ocorra, indicando que o individuo que apresenta ideação suicida se entra em risco de o cometer. Vários são os estudos realizados noutros países concluíram que o risco de suicido em MV varia, consoante o estudo e país em que é realizado de 2.1 a 12 vezes superior ao da população em geral. Estudos semelhantes não podem ser realizados em Portugal dada a escassez de dados estatísticos e às falhas na categorização da profissão, uma vez que os MV tanto podem ser classificados como trabalhadores de saúde, tratadores de animais; profissionais qualificados da produção animal. Dada esta impossibilidade, a avaliação da presença de ideação suicida pode ser um bom indicador para avaliar se à semelhança de outros países os MV em Portugal também se encontram em maior risco de incidência de ideação suicida, uma vez que já foi relatada que esta pode ser 5.5 vezes superior à da população em geral. A incidência de outras patologias mentais tais como, depressão maior, burnout, ansiedade, fadiga de compaixão, que são também fatores de risco para o suicídio foram também apontadas como sendo particularmente altas nesta área. A presença de ideação suicida seria identificada através da aplicação do Questionário de ideação suicida (QIS), assim como um questionário sociodemográfico. A avaliação dos fatores de riscos ou protetores da presença de ideação suicida podem ser avaliados através de entrevista guiadas ou através de questionários aplicados à posteriori. Assim o objetivo é a criação de uma ferramenta que permita detetar se em Portugal os MV são afetados pela presença de ideação suicida, quais os fatores de risco próprios desta população e quais as medidas preventivas que podem ser tomadas para diminuir a incidência da ideação suicida, se se determinar que à semelhança dos colegas de outros países esta é uma realidade que também afeta os MV em Portugal
- Consumo de produtos de saúde e bem-estar em Portugal Continental: uma análise espacialPublication . Dias, Mariana dos Santos; Marques da Costa, Nuno; Duarte-Ramos, FilipaOs Produtos de Saúde e Bem-Estar (PSBE) fazem parte de um conjunto de produtos do mercado farmacêutico cuja oferta e procura tem vindo a aumentar de ano para ano, não só pela integração de medidas promotoras de estilos de vida mais saudáveis através do Plano Nacional de Saúde, mas também pela adoção de novos hábitos, como a promoção da atividade física, cuidados alimentares e a introdução no dia-a-dia destes produtos de bem-estar. O consumo de PSBE adquiridos através do canal farmácia é aferível através de bases de dados das vendas em farmácias no território nacional e, quando aliados a uma abordagem geográfica, é possível realizar estudos de mercado de modo a promover um serviço mais direcionado às necessidades dos clientes. É neste contexto que os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e as técnicas de análise espacial se constituem como ferramentas e métodos que mostram uma grande aplicabilidade em estudos de análise de mercado, ao conjugar vários tipos e fontes de dados com os dados sobre as vendas de PSBE. O presente relatório surge da proposta de estágio conjunto entre a Health Market Research (HMR) e o Instituto de Geografia e Ordenamento do Território e a Faculdade de Farmácia, da Universidade de Lisboa. Este estágio teve como principal objetivo desenvolver uma classificação taxonómica de Portugal Continental, por regiões HMR, de acordo com o consumo de PSBE e a distribuição das variáveis explicativas. Com recurso a métodos estatísticos e de análise espacial, mais especificamente, Regressão Linear Múltipla, Regressão Geográfica Ponderada e Análise de Clusters, os resultados do estudo que dão corpo a este relatório confirmaram alguns resultados obtidos em estudos anteriores ao aferir que, apesar das variáveis explanatórias do consumo de PSBE variarem consoante os tipos de produtos estudados (Produtos de Autocuidado, Produtos de Cuidado do Paciente e Suplementos), os fatores relacionados com a população empregada são os mais significativos ao contribuírem de forma positiva para o aumento do consumo dos três grupos de produtos. Além disso, a importância da proximidade geográfica, medida a partir da distância entre regiões, revelou um contributo para o aumento da significância dos modelos, sendo uma propriedade geográfica com capacidade explicativa da distribuição do consumo de PSBE. Com o presente estudo, também foi possível confirmar a assimetria espacial entre o litoral e o interior do país e entre o norte e o sul, verificando-se maiores valores de unidades vendidas em regiões do litoral comparativamente às regiões do interior do país.
