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- Consoantes (não) soantes em final de palavra: dados da escrita de crianças portuguesasPublication . Costa, Teresa; Rodrigues, Celeste; Freitas, Maria JoãoEste artigo analisa a escrita dos segmentos consonânticos em final de palavra em textos do 2.º ano de escolaridade, escritos por crianças falantes do português europeu. Ter-se-á em consideração a natureza das consoantes em final de sílaba, em geral, nos processos de aquisição da língua e da escrita, pretendendo-se perceber se os três segmentos fonológicos emergentes no contexto em foco apresentam resultados idênticos na frequência e na tipologia de formas não convencionais (FNCs). Os dados mostram uma taxa de FNCs semelhante na escrita das três consoantes, mas uma diferença nos tipos de FNCs registados: as soantes motivam mais FNCs por inserção vocálica, com impacto no processamento da estrutura silábica, enquanto as fricativas geram sobretudo FNCs de natureza ortográfica e omissões. Os dados de escrita analisados revelam a tendência registada na aquisição de consoantes em final de sílaba por crianças portuguesas, observando-se um processamento distinto de soantes e de não soantes.
- A escrita de /s/ e /z/ em português: dados de crianças do segundo ano de escolaridadePublication . Gomes, Jéssica; Rodrigues, CelesteEm português europeu, existem três sistemas de sibilantes: /s z s z/, /s z/ e /s z/. Neste artigo, analisa-se a escrita de crianças com desenvolvimento típico do segundo ano de Lisboa, Bragança, Canas de Senhorim e Mondim de Basto, que evidencia a existência de diferenças consideráveis no conhecimento fonológico das crianças observadas. Os resultados obtidos revelam uma taxa de sucesso decrescente na escrita das crianças: Mondim de Basto >> Bragança >> Canas de Senhorim >> Lisboa, como reflexo da menor opacidade da ortografia do português para as crianças do Norte. Canas de Senhorim, na zona de confluência dos dialetos setentrionais e centro-meridionais, apresenta valores intermédios face às restantes localidades na escrita dos segmentos sibilantes. Para além de ser necessário para ajustar o ensino em cada região, o estudo da escrita de diversas regiões dialetais traz contributos relevantes para o estudo (socio)linguístico do português.
- Neuropotenciação e identidade pessoal. Dilemas neuroéticosPublication . Fernandes, Sara Margarida de Matos Roma; Correia, Carlos João Tavares Nunes; Caldas, Alexandre Lemos de CastroNa presente dissertação reflecte-se sobre os principais dilemas neuroéticos suscitados pela neuropotenciação. Primeiro define-se o conceito e, na Parte I, explicita- se o debate acerca do problema da identidade para avaliar o impacto antropológico desta manipulação cerebral. Argumenta-se contra a abordagem anglo-saxónica por ignorar as pessoas reais, por se perder em casos embaraçantes e, finalmente, por procurar um critério objectivo e impessoal. Depois, defende-se a filosofia hermenêutica da identidade de Ricoeur, preocupada com a vida e o ser humano, tal como os conhecemos. Recorrendo à ficção narrativa, sustenta-se que a obra de V.Woolf influenciou a posição ricoeuriana, embora este formule uma concepção mais lata de praxis, englobando a estética, mas fundada eticamente e estendendo-se à política. À luz desta concepção de identidade analisam-se os dilemas neuroéticos na Parte II, pois trata-se sempre de saber se a neuropotenciação poderá ser um cenário viável na autoconstrução e no autoconhecimento. Tomando, como referência, o ‘Prozac’, repensa-se o problema da identidade, avaliando-se o neuroreducionismo. Defende-se que a neuropotenciação não afecta a identidade, porque altera a personalidade, mas não o sentido de si. Adoptando-se a teoria da justiça de Rawls, argumenta-se contra algumas críticas e defende-se que a neuropotenciação é justa nos adultos, mas não em crianças. Esta reflexão neuroética centra-se na neuropotenciação cognitiva, mas a tese defendida estende-se aos domínios do humor e da moral, se respeitados os princípios rawlsianos. Posteriormente, recorrendo a Aristóteles, C.Taylor e Eliade sustenta-se que a alienação ameaça o ideal de vida boa na neuropotenciação do humor e que nenhuma neuropotenciação é suficiente para ter uma vida boa. Critica-se ainda a neuropotenciação moral por anular o agente, comprometendo os ideais democráticos. Finalmente, analisam-se casos saudáveis e patológicos de raciocínio moral, defende-se que o conhecimento neuroético actual não justifica a crença no determinismo, apontando antes para um esclarecimento progressivo do comportamento livre.
- The use of cytologic samples as a method of evaluation of the health status of bottlenose dolphins (Tursiops truncatus) under human carePublication . Costa, Rita Isabel Rosa; Almeida, Virgílio da Silva; Maggi, Flavio (Tutor)females, from Zoomarine of Rome, in Italy. The results obtained for epithelial cells, inflammatory cells and gastric pH, were within reference values for the species, in all gastric and blowhole samples. Epithelial cells are used as indicators of concentration of the biological sample in question and, also to assess the importance of other findings. Squamous epithelial cells were observed, which appeared normal in morphology. Leukocytes are indicative of inflammation; however, their presence does not automatically mean there is an ongoing disease process. These cells are a normal finding in a cytology sample and can be measured in relation to the number of epithelial cells and/or through reference values for the species. Since the mean values for leukocytes were within reference values, there was no evidence of inflammation in any of the gastric and blowhole biological samples. Other interesting findings were the presence of bacteria, protozoa in several gastric and blowhole samples, although their significance should be evaluated along with cellular evidence of inflammation. Another important finding was the presence of hyphae in blowhole samples, in one adult dolphin with a history of chronic aspergillosis. Overall, this study highlighted the good health status of the group of bottlenose dolphins of Zoomarine Roma. Cytology examination remains an essential tool for veterinarians practicing preventive medicine in a zoological context and should be used whenever possible.
- Dados de escrita de crianças de escolas portuguesas: vogais não acentuadasPublication . Rodrigues, Celeste; Lourenço-Gomes, Maria do CarmoEste artigo analisa dados longitudinais de escrita de vogais não acentuadas do português europeu, produzidos por crianças no 2º e 4º anos do Ensino Básico. Os dados foram extraídos do corpus EFFE-On, uma base de dados eletrónica de escrita e fala de crianças portuguesas nos anos iniciais de escolaridade. Os resultados mostram frequências distintas de formas ortográficas não convencionais para as vogais nas diversas posições da palavra, relacionadas com os processos de neutralização e de semivocalização. O desempenho observado na amostra é justificável, tendo em consideração o sistema fonológico e as suas manifestações fonéticas, em interligação com a grafia da língua e, ainda, com a prática docente.
- A Exposição 'Os Primitivos Portugueses' de 1940Publication . Di Nunzio, Cinthia Candeias; Alves, Alice NogueiraThe realization of an exhibition about the paintings of the Portuguese Primitives had been desired since the end of the 19th century and the beginning of the 20th century, when several critics and scholars aroused interest in this issue, promoting its study and understanding. This development in studies of primitives was mainly reflected in the safeguarding and restoration of their works. For that reason, a series of restoration campaigns began, as well as the foundation of the Comissão da Beneficiação de Pintura dos séculos XV e XVI, which, together with the new decoding of the Portuguese primitives, would result in the presentation and grouping of paintings from all over the country. A historical contextualization of this issue shows that everything culminated in 1940 when the exhibition was inaugurated, which exhibited more than 300 sixteenth-century tablets at the National Museum of Ancient Art, on the Double Centenary Celebrations. Of all the art exhibitions held that year, this one became the most notable and prestigious, resulting in a series of publications, articles and monographs on the subject of the Portuguese primitives, resurrecting the interest in this issue and the need for decoding and understanding of this glorious era in Portuguese history. This dissertation intends to study and understand in more detail the entire exhibition planning process, from the initial idea to its inauguration, including the various entities and institutions that supported and collaborated for its conception. In addition to this analysis, a photographic appendix was also produced, based on the Exhibition Guide-Catalogue, in order to improve the understanding of the pieces that were exhibited, comparing the photographs taken for the 1940 Guide-Catalogue with the most recent photographs of the pieces and supplemented with pertinent information about the restoration of some of the paintings