Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-20"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Análise espacial das doenças transmitidas por mosquitos na Europa: uma scoping reviewPublication . Moutinho, Sandra; Rocha, Jorge; Gomes, Alberto; Ribeiro, Ana IsabelAtualmente, a incidência de doenças infeciosas transmitidas por mosquitos tem vindo a aumentar devido entre outros fatores, às alterações climáticas, à degradação ambiental e ao aumento da mobilidade humana (INSA, 2019). Alguns desses fatores explicam o aparecimento dos vetores transmissores e de doenças transmitidas por mosquitos em novas regiões, nomeadamente em áreas do hemisfério norte, e o aumento da incidência em áreas endémicas (INSA, 2019). As ferramentas de análise espacial dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) são cada vez mais utilizadas na vigilância e investigação epidemiológica. Apesar do reconhecimento da extrema importância do fator espaço e dos determinantes ambientais, a modelação espacial, apenas recentemente é tida como uma ferramenta fundamental para o estudo das doenças transmitidas por mosquitos (Malone, Bergquist, Martins, & Luvall, 2019). O objetivo desta scoping review é identificar e descrever as abordagens metodológicas utilizadas nos artigos científicos publicados sobre a distribuição espacial das doenças transmitidas por mosquitos, e sobre a influência de determinantes geográficos e ambientais nessa mesma distribuição. Esta revisão centra-se em estudos focados no continente europeu porque é um território de características completamente diferentes dos países africanos, sul-americanos e asiáticos (onde estes surtos são mais frequentes) e onde se assiste à (re)introdução de mosquitos vetores afetando assim a dinâmica de transmissão de uma ampla gama de doenças. Esta revisão segue a estrutura metodológica proposta por Arksey e O'Malley (Arksey & O'Malley, 2005): (1) identificar a questão de investigação e (2) os estudos relevantes, (3) selecionar os estudos de acordo com os critérios de inclusão, (4) mapear e interpretar dados e (5) resumir e apresentar os resultados. Os estudos relevantes foram extraídos da PubMed, Scopus e Web of Science usando uma expressão de pesquisa que contém palavras relacionadas com os desfechos de saúde e vetores (ex. Dengue, Malária, Zika), os métodos (ex. SIG, estatística espacial) e o território em estudo (Europa). A seleção dos artigos, inicialmente, foi efetuada com base no título e resumo, e depois pela análise completa do texto. Foi realizada por dois autores e as divergências foram resolvidas por um terceiro. Os resultados serão apresentados de acordo com o PRISMA-ScR e agrupados em função das seguintes categorias: características gerais, temas, escala de análise, determinantes estudados, fontes de dados, e métodos de análise espacial usados. Esta revisão fornece um resumo detalhado das metodologias aplicadas no estudo da variação espacial de doenças transmitidas por mosquitos, e sobre a influência dos fatores ecológicos da sua distribuição na Europa.
- Modelação da potencial distribuição de mosquitos vetores da dengue em Portugal Continental: modelos climáticos atuais e futurosPublication . Santos, José Maurício; Capinha, César; Rocha, JorgeA crescente globalização no transporte de pessoas e bens tem possibilitado uma dispersão súbita de espécies vetores de doenças que durante séculos se mantiveram circunscritas a determinadas regiões. Exemplo disso são os mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, os principais vetores de doenças como a dengue e febre amarela, que atualmente apresentam uma ampla distribuição geográfica por todos os continentes. Num contexto de eminente estabelecimento e expansão destes importantes vetores de doenças em Portugal, é fundamental possuir ferramentas que permitam antecipar a propagação espacial de surtos de infeções, com vista à identificação das melhores estratégias de contenção. Modelos espaciais que contemplem a dinâmico espácio-temporal do mosquito de acordo com condições bioclimáticas do território são particularmente úteis para este fim. Como tal, o objetivo do presente trabalho consiste em modelar e identificar a potencial distribuição espacial destes mosquitos em Portugal continental no contexto climático atual e em cenários climáticos futuros. Com recurso a modelos estatísticos e modelos em aprendizagem automática, iremos analisar relações entre dados de condições ambientais determinantes na distribuição destas espécies e registos das suas ocorrências. A partir das relações obtidas iremos projetar a potencial distribuição destes vetorial em Portugal continental a fim de produzir cartografia de adequabilidade ao seu estabelecimento. Os resultados obtidos com o desenvolvimento deste trabalho apresentam diversas potencialidades, sendo no presente contexto a avaliação de risco de infeção do vetor, através de processos de análise espacial, uma das aplicações mais úteis.
- A importância do espaço urbano para o sentimento: análise baseada em redes sociaisPublication . Betco, Iuria; Encalada, Luis; Rocha, JorgeRecentemente, tem-se verificado um despertar do interesse pela importância da qualidade do espaço no suporte à vida saudável (estilo de vida saudável) em áreas urbanas. As ligações entre o espaço e a saúde foram reconhecidas ao longo da história, tendo sido uma das forças motrizes do movimento dos parques urbanos no século XIX na Europa e na América do Norte. No entanto, muitos dos mecanismos por detrás dessas ligações eram mal compreendidos ou careciam de evidências científicas rigorosas. Atualmente, as novas técnicas de análise espacial permitem estudar estes mecanismos com rigor, ajudando a satisfazer os padrões científicos exigidos e viabilizar tomadas de decisão mais informadas, nomeadamente ao nível do planeamento urbano. O presente trabalho tem como enfoque a análise de sentimento em ambiente urbano, tendo em vista a complexidade dos problemas e as estratégias necessárias para ampliar o desenvolvimento das potencialidades locais da cidade de Lisboa. A análise do sentimento com recurso às redes sociais permitirá identificar os locais mais críticos, em que o mal-estar prevalece. Para a sua identificação foi considerado um conjunto de variáveis que caracteriza a morfologia da cidade de Lisboa: altura dos edifícios, uso e ocupação do solo, estruturas verdes e azuis, sombras, níveis de ruído, etc. De modo a identificar quais as variáveis que mais pesam no bem-estar foram utilizados os Generalized Linear Models (GLM), onde a variável dependente traduz o sentimento, e o conjunto de variáveis independentes estão relacionadas com as características da cidade que, após avaliação estatística, se irão considerar mais pertinentes. A predição de um valor de sentimento para toda a cidade foi feita usando métodos de machine learning como o Random Forests (RF).
- The Nutritional Content of Rescued Food Conveyed by a Food Aid OrganizationPublication . Nogueira, Anne; Alves, Fátima; Vaz Fernandes, PaulaBackground: The number of food-insecure families in the European Union has increased, resulting in an increasing number of households depending on food assistance programs. The aim in this study was to evaluate the nutrient content of food rescued by a food aid organization that rescues and redistributes fresh or freshly cooked food to low-income households. Methods: To determine the nutritional content of food hampers provided by our case study organization, we weighed all items of food hampers in three weighing rounds over a period of four months. The Food Insecurity Experience Scale (FIES) was applied to measure households’ food insecurity. Results: Our results show that, at our case study food aid organization, food donations substantially contribute to energy, macro, and micronutrient dietary recommendation intake (DRI). Conclusions: When evaluating how these nutrients contribute to alleviating food insecurity of the beneficiary households, we found that the perception of food insecurity is independent of the amount of nutrients served. To the best of our knowledge, this is the first study measuring the nutritional content of fresh or freshly cooked rescued food conveyed by a food aid organization.
- Modelação do padrão espaciotemporal do COVID-19 em Portugal Continental: uma ferramenta de apoio à decisãoPublication . Silva, Melissa; Rocha, JorgeApesar de ter sido desenvolvida uma vacina para o COVID-19, esta apenas diminui o risco de contágio, e não garante que o indivíduo vacinado não venha a contrair a doença. Assim, uma vez que o processo de vacinação é moroso, é fundamental a identificação dos fatores que mais contribuem para a evolução espaciotemporal da prevalência do COVID-19. Este tipo de análise pode auxiliar a definição de estratégias preventivas para tomada de decisão, prevendo os principais fatores que influenciam os padrões espaciotemporais de uma epidemia. Os sistemas de apoio à decisão espacial têm se tornado cada vez mais importantes na gestão de risco na área da saúde. Efetivamente, atualmente tornou-se evidente a falta de um sistema computacional que permita aos decisores aproveitar os dados disponíveis para resolver problemas espaciais através de uma interface dinâmica e integrada que permita organizar, analisar e visualizar os dados. Este sistema facilitará a deteção de locais de alto risco de ocorrência da COVID-19, a otimização de instalações médicas, a cenarização da propagação de surtos e melhorar as tomadas de decisão em saúde pública. Este trabalho identifica os padrões geográficos da dispersão da COVID-19 relacionando a evolução espaciotemporal da prevalência da doença com fatores de vizinhança. Usando o teste de tendência de Mann Kendall são analisados os dados recolhidos ao longo do tempo para identificar tendências consistentemente crescentes ou decrescentes (monotónicas) nos casos de COVID-19. Este teste é não paramétrico, o que significa que funciona para todas as distribuições (i.e., não têm que atender à suposição de normalidade), Foram assim identificados os padrões espaciotemporais de propagação.