Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-13"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Working paper: Quality of the European News EcologyPublication . Salgado, SusanaWorking paper on the Quality of the European News Ecology.
- A indústria hoteleira em mudanças: estratégias no caso da cidade de LisboaPublication . Godoi, Vitória Dinelli Polito; Henriques, Paulo LopesPretende-se com este trabalho de investigação compreender quais as estratégias e as medidas desenvolvidas pelos gestores hoteleiros em resposta à situação pandémica, como também em que medida melhoraram a sua resiliência individual e organizacional face a situações desta natureza. Procurou-se entender se a utilização de uma ferramenta de gestão de mudança por parte destas empresas poderia ser uma mais valia para a gestão, análise e implementação das mudanças necessárias. Para obter conteúdo relevante para a revisão de literatura, foi realizada uma pesquisa extensa de assuntos relacionados com a situação pandémica, a indústria hoteleira, os impactos sentidos pelas organizações hoteleiras e as reações adotadas face à mudança sem precedentes sentida no início de 2020, como também uma pesquisa mais detalhada sobre a teoria da gestão da mudança. A amostra deste estudo contou com seis entrevistas semiestruturadas a diretores gerais ou comerciais de unidades hoteleiras de cinco estrelas localizadas na Área Metropolitana de Lisboa. O estudo empírico foi realizado através de entrevistas e de questionários de resposta fechada. Os dados obtidos através destas entrevistas foram analisados e posteriormente fundamentados com a literatura existente. Este estudo permitiu concluir que a área de gestão da mudança é capaz de auxiliar as organizações hoteleiras a concretizarem mais eficientemente as mudanças necessárias consoante as suas necessidades, principalmente ao procurarem mitigar a resistência à mudança por parte dos colaboradores. No entanto, observou-se a necessidade de existir um aprofundamento no conhecimento de ferramentas capazes de responder às necessidades das organizações quando estas combatem mudanças inesperadas e de calibre de impacto mundial.
- Doenças fúngicas sistémicas em gatos : estudo de casosPublication . Silva, Maria Eduarda Vilela da; Pomba, Maria Constança Matias Ferreira; Fonseca, Maria João Dinis da, (Tutora)RESUMO - Nas últimas décadas, ocorreu um número crescente de doenças fúngicas em animais com etiologia constituída por fungos oportunistas e patogénicos. As infeções micóticas podem ser classificadas, quanto ao local da lesão, em cutâneas, subcutâneas e sistémicas. Nas infeções sistémicas, os agentes patogénicos fúngicos entram no hospedeiro através de uma única via e disseminam-se para afetar vários sistemas do organismo. Nos gatos, as micoses sistémicas são raras, porém são causa de morbidade e mortalidade significativas. O objetivo deste estudo foi realizar a descrição das principais doenças fúngicas sistémicas em gatos (criptococose, histoplasmose, blastomicose, coccidioidomicose e esporotricose) e comparar a bibliografia com casos observados no Grupo Hospital do Gato. São apresentados dois casos de gatos com diagnóstico de doença fúngica sistémica através de exame físico, serológico, citológico, histopatológico, imagiológico e/ou molecular. Além de um caso de criptococose felina, é apresentado um caso de histoplasmose felina importado do Brasil, sendo esta a primeira descrição da doença em Portugal, visto que, durante a realização desta dissertação não foram encontrados relatos de histoplasmose felina neste país. Foi possível confirmar com esse estudo, que embora as doenças fúngicas sistémicas sejam consideradas raras em gatos, sua ocorrência não deve ser esquecida numa lista de diagnósticos diferenciais em casos de sinais clínicos com doença respiratória e/ou alterações cutâneas, principalmente em pacientes que sejam oriundos de outros países, que tenham historial de viagens. O diagnóstico das doenças pode ser difícil pois os sinais clínicos podem ser inespecíficos e confundidos com patologias mais frequentemente observadas na rotina clínica, além disso o diagnóstico pode depender da realização de múltiplos métodos analíticos, podendo implicar em altos custos monetários ao tutor, o que pode ser um fator limitante.