Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-22"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção com Famílias e Estratégias de Empoderamento: Programa de Prevenção de Tensões e Conflitos FamiliaresPublication . Nascimento, Mirelle Martins do; Núncio, Maria José da SilveiraOs conflitos no seio da família têm resultado em diversas consequências, tanto para seus membros como para a comunidade geral, como por exemplo, as implicações no desenvolvimento das relações familiares que, consequentemente, aumentam os desafios bloqueando os membros de enfrentar situações externas ao sistema e limitam suas capacidades. Quando o conflito resulta em rutura conjugal coloca todo o sistema em situação de vulnerabilidade, em casos extremos, leva a violência. Dado a urgência em criar respostas direcionada a minimizar a vulnerabilidade familiar e social, apoiamos na premissa da família como pilar da sociedade e nas suas relações sustentáveis como um contributo a produtividade e sucesso da nação, desenvolvemos esse projeto ancorado na vertente preventiva da política social, com o intuito de prevenir tensões e conflitos familiares e reduzir suas vulnerabilidades. Nesse sentido, elaboramos o projeto a partir do estágio realizado na Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Albufeira (DAS-CMA), onde implementamos uma intervenção através da mediação transformativa dirigidas aos moradores da habitação social do concelho, com o objetivo de prevenir conflitos, mudar os hábitos de vida e reduzir as situações de vulnerabilidade. Foram dinamizadas sessões de sensibilização para empoderar, dar formas sustentáveis de relação e informações de qualidade sobre as funções do sistema familiar. Igualmente transmitimos a estratégia num workshop com os técnicos como medida de qualificação dos serviços.
- Wolbachia and host intrinsic reproductive barriers contribute additively to postmating isolation in spider mitesPublication . Cruz, Miguel; Magalhaes, S; Sucena, Élio; Zélé, FloreWolbachia are maternally-inherited bacteria that induce cytoplasmic incompatibility in many arthropod species. However, the ubiquity of this isolation mechanism for host speciation processes remains elusive, as only few studies have examined Wolbachia-induced incompatibilities when host populations are not genetically compatible. Here, we used three populations of two genetically differentiated colour forms of the haplodiploid spider mite Tetranychus urticae to dissect the interaction between Wolbachia-induced and host-associated incompatibilities, and their relative contribution to postmating isolation. We found that these two sources of incompatibility act through different mechanisms in an additive fashion. Host-associated incompatibility contributes 1.5 times more than Wolbachia-induced incompatibility in reducing hybrid production, the former through an overproduction of haploid sons at the expense of diploid daughters (ca. 75% decrease) and the latter by increasing the embryonic mortality of daughters (by ca. 49%). Furthermore, regardless of cross direction, we observed near-complete F1 hybrid sterility and complete F2 hybrid breakdown between populations of the two forms, but Wolbachia did not contribute to this outcome. We thus show mechanistic independence and an additive nature of host-intrinsic and Wolbachia-induced sources of isolation. Wolbachia may contribute to reproductive isolation in this system, thereby potentially affecting host differentiation and distribution in the field.
- Molecular epidemiology, virulence traits and antimicrobial resistance signatures of Aeromonas spp. in the critically endangered iberochondrostoma iusitanicum follow geographical and seasonal patternsPublication . Grilo, Miguel; Isidoro, Sara; Chambel, Lélia; Marques, Carolina S.; Marques, Tiago A.; Sousa-Santos, C.; Robalo, Joana; Oliveira, ManuelaDespite the fact that freshwater fish populations are experiencing severe declines worldwide, our knowledge on the interaction between endangered populations and pathogenic agents remains scarce. In this study, we investigated the prevalence and structure of Aeromonas communities isolated from the critically endangered Iberochondrostoma lusitanicum, a model species for threatened Iberian leuciscids, as well as health parameters in this species. Additionally, we evaluated the virulence profiles, antimicrobial resistance signatures and genomic relationships of the Aeromonas isolates. Lesion prevalence, extension and body condition were deeply affected by location and seasonality, with poorer performances in the dry season. Aeromonas composition shifted among seasons and was also different across river streams. The pathogenic potential of the isolates significantly increased during the dry season. Additionally, isolates displaying clinically relevant antimicrobial resistance phenotypes (carbapenem and fluroquinolone resistance) were detected. As it inhabits intermittent rivers, often reduced to disconnected pools during the summer, the dry season is a critical period for I. lusitanicum, with lower general health status and a higher potential of infection by Aeromonas spp. Habitat quality seems a determining factor on the sustainable development of this fish species. Also, these individuals act as reservoirs of important antimicrobial resistant bacteria with potential implications for public health.
- Os recursos hídricos e marítimos na Geografia escolar: potencialidades, constrangimentos e formas de gestãoPublication . Sousa, Miguel Alexandre Rosado de; Cachinho, Herculano Alberto Pinto; Reis, Eusébio Joaquim Marques dosO relatório descreve a sequência didática de atividades planificadas no âmbito da prática letiva supervisionada, enquadrada na Unidade Curricular de Iniciação à Prática Profissional III do programa de formação do curso de Mestrado em Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Desta forma, este relatório incide sobre o trabalho realizado na disciplina de Geografia A, numa turma do 10º ano da Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, trabalho esse condicionado pela pandemia associada à COVID-19. Inserida na temática Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades, a prática letiva foi concebida combinando metodologias de ensinoaprendizagem próprias das escolas transmissiva e construtivista, que teve como principal objetivo a resposta às questões: Que problemas afetam os recursos hídricos e marítimos? Que medidas existem para a gestão sustentável destes recursos, tendo em vista uma melhoria da qualidade de vida da população? Com esta sequência didática, pretende-se que os alunos identifiquem e reflitam sobre os problemas inerentes à qualidade e à quantidade de água para consumo humano, bem como sobre as repercussões da escassez dos recursos piscícolas na economia portuguesa e as medidas que podem ser colocadas em prática para colmatar estes e outros constrangimentos relacionados com os recursos hídricos e marítimos. Nesta intervenção letiva, os mapas conceptuais são utilizados para que os alunos compreendam e estruturem a informação que lhes é transmitida, hierarquizando conceitos. Estes são: Água Subterrânea, Água Superficial, Albufeira, Aquífero, Barragem, Caudal, Efluente, Eutrofização, Plano de Ordenamento das Albufeiras, Plano de Ordenamento das Bacias Hidrográficas, Precipitação Atmosférica, Recurso Hídrico, Salinização, Aquicultura, Energia das Marés, Energia Eólica, Maré Negra, Plano de Ordenamento da Orla Costeira, Plataforma Continental, Praia, Tipos de Pesca, Upwelling, Zona Contígua e Zona Económica Exclusiva. A sequência didática culmina com a resolução de um teste sumativo, tendo também em conta o que se aprendeu na visita de estudo. A análise realizada sobre a lecionação das aulas síncrona e assíncronas assentou essencialmente em aspetos descritivos e qualitativos. A informação recolhida permite comprovar que a participação/motivação dos alunos nas sessões online era menor que a existente nas sessões presenciais. No entanto, os discentes que já demonstravam ter bastante interesse continuaram a ter no regime à distância, enquanto os alunos que demonstravam desinteresse e níveis de participação praticamente nulos continuaram a ter o mesmo comportamento. Nas atividades das aulas assíncronas, a turma, uma vez mais, evidenciou ser heterógena, com notas muito díspares, e com dificuldades nesta disciplina, tal como já tinha demonstrado no ano transacto
