Browsing by Issue Date, starting with "2020-01-14"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Representações e perceções da masculinidade na publicidade das Olimpíadas de Atlanta e do Rio de JaneiroPublication . Carvalho, Nathan Ferreira; Cunha, Maria JoãoA presente investigação analisou os anúncios publicitários dos jogos olímpicos para compreender como as representações da masculinidade relacionadas ao universo dos esportes podem colaborar na criação e manutenção de estereótipos. Considerando uma análise longitudinal, nos baseamos nas representações publicitárias dos períodos de 1996 e 2016 a fim de perceber a configuração papeis de género veiculados nos anúncios, identificar os tipos de representação e analisar se houve transformações em decorrência das mudanças sociais ocorridas ao longo do tempo. Para tal, utilizamos como aporte teórico as teorias da comunicação com contribuições permitidas pelas teorias do género, a fim de enriquecer o debate com visões multidisciplinares respeitando a linha de pesquisa do programa na vertente em Comunicação Estratégica. Como forma de cumprir as propostas do trabalho, utilizamos as técnicas de análise de conteúdo, análise narrativa e grupo focal, apresentando dados que indicam que após 20 anos, a publicidade associada às Olimpíadas não incorporou as transformações sociais, mantendo as marcas em evidência no mercado ao exaltar a figura do homem.
- Tracing insular woodiness in giant Daucus (s.l.) fruit fossils from the Early Pleistocene of Madeira Island (Portugal)Publication . Góis-Marques, Carlos A.; De Nascimento, Lea; Fernández-Palacios, Jose Maria; Madeira, José; Menezes de Sequeira, MiguelPlants on oceanic islands can evolve insular syndromes such as secondary woodiness, a generalized trend found in island floras worldwide. This phenomenon occurs through evolution in situ. It is triggered by ecological and physiological stimuli that transform herbaceous annuals into woody perennials. However, well-dated and informative fossils that could help track and frame the evolution of this syndrome are lacking. Remarkably, in Madeira Island (Portugal), there are good examples of Apiaceae that evolved secondary woodiness, like the giant neoendemic Melanoselinum (≡ Daucus). Apiaceae has a very scarce fossil record, despite being a cosmopolitan family and an economically important crop. Here we describe the oldest Daucus s.l. fossil known to date and the first fossil evidence of a plant with insular woodiness. The fossils are preserved as mummified/compressed mericarps within 1.3-million year-old fluvio-lacustrine sediments of the Funchal unit, Upper Volcanic complex, near Porto da Cruz. We assign them to the extant neoendemic species Melanoselinum (≡ Daucus) decipiens. The mericarp morphology shows remarkable stasis since the Calabrian stage of the Early Pleistocene. Our results demonstrate that in the Madeiran Daucinae clade, insular woodiness developed at least 1.3 million years ago, indicating a coeval or earlier immigration to Madeira Island of a Daucus sp. Our results reinforce the role of palaeobotanical research in oceanic islands, supported by stratigraphy and geochronology studies, as a key element for the understanding of plant palaeobiogeography, ecology and evolution worldwide. We expect this contribution to shed light on the evolutionary origins of carrots, and related plant groups, an important element of human food, and to better comprehend the evolution of plant insular woodiness.
- Técnicas utilizadas no diagnóstico microbiológico das infeções urinárias no laboratório de microbiologiaPublication . Valentim, Lúcia Sofia, 1994-; Cristino, José Augusto Gamito Melo, 1957-; Madail, João PedroO presente relatório de estágio, aborda acerca das técnicas de diagnóstico microbiológico das infeções do trato urinário utilizadas no Laboratório de Microbiologia do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, onde após uma breve caracterização do local do estágio, são abordados alguns aspetos ligados ao trato urinário, assim como sua anatomia, fisiologia e suas caraterísticas patológicas, No relatório foram descritos todos os métodos e equipamentos utilizados no setor de microbiologia, particularmente na área de diagnóstico das infeções do trato urinário. O estágio foi realizado no período de 6 meses, onde inicialmente foram realizados alguns enquadramentos teóricos acerca do funcionamento, estrutura do laboratório e acerca das infeções do trato urinário, assim como de todos os procedimentos analíticos a realizar. Na fase pré-analítica foram descritas as técnicas de colheita da urina, os frascos adequados e os cuidados a ter com a amostra, assim como também foram adquiridos conhecimentos acerca do processo de triagem, rejeição e conservação da amostra. Na fase analítica foram descritas as técnicas utilizadas para o diagnóstico das ITUs, começando pelo rastreio que é realizado por intermédio de um equipamento automatizado de citometria de fluxo ‟Sysmex UF 1000i”, a urocultura que é feita em meio de gelose sangue e macConkey, nesta fase também é realizada a coloração de Gram que serve para diferenciar as bactérias Gram negativo das Gram positivo. São realizadas também algumas provas rápidas de identificação, como a prova da catalase, oxidase e a prova de filamentação. Abordou-se também ainda na fase analítica os equipamentos automatizados utilizados para a identificação dos microrganismos responsáveis pelas infeções do trato urinário e os seus respetivos antibiogramas. Na fase pós-analítica foi realizado o segmento da emissão dos resultados e validação dos mesmos.
- Avaliação da função renal em cães diabéticos : análise de indicadoresPublication . Barbosa, Sara Castanho; Villa de Brito, Maria Teresa da Costa Mendes VítorA diabetes mellitus (DM) é a doença mais comum do pâncreas endócrino no cão. É uma síndrome caracterizada por hiperglicemia crónica, glicosúria, polifagia, poliúria/polidipsia e perda de peso. A nefropatia diabética (ND) corresponde a uma possível complicação da DM que, no caso dos humanos, corresponde à principal causa de doença renal crónica nos países ocidentais. A ND é caracterizada por microalbuminúria, proteinúria, hipertensão arterial sistémica e perda de função renal. Os estudos realizados no âmbito da ND canina são escassos e, apesar da sua existência estar documentada, a sua expressão na prática clínica é baixa, o que a torna um tópico pouco discutido. Este estudo teve como principal objetivo avaliar a função renal em cães com diagnóstico de DM, assim como a ocorrência de proteinúria, de modo a identificar a presença, ou não, de ND. Foi também avaliada a correlação entre estas variáveis e o tempo desde o diagnóstico de DM e a dose de insulina instituída. O estudo incluiu 18 cães diabéticos e 17 cães saudáveis de idades e pesos idênticos. Nos cães diabéticos, 38,9% apresentaram um RPCU superior a 0,5. Este grupo apresentou ainda uma razão de possibilidades (odds ratio) de 10,87 (95% IC, 1,71-127,08, p <0,05) de desenvolver proteinúria em relação aos saudáveis. Apesar de os níveis de ureia não diferirem significativamente entre os dois grupos, o grupo diabético apresentou concentrações de creatinina e DMAS inferiores às encontradas no grupo saudável (p<0,05). Não foi encontrada uma correlação significativa entre as concentrações de ureia, creatinina, DMAS ou o RPCU e a duração do diagnóstico de DM, ou com a dose de insulina em curso. Apesar de a ND clínica ser improvável em cães, os resultados obtidos evidenciam o possível efeito da DM a nível renal. Os níveis inferiores de creatinina e DMAS nos cães diabéticos sugerem a ocorrência de hiperfiltração glomerular, o que pode indicar a presença de alterações hemodinâmicas renais. Além disto, estes cães apresentam uma maior possibilidade de desenvolver proteinúria, o que reforça a importância da monitorização do RPCU nestes animais. Este é o primeiro estudo de que temos conhecimento que não só avalia os valores de DMAS em cães diabéticos, como também os compara com os encontrados em cães saudáveis. Dos resultados obtidos poderemos inferir que os animais do nosso estudo com DM se possam encontrar numa fase de pré-nefropatia diabética, numa fase silenciosa, ou numa fase de nefropatia diabética incipiente. Continuam a ser necessários mais estudos que elucidem o impacto da DM sobre os biomarcadores de função e lesão renal de modo a melhor esclarecer a sua relevância na prática clínica veterinária.
- Comunicação e didática do património em museus regionais - Museu Municipal de AlcochetePublication . Amorim, Andreia; Grilo, Fernando; Guerreiro, ElsaEste relatório foi desenvolvido com o propósito de ilustrar o estágio curricular, realizado no Museu Municipal de Alcochete, em virtude do tema “Comunicação e Didática Do Património em Museus Regionais – Museu Municipal de Alcochete”. Este tema surge numa atualidade onde cada vez mais existem cidades polarizadoras sobre as demais, onde o grande fluxo de turismo dita quase forçosamente a relevância de um museu em relação a outro. Porém, esta realidade está neste momento a ser contrariada pelos pequenos museus regionais, que estão a apostar cada vez mais no seu público, com a realização de diversas atividades e exposições para várias faixas etárias. Os tópicos abordados neste relatório irão assentar no trabalho realizado durante o meu estágio no MMA. Em primeira instância, a história do concelho de Alcochete onde o museu se insere, o porquê da necessidade da sua criação e a especificidade da coleção que alberga, tanto no Núcleo Sede como no Núcleo de Arte Sacra. O estágio consistiu numa investigação a nível iconográfico, histórico e artístico de várias peças, que analisei em duas fases distintas. A primeira na elaboração de um guião de visita orientada pelo serviço educativo do museu, à Igreja de São Brás, situada no Samouco, concelho de Alcochete, na qual me apoiei principalmente no revestimento azulejar da mesma e também na estatuária. A segunda fase subsistiu na recolha de informação para a concretização de duas folhas de sala para o Núcleo de Arte Sacra do MMA. Na sala da nave os principais objetos de estudo foram, o retábulo de século XVI presente no altar-mor e o teto em caixotões. Na sala do coro os objetos selecionados foram as pinturas de século XVI-XVII.
