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- Gestação em cadelas da raça Retriever do Labrador : alterações hematológicas, perfil de progesterona e métodos de previsão da data do partoPublication . Dourado, Raquel Farrajota Coelho; Mateus, Luísa Maria Freire Leal; Alves, Isabel Maria Cerqueira LopesA gestação é um período crítico na vida reprodutiva de uma cadela, no qual ocorrem alterações fisiológicas, que devem ser do conhecimento do Médico Veterinário para que não sejam julgadas como patológicas. O intervalo entre os cruzamentos/inseminações e o parto pode ser bastante variável, pelo que a determinação precisa da data do parto é crucial para que haja um correto acompanhamento da gestação, assim como uma ótima assistência aquando do parto. Uma monitorização adequada do estro permite, não só prever o período ideal para cobrição/inseminação da cadela, como também a data do parto. Por forma a minimizar a influência da raça e do maneio a que os animais estão sujeitos, foram utilizadas neste estudo 26 cadelas da raça Retriever do Labrador [18 gestantes (G=18) e 8 não gestantes (NG=8)], pertencentes a um só canil. O primeiro objetivo deste estudo foi comparar parâmetros hematológicos e perfis das concentrações séricas de progesterona entre cadelas gestantes e não gestantes. Observou-se no grupo gestante, no período pré-parto, uma anemia normocítica, normocrómica ligeira em 45% das cadelas e uma leucocitose, devido a neutrofilia em 55% das cadelas. Verificou-se um perfil semelhante das concentrações séricas de progesterona entre fêmeas gestantes e não gestantes, portanto, o doseamento de progesterona não permite inferir se a fêmea está ou não gestante. No grupo gestante o diestro terminou entre os 63-66 dias após o pico de LH, enquanto no grupo não gestante terminou entre os 73-75 dias após o pico de LH. O segundo objetivo deste trabalho foi avaliar a precisão da previsão da data do parto utilizando como referência o dia da primeira e da última inseminação artificial (IA), o dia do pico de LH, e o dia do início do diestro citológico. O critério mais preciso para prever a data do parto foi o dia do pico de LH [86,7% (65 +/- 1 dia); 100% (65 +/- 2 dias)] comparativamente com o dia do início do diestro citológico [86,7% (57 +/- 1 dia); 86,7% (57 +/- 2 dias); 100% (57 +/- 3 dias)], sendo o mais falível a data das inseminações. O terceiro, e último, objetivo foi avaliar o impacto da monitorização do proestro/estro na performance reprodutiva. Observou-se que esta monitorização é vantajosa, uma vez que permitiu melhorar as precisões de previsão da data do parto com base na data da última IA e, ainda, diminuir o número de IA por cadela, o que é benéfico para a saúde uterina.
- O jogo como estratégia de ensino e aprendizagem em Geografia no 7.º ano de escolaridadePublication . Couto, Cíntia Tamara Neves; Esteves, Maria Helena FidalgoO relatório de prática de ensino supervisionado realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Geografia da Universidade de Lisboa procura descrever as atividades de ensino da Geografia realizadas com uma turma de 7º ano de escolaridade, da Escola Secundária Rainha Leonor em Lisboa. Esta experiência correspondeu à lecionação do programa de Geografia, nomeadamente o domínio do “Meio Natural” e dos subdomínios “O Relevo” e “A dinâmica de uma bacia hidrográfica”. A experiência letiva que se relata teve como objetivo facilitar a aprendizagem de conceitos relacionados com as diferentes formas de relevo, conhecimento e identificação dos agentes externos responsáveis pelas mesmas formas de relevo. Foi também importante trabalhar estes conceitos no território português (formas de relevo em Portugal e com a dinâmica das bacias hidrográficas). As referências utilizadas foram as Metas Curriculares em vigor no ano letivo de 2017/2018. Direcionou esta experiência a seguinte questão de partida: Como pode o jogo como estratégia de ensino e aprendizagem motivar os alunos e promover a aprendizagem dos conhecimentos e o desenvolvimento de competências geográficas? A planificação das aulas teve como principal objetivo incluir nas aulas de Geografia momentos em que os alunos pudessem aprender através de jogos. Em vários mementos os alunos foram incentivados a aprender através de jogos (individuais e em grupo) realizados em algumas aulas. Para além da realização de jogos nas aulas foram também implementadas outras estratégias nomeadamente, o trabalho individual, coletivo e a realização de uma visita de estudo. As atividades desenvolvidas incluíram também momentos de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa e ainda questionários realizados ao longo das aulas para sondar a opinião dos alunos acerca das atividades realizadas. Analisando os resultados obtidos, foi possível concluir que os alunos se envolveram ativamente nos momentos de aprendizagem que incluíam jogos o que certamente terá motivado facilitado as aprendizagens realizadas.
