Browsing by Issue Date, starting with "2012-12-19"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A importância da comunicação interna e das atividades de Team BuildingPublication . Alves, Joana Cristina Correia; Ribeiro, RaquelA presente dissertação de Mestrado analisou a estratégica de comunicação interna adotada pela Vodafone Portugal, assim como o nível de importância dado às atividades de Team Building na respetiva organização. As atividades de Team Building estão a obter cada vez mais importância no seio das organizações, por alegadamente assegurarem a melhoria do ambiente de trabalho e conduzirem a uma maior produtividade dos seus colaboradores. Por sua vez, a comunicação interna é uma das variáveis que promove o compromisso dos funcionários e serve ainda para dar a conhecer os objetivos, visão e missão da empresa. Em termos metodológicos, recorreu-se ao método do estudo de caso, à técnica de inquérito por questionário e à pesquisa bibliográfica.
- (Re)commerce\trocar para melhorar:estratégias de marketing e comunicação das marcas Decathlon, Ikea, Fnac e CalzedoniaPublication . Alves, Sofia Branquinho; Ribeiro, Raquel Alexandra BarbosaEsta investigação centra-se na forma como o (Re)Commerce é usado e comunicado pelas empresas. O contexto macroeconómico actual tem vindo a revelar alterações nos comportamentos e atitudes perante o consumo, tais como a retracção e a racionalização da tomada de decisão de compra. A presente investigação visa perceber: de que forma o (Re)Commerce constitui uma solução estratégica de marketing e de comunicação, sobretudo em tempos de crise? O (Re)Commerce consiste na revenda e/ou troca de produtos com a finalidade de obtenção de lucros e descontos, contribuição para causas solidárias e preservação dos recursos naturais por preocupação ética. Pretende-se estudar quatro marcas, pioneiras na introdução desta tendência nas suas campanhas de marketing e comunicação em Portugal, designadamente a Decathlon, a Ikea, a FNAC e a Calzedonia, no sentido de explorar diferentes estratégias de marketing e comunicação e interpretar os seus efeitos nos consumidores. Para o efeito, recorre-se à análise exploratória dos materiais de comunicação das campanhas desenvolvidas e a questionários e entrevistas aos seus consumidores. Os resultados permitiram apurar um conjunto variado de motivações dos consumidores em torno do fenómeno do (Re)Commerce e mostram que houve marcas que atraíram mais a sua atenção do que outras.
- O papel da internacionalização na encruzilhada da economia portuguesa: da síndrome despesista à internacionalização hardPublication . Baltazar, António Pedro da Conceição; Sousa,António Rebelo deA encruzilhada atual da economia portuguesa é um complexo exercício estratégico onde, qual sístole e diástole, se busca reduzir o peso do Estado, restringir o consumo interno e o crédito a ele associado; simultaneamente, pretende-se dinamizar a internacionalização empresarial, sobretudo as Pequenas e Médias Empresas (PME’s), através do incremento das exportações. Nesta dissertação procurámos abordar uma aparente sucessão de contradições, designadamente: o conceito teórico de estratégia que, quando aplicado à atuação da generalidade das PME’s, demonstra ser um simples procedimento tático e circunstancial, uma vez que se verifica a inexistência de planeamento de longo prazo, que é contrária à essência da própria estratégia; a coabitação paradoxal dos efeitos teóricos positivos da síndroma despesista com a repercussão prática na componente psicológica do investidor; a longa ligação histórica aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP’s) e o fraco contributo destes para as exportações portuguesas; a seleção dos sectores económicos onde Portugal deve competir internacionalmente deriva das orientações estratégicas das associações empresariais e não do Estado. Porém, para que se verifique uma internacionalização hard, em determinados sectores, designadamente a agricultura, só com a intervenção estratégica do Estado é possível desenvolvê-la, por não estar ao alcance da maioria das PME’s.
- Doença pancreática canina : estudo retrospectivoPublication . Afonso, Ana Rita Sousa Pereira; Correia, José Henrique Duarte; Pontes, Joana VidalA doença pancreática tem sido alvo de investigação, principalmente durante a última década, e de avanços significativos na compreensão dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico, tratamento e prognóstico. Relativamente à doença inflamatória, o diagnóstico baseia-se maioritariamente na medição da concentração de lipase pancreática canina (cPL) e imagem ecográfica compatível. No presente estudo a ecografia, pela sua disponibilidade de resultados, assume uma maior importância no diagnóstico de pancreatite canina. O diagnóstico definitivo só pode ser efectuado por meio de histopatologia, raramente utilizado na prática clínica. O tratamento é essencialmente sintomático e o prognóstico é muito variável, dependendo sobretudo da resposta individual. Não foi possível encontrar nenhum parâmetro rotineiramente avaliado que pudesse ser usado como indicador de prognóstico, no presente estudo. No que respeita à doença neoplásica, a forma exócrina da mesma mimetiza, em muitos aspectos, a inflamação pancreática e o seu diagnóstico e tratamento seguem os mesmos moldes da doença inflamatória. A doença neoplásica endócrina, este estudo abordando apenas insulinomas, apresenta um quadro clínico e diagnóstico completamente diferente do já referido, em que a disponibilidade de resultados necessários à sua confirmação permite um diagnóstico precoce e com elevado grau de confiança, podendo assim melhorar o prognóstico destes pacientes. A ecografia mostrou ser, mais uma vez, o exame de eleição na confirmação, quantificação e localização de lesões. Os resultados do presente estudo estão de acordo com aqueles relatados em estudos anteriores, em que não foi possível encontrar parâmetros indicativos de diagnóstico ou prognóstico. O recurso à ecografia permite não só a exclusão de diagnósticos diferenciais em quadros abdominais agudos, mas também a confirmação precoce de doença pancreática.
- Tema ANA-SA: abordagem da política de recursos humanos como contributo para consecução dos objectivos estratégicosPublication . Ferraz, Jorge Humberto Pereira Gonçalves; Lopes, Albino Pedro AnjosEste estudo visa conhecer de que forma as Práticas de Gestão de Recursos Humanos (PGRH) na empresa ANA - Aeroportos de Portugal, SA contribuem para a consecução da estratégia organizacional. Trata-se de identificar a conformidade das PGRH, com a norma Portuguesa NP4427 - Sistemas de Gestão de Recursos Humanos. Para além disso, o estudo integra ainda a operacionalização de dois instrumentos de análise estratégica, designadamente: i) o modelo de Porter (1986), para aferir a atratividade do setor aeroportuário Português; ii) o instrumento SWOT, tendente à análise interna e externa da organização e à sua Direção de Recursos Humanos. O estudo permitirá também a identificação e classificação da estratégia organizacional, bem como a identificação das principais políticas, estratégias e práticas RH instituídas pela empresa. A presente investigação foi realizada por via de um estágio de seis meses ocorrido na Direção de Recursos Humanos da ANA-SA em Lisboa e incidiu sobre a totalidade de funcionários afetos à referida Direção nas seguintes categorias: (i) Diretor; (ii) Manager; (iii) Técnico Superior; (iv) Técnico Administrativo. A pesquisa orientou-se pelo método qualitativo/indutivo, com recurso à técnica de entrevista semiestruturada. A escolha do método qualitativo deve ter em conta os seus traços essenciais que são: ”a correcta escolha de métodos e teorias apropriados; o reconhecimento e análise de diferentes perspectivas; a reflexão do investigador sobre a investigação, como parte do processo de produção do saber; a variedade dos métodos e perspectivas” (Flick, 2005, p. 4). Quanto à utilização da técnica da entrevista semiestruturada, optou-se pela implementação da referida técnica, uma vez que se pretende recolher a perceção de cada entrevistado e pelo facto da expectativa de os pontos de vista dos sujeitos serem mais facilmente enunciadas numa situação de entrevista relativamente aberta do que numa entrevista estruturada ou num questionário, pois esta técnica parte da hipótese que “as entrevistas e questionários padronizados [...] obscurecem mais do que clarificam as perspectivas dos sujeitos” (Flick, 2005, p. 94). Concluiu-se que a PGRH da empresa está em conformidade com a Norma Portuguesa NP4427 (2004) e que a empresa tem um Sistema de Gestão de Recursos Humanos que aporta PGRH congruentes com a estratégia organizacional.
- Detecção de Babesia spp. e de outros hemoparasitas em cães, por técnicas morfológicas, serológicas e moleculares, no distrito de Lisboa, PortugalPublication . Caeiros, Ana Patrícia da Silva; Sampaio, Isabel Maria Soares Pereira da Fonseca de; Vicente, Gonçalo Eduardo VítorAs doenças caninas transmitidas por vectores (DCTV), pela sua enorme proliferação, são um problema de importância crescente no mundo nos últimos anos. A babesiose canina é uma das doenças com consequências clínicas mais graves, pelo que tem uma relevância acrescida nas diversas áreas geográficas por onde está distribuída. A informação sobre a babesiose em Portugal é escassa, em particular as espécies de Babesia causadoras de doença, assim como a prevalência molecular destes parasitas. A detecção de outros hemoparasitas que causam as DCTV é também importante, pois é comum a ocorrência de co-infecções, já que alguns desses agentes são transmitidos pelo mesmo vector, ou por diferentes vectores infectados com um único agente. Este trabalho foi elaborado com o intuito de detectar em duas populações caninas, cães residentes em canis e cães que se apresentaram à consulta num hospital veterinário, diferentes hemoparasitas, em particular Babesia canis, Babesia vogeli, Ehrlichia canis, Anaplasma phagocytophilum e Rickettsia conorii, através de esfregaços sanguíneos, imunofluorescência indirecta (IFI), PCR quantitativa em tempo real (qPCR) e PCR convencional (cPCR) das amostras positivas a qPCR. A pesquisa por esfregaço sanguíneo revelou uma prevalência de 0% para Babesia spp., Ehrlichia spp. e Anaplasma spp.. Contudo, foi possível detectar a presença de Hepatozoon spp. em 2 cães (prevalência de 2,5%), morfologicamente semelhante a Hepatozoon canis. Relativamente à detecção por IFI, as seroprevalências para B. canis/B. vogeli/B. rossi, E. canis, A. phagocytophilum e R. conorii foram 17,5%, 4,8%, 18,7% e 55%, respectivamente. A técnica de qPCR permitiu a detecção de Babesia spp., Ehrlichia spp./Anaplasma spp. e Rickettsia spp., com prevalências de 42,5%, 20% e 0%, respectivamente. Por fim, a técnica de cPCR foi realizada apenas para as amostras positivas a Babesia spp., de modo a identificar as espécies de Babesia que, em Lisboa, infectam o cão. Porém, foram apenas obtidas bandas positivas para 8,8% dessas amostras que, por sequenciação, revelaram ser a espécie Hepatozoon canis. Uma dessas amostras sequenciadas pertencia a um dos animais que tinha sido positivo a Hepatozoon spp. por esfregaço sanguíneo, pelo que se submeteu também a amostra do outro animal positivo a Hepatozoon spp. por esfregaço sanguíneo ao método de cPCR, seguido de sequenciação. A análise BLAST dessa sequência revelou igualmente a presença de H. canis.
