Browsing by Issue Date, starting with "2010-11"
Now showing 1 - 10 of 77
Results Per Page
Sort Options
- Lacan in Art EducationPublication . Fróis, João Pedro, 1957-This essay considers some uses of Jacques Lacan's theory in art education. A comparison of Freud and Lacan's writings about art identifies some concepts suggested by them that are interwoven in art education. The review focuses primarily on Lacan's work and then on its use by jan jagodzinski and Dennis Atkinson. Their contributions illustrate the vitality of psychoanalysis for understanding the development of the subject in the aesthetic, cognitive, and social dimensions.
- Existe sobrevalorização dos ganhos de curto prazo no mercado accionista português?Publication . Coelho, Miguel Alexandre Reboixo; Matos, Pedro VergaUm debate contínuo tem existido há vários anos sobre uma ineficiência específica dos mercados de capitais. Na literatura é conhecida por "market myopic behaviof ou "market short-termism". Esta ineficiência é descrita como a preferência, por parte dos investidores, pelos ganhos de curto prazo em detrimento dos ganhos de longo prazo. O objectivo deste trabalho foi verificar se no mercado accionista Português os investidores possuem a preferência acima referida, no período compreendido entre 2000 e 2008. Para tal, foi utilizado um modelo analítico que expressa o valor fundamental de uma empresa em função de componentes do balanço e da demonstração de resultados. Mais concretamente, estas componentes são: book value (valor patrimonial ou valor contabilístico dos capitais próprios) e estimativas dos resultados supra-normais (no curto e longo prazo). As evidências obtidas, favorecem a hipótese de eficiência e consequente rejeição da miopia de mercado. Ou seja, os investidores atribuem igual peso a cada uma das componentes do valor fundamental da empresa. No entanto, quando estabelecemos o nível de confiança em 10%, verifica¬se que os investidores atribuem maior peso ao valor patrimonial (book value). Ou seja, o que mais influencia o preço das acções e as suas variações é o valor já reconhecido nas contas da empresa.
- Características relevantes nos grupos de trabalho - Caso das Equipas de Intervenção Rápida na Polícia de Segurança PúblicaPublication . Pedro, Ricardo Pedrosa; Santos, Maria João Nicolau dosA melhoria do desenvolvimento dos grupos de trabalho assenta na necessidade de se conhecerem as suas principais características. A percepção dos elementos é reflexo do desempenho do grupo na organização. Conhecer a percepção que esses elementos têm das características mais importantes no grupo faculta assim, o diagnóstico para se elevar o desempenho do grupo. O estudo tem por objectivo identificar as características mais relevantes em Equipas de Intervenção Rápida nas Forças de Segurança. Através da recolha e análise das características principais construiu-se um questionário que foi aplicado aos participantes. A amostra foi constituída por 106 Agentes e Chefes de Polícia integrados em Equipas de Intervenção Rápida. Os resultados obtidos através das médias e pela análise das componentes principais revelaram que as mais importantes são: Ao nível individual: segurança no exercício das tarefas, interacção no grupo/ bom relacionamento interpessoal, humildade e tolerância para com os outros e satisfação intrínseca e motivação expressa; Ao nível função grupo: coesão forte e espírito de equipa, sentimento de camaradagem, consciência da sua condição colectiva, partilha de informações e forte interacção interna; Ao nível da organização: atribuição de recompensas justas, valorização de acções de formação ministradas, aplicação de método de avaliação coerente e equilibrado, presença de clima organizacional favorável e valorização do grupo na organização; Ao nível da liderança: capacidade de estimular/motivar o grupo, forte na criação de espírito de grupo, estímulo à partilha e interacção no grupo; Ao nível dos factores externos: motivação extrínseca. O presente estudo embora não permita uma caracterização generalizada das equipas, sugere que para haver melhoria significativa do desempenho, o grupo deve centrar-se em melhorar e valorizar em primeiro lugar as características consideradas relevantes pelos seus membros.
- Comparação com o Modelo de Excelência da EFQM : relatório de estágio : Fábrica de Tintas 2000, S.A.Publication . Costa, Diana Isabel Serpa Martins; Soares, José CelestinoAo longo dos anos, o conceito de Qualidade tem conhecido uma evolução e desenvolvimento considerável. Se antigamente era preferível a quantidade em detrimento da qualidade, nos dias de hoje, qualidade é imperativo a todas as empresas que queiram sobreviver e vencer num mercado cada vez mais concorrencial e competitivo. São cada vez mais os meios/medidas que as empresas utilizam para transmitir confiança e garantir a qualidade dos produtos que comercializam aos seus clientes, e stakeholders em geral. Caminham em busca da excelência e do reconhecimento de todos confirmando o seu bom desempenho organizacional e assim sendo, rumam na direcção à obtenção de resultados em processos, certificações e prémios de excelência. Assim, o Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM) tem o objectivo de ser a força condutora para uma excelência sustentável na Europa, acelerando a integração nas estratégias conducentes às vantagens concorrenciais e estimulando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade. A Fábrica de Tintas 2000 é uma das maiores empresas produtoras de tintas e vernizes em Portugal, tendo vindo a crescer de forma a dar resposta ao mercado Português. Foi também uma das primeiras empresas em Portugal a certificar-se pela Norma ISO 9002, acompanhando sempre as suas actualizações e apostando na qualidade como vantagem competitiva. Baseando-se no Modelo de Excelência da EFQM foi analisado o Sistema de Gestão da Qualidade da empresa.
- Aplicação de Cópulas ao ramo vida : Risco de resgate e Risco de taxa de juroPublication . Leal, Dora Marina Branco; Reis, Alfredo Egídio dos; Garcia, JorgeO presente trabalho de projecto tem como principal objectivo determinar uma estrutura de dependência entre as taxas de resgate dos seguros de capital diferido, comercializados pelas empresas de seguros que operam no mercado segurador português, e as taxas de juro, através da aplicação de cópulas. O conceito de cópula surgiu em 1959 por Able Sklar, dando origem ao teorema de Sklar que diz que a cópula corresponde a uma função que transforma conjuntamente as funções de distribuição marginais na distribuição conjunta das variáveis aleatórias. Como tal, o presente trabalho pretende modelar, através da análise dos dados históricos das taxas de resgate e das taxas de juro, as distribuições marginais que permitam modelar as respectivas séries de forma univariada através de processos ARMA-ARCH e, posteriormente determinar, com base na aplicação de diferentes famílias de cópulas existentes, a cópula que melhor representa uma estrutura de dependência entre as séries.
- Construção em bambúPublication . Caeiro, João Gabriel de Matos; Mello, Duarte Cabral deObjectivos deste trabalho são questões do âmbito da ecologia e sustentabilidade para a arquitectura descomprometida face a dogmas e paradigmas, não inocentes face aos interesses e conspirações financeiras. Estudei as potencialidades e viabilidade de um material emergente _ o bambu. Numa experiência que pretendeu unir a teoria académica com a prática, o trabalho manual muitas vezes esquecido na nossa formação e de vital importância para o correcto intendimento de um material e formas de projectar mais adquadas à realidade, fora da redoma intelectual das grandes metrópoles. Com estes princípios dediquei as primeiras páginas desta dissertação ao estudo de propriedades fisícas, mecânicas, ao entendimento dos processos de tratamentos do bambu e à busca de técnicas e solucões construtivas. Numa segunda parte incido sobre uma experiência prática; demonstrando pela evidência a verdade de momentos e aprendizagens locais com comunidades de Oaxaca, na construção de protótipos e estruturas de bambu. Sendo adquirido que a população mundial cresce abruptamente, dediquei parte do estudo à capacitação para a auto-construção, pugnando por uma mais valia para minimizar o panorama de 2 biliões de pessoas sem casa nos próximos 30 anos. A colheita anual, os baixos custos de produção e os métodos e técnicas constructivas ambientais do bambu, conferem-lhe uma posição de topo na resolução de soluções, seja para a desflorestação, a construção, os equipamentos, a habitação e situações pós-calamidades. Permite-nos criar engenharias sociais que abarcam todos os estratos sociais da economia mundial. O bambu, creio, está ao dispor dos arquitectos para a técnica e para a arte.
- Does positional consumption generate technological innovation?Publication . Bernardino, Joao Pedro Ramalho; Araújo, Tanya; Gonçalves, Fernando Miranda BorgesPositional consumption led by wants linked to status concerns arguably does not produce welfare gains to society and is a source of economic inefficiency. While some authors propose policy remedies to bring a better collective outcome, others argue that they would cause more damage than benefits. One of the most important arguments against intervention is that positional consumption generates innovation, thereby producing wider economic benefits. This work aims to contribute to the discussion by studying the relation between positional consumption and technological innovation. It departs from commonly accepted theoretical assumptions on elements structuring the relation, and infers on its causes and possible outcomes. Besides achieving a better comprehension of the process, results indicate that positional consumption is likely to generate lower benefits from technological innovation than alternative resource allocations of material nature. This conclusion is founded on three arguments, related to the relative role of technological innovation as a marketing strategy in positional markets, the exigency of positional consumers towards the material achievements of innovations, and the ability of those innovations to deliver welfare gains.
- Projectar com o Lugar da Indústria: as Indústrias Metálicas Previdente, S.A.R.L. no contexto da Arquitectura da Indústria do século XX – Novos Usos para edifícios desactivadosPublication . Lavareda, Fábio Filipe Meirinhas; Afonso, Luís Filipe FerreiraO presente Relatório de Projecto Final de Mestrado tem subjacente a temática de Projectar com o Lugar da Indústria, na qual se insere o desenvolvimento da proposta de intervenção sobre a propriedade inicial das Indústrias Metálicas Previdente, S.A.R.L. Este assenta, num primeiro nível, na abordagem de conteúdos relacionados com o lugar, a paisagem, a evolução da indústria e os novos usos, compreendidos temporalmente no período do século XX. Exploram-se, então, os diversos constituintes do espaço e a relação recíproca entre estes e o Homem, abordando-se o Método Fenomenológico enquanto meio para a compreensão de determinados aspectos do caso de estudo. O panorama industrial português é estudado sob o ponto de vista dos diferentes contextos sociais, políticos, económicos e técnicos, bem como na relação com os lugares de implantação. Num segundo nível, o estudo mantém-se centrado cronologicamente também no período do século XX, mas espacialmente no território concelhio de Vila Franca de Xira, para a circunscrição do contexto do caso em estudo. Aborda-se, assim, o processo de implantação da indústria no concelho e a sua relevância histórica, tendo em conta o eixo industrial Sacavém – Vila Franca de Xira, definindo-se a circunstância inerente ao caso de projecto. No terceiro nível de abordagem, é desenvolvida a proposta de intervenção sobre as Indústrias Metálicas Previdentes, S.A.R.L., apresentando-se o processo projectual de reabilitação, renovação e requalificação, subordinado a um programa funcional de Centro Cultural e Desportivo. Apresentam-se, assim, o enquadramento e as sustentações das decisões tomadas através do estabelecimento de metodologias de intervenção sobre os espaços naturais e os espaços construídos. Por fim, numa vertente imagética, inclui-se o processo de trabalho desenhado e os resultados previstos da proposta de intervenção, permitindo a comparação com a situação actual.
- A fixação de profissionais de saúde nos países em desenvolvimento: o problema da sustentabilidade no Projecto «Saúde para Todos» em São Tomé e PríncipePublication . Empis, Maria Roque de Pinho Carvalhosa; Ferreira, Manuel EnnesO presente trabalho pretende colocar em questão a sustentabilidade de acções que impliquem a atribuição de incentivos a profissionais de saúde com as competências essenciais ao desempenho das suas funções, durante um período de tempo limitado, com o objectivo da sua fixação em países onde é elevada sua carência. Para tal, é utilizado um caso — projecto em implementação desde 2005 por uma ONGD portuguesa, cujo objectivo específico é garantir a qualidade na prestação e na gestão de um conjunto integrado de cuidados de saúde (preventivos, primários e assistenciais) nos sete distritos de São Tomé e Príncipe — em que toda a sua equipa é constituída por técnicos locais que recebem, adicionado à remuneração por parte do Estado, um complemento de salário no âmbito do projecto. Contando o projecto com o apoio de financiadores durante um período limitado de tempo, uma vez terminado esse financiamento, os seus quadros técnicos deixarão de contar com aquele complemento de salário. Sendo hipotéticos emigrantes à procura de condições económicas equivalentes às que obtiveram durante o tempo de duração do projecto, se tal acontecer, os objectivos do projecto serão pervertidos. Perante esta dúvida, são analisados os riscos e benefícios de projectos algo controversos relativamente a estratégias de fixação de recursos humanos de saúde nos países beneficiários, procurando proporcionar não só a financiadores como a executores de projectos de saúde um instrumento de análise comprovado.
