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- A oscilação da silhueta do vestuário da mulher e a revelação do seu corpo na história ocidental. Um gráfico previsível?Publication . Areias, Salomé Pimentel; Carvalho, Maria Gabriela Pinto deUma reflexão sobre a oscilação da silhueta do vestuário feminino entre a forma ampulheta e a rectangular e a relação com o precurso de revelação do seu corpo, tendo como base o estudo da história do traje e da mulher e a opinião de especialistas de diversas áreas de estudo relacionadas com o tema, na especulação acerca das formas da moda do futuro.
- O monumento e o lugar. Relação entre o espaço público e o monumento na intervenção patrimonial contemporâneaPublication . Silva, José Miguel Mendes Freitas; Coelho, Carlos Francisco Lucas DiasO presente trabalho aborda a temática do património construído articulando o momento com o seu espaço público, particularmente a relação dos edifícios com os tecidos urbanos e paisagens onde estão inseridos, avaliando os diferentes tipos de intervenção possível e as interacções mútuas. Tem como objectivo identificar e analisar o impacto da relação monumento/lugar resultante da aplicação de processos e opções em projecto, no âmbito da reabilitação patrimonial contemporânea, cuja acção prática resultou na transformação de características de contexto, tanto das partes como do conjunto – monumento, espaço público e envolvente. O espaço público é visto como ponto de relação entre a preservação do edificado, tanto monumental como habitacional, e a aplicação de políticas económicas de desenvolvimento dos lugares, não esquecendo as iniciativas de preservação dos valores históricos intrínsecos. Este estudo permite interpretar e identificar diversas soluções em projecto, com recurso a casos específicos, explicitando conceitos e ideias casuísticas de recuperação do património edificado que de alguma maneira implicaram efeitos no espaço público e no tecido construído, organizados por categorias. São assim agrupados ‘tipos’ de intervenção, representativos das diferentes especificidades históricas e culturais de cada lugar, com sedimentação de factores de contexto que pretendem potencializar e valorizar o monumento, encontrando para cada caso uma solução própria. Complementarmente, propõe-se reconhecer o contributo metodológico interventivo do arquitecto contemporâneo, na protecção dos valores conservacionistas e na valorização do património em Portugal.
- As árvores esculpidas de Alberto Carneiro : matéria e paisagem na confluência entre Gaston Bachelard e a inspiração taoístaPublication . Taveira, Rogério, 1966-; Gil, Ramón, 1950-
- Yeasts and wine off-flavours: a technological perspectivePublication . Malfeito-Ferreira, ManuelIn wine production, yeasts have both beneficial and detrimental activities. Saccharomyces cerevisiae is the yeast mainly responsible for turning grape juice into wine but this species and several others may also show undesirable effects in wines. Among such effects, technologists are particularly concerned with the production of offflavours that may occur during all stages of winemaking. Typical spoiling activities include the production of ethyl acetate by apiculate yeasts before fermentation, hydrogen sulphide by S. cerevisiae during fermentation phases, acetaldehyde by film-forming yeasts during bulk storage, and volatile phenols by Dekkera bruxellensis during storage or after bottling. The occurrence of these hazards depends on the technological operations designed to obtain a given type of wine and most can be avoided by current preventive or curative measures. On the contrary, good manufacturing practices must be strengthened to deal with the problem of volatile phenol production in red wines. Appropriate monitoring of D. bruxellensis populations and quantification of 4-ethylphenol is advised during storage, particularly when oak barrels are used, and absence of viable cells must be guaranteed in bottled wines. This work, which is based on our experience at winery level, aims to provide information on appropriate technological strategies to deal with the problem of off-flavours produced by yeasts.
- Água e desenvolvimento na Índia: Implicações das dimensões social e cultural na gestão da águaPublication . Ross, Ana Lua Clifford; Raposo, Rita; Prista, PedroNas últimas décadas, a gestão dos recursos hídricos tornou-se um elemento central no desenvolvimento devido às suas progressivas escassez e degradação da qualidade. Como esperado, tal é particularmente sensível nos países em desenvolvimento, onde se encontra o maior número de pessoas sem acesso a água potável. Neste trabalho procuramos realçar a importância da consideração de factores culturais e sociais na gestão dos recursos hídricos, de forma a se poder atingir uma melhor eficiência na implementação de projectos de melhoria das condições de abastecimento de água. Assim sendo, optámos por nos centrar na análise da sociedade indiana enquanto exemplo de um contexto socio-cultural particularmente complexo no que concerne à gestão da água. Na Índia predominam ainda grandes níveis de desigualdade social, em grande parte devidos ao sistema de castas e às grandes assimetrias de género. No seu quadro, a água detém um valor simbólico importante, sendo a sua gestão, por aqueles, fortemente influenciada. Precisamente, o principal objectivo deste trabalho consiste em demonstrar como na Índia as representações culturais da água, bem como a própria organização social desse país devem ser seriamente consideradas de forma a garantir o sucesso dos seus programas de gestão da água.
- Longevity and Saving for RetirementPublication . Paralta, Sara Sofia Vaz; Freitas, Najat El Mekkaoui de; Silva, Carlos Pereira daSaving for retirement is a decision that depends on many factors. Firstly, it depends on the disposable income and future expected income. Secondly, the composition of households and the ages of individuals are determinant. Thirdly, it depends on the composition of net wealth and, finally, longevity during working life and retirement period. The life-cycle theory explains the consumption and saving decisions in function of the different phases in life. During childhood, the individual consumes and receives his education. In a second stage, the individual actively consumes, produces and saves. In a third phase, the individual uses his accumulated net wealth, including the amount of social security wealth, to finance his consumption of life-cycle during retirement. The social models ensure a substitution income and access to benefits in every stage of life, causing an impact on consumption and saving decisions. In this dissertation, saving behaviour is analysed by considering the impact of longevity in different countries representative of the various European Social Models, i.e. Sweden (Nordic Model), France (Continental Model), Portugal (Mediterranean Model) and the UK (Anglo-Saxon Model).
- Plano de marketing Equidog : 2º semestre 2010Publication . Costa, Vera de Oliveira Fernandes Ferraz da; Veríssimo, José ManuelO trabalho projecto consiste na elaboração de um plano de marketing para a Petshop Equidog, A Equidog é uma One Stop Shop que se distingue pelo facto de reunir num espaço único, inovador e dinâmico - uma Pethsop, serviços de estética canina e felina e artigos destinados ao mundo equestre. O plano de marketing realizado tem como principais objectivos, aumentar a notoriedade da marca, o volume de vendas, a margem bruta, o número de visitas à loja e o número de clientes fidelizados, através de uma forte aposta na comunicação, criando assim associações fortes, favoráveis e únicas na mente do cliente. O plano é composto por sete pontos sendo estes, análise do ambiente interno e externo, compreensão dos mercados e dos compradores, segmentação, targeting e posicionamento, objectivos do plano e suporte de marketing, desenvolvimento do marketing mix e por último planeamento e medição da performance. A comunicação assumirá um papel de extrema importância, pois será a base para o alcançar dos objectivos definidos e para a Equidog ocupar um lugar único no mindset do cliente.
- Plano de marketing marca Istofaz-se : 2° semestre 2010Publication . Neves, Margarida Vilarinho de Beja; Veríssimo, José ManuelO Plano de Marketing 2010 para a marca Istofaz-se tem como principal objectivo aumentar o seu reconhecimento. A marca Istofaz-se tem lojas físicas e online de material para decoração de bolos e uma escola de formação onde se realizam os workshops. No Plano, o ambiente externo e interno, os factores-chave de sucesso da marca, os mercados onde está inserida e o comportamento dos consumidores foram analisados. Especifica a segmentação, targeting e o posicionamento, mas também define os objectivos como aumentar a percentagem de clientes fidelizados e de novos clientes, a visibilidade das lojas, o conhecimento do website istofaz-se.pt, as vendas, o reconhecimento da marca Istofaz-se, a procura de workshops em grupo por parte dos clientes, o número de workshops individuais e as parcerias com revistas. A comunicação será essencial pois é através dela que se alcançam os objectivos propostos, e cada ideia proposta foi bem pensada. Espera-se que este Plano de Marketing traga sucesso para esta marca.
- Cálculo dos requisitos de capital em solvência II. Aplicação a uma companhia de seguros de saúdePublication . Almeida, Sara João de Sousa Teixeira deA Solvência II vai mudar de forma considerável a gestão, a regulamentação e a supervisão do sector segurador na União Europeia. Este projecto representa para a União Europeia e para Portugal um grande desafio, sendo por isso um dos temas actualmente mais debatidos na área Seguradora. A Solvência II baseia-se na identificação e avaliação dos riscos e na respectiva capacidade de gestão e controlo, requerendo por isso, da parte de todos os intervenientes do mercado, um esforço adicional. Este verificar-se-á através do reforço das estruturas e mecanismos de governação, pela necessidade de utilização de metodologias sofisticadas e também pelos processos de gestão e supervisão com maior enfoque no risco. Proponho-me nesta dissertação, calcular e analisar criticamente os requisitos de capital obtidos de acordo com os princípios estabelecidos no actual sistema em vigor, Solvência I, e no futuro sistema, Solvência II, para uma Companhia de Seguros de Saúde a operar em Portugal.
- RFID and the internet of things in freight and handling operationsPublication . Lopes, Octávio Antunes; Soares, José Miguel Aragão Celestino; Hompel, Michael tenRFID technology (Radio Frequency IDentification) is an automatic identification method relying on storing and remotely retrieving data using devices (RFID tags or transponders) enabling the contactless identification of objects. RFID has been around for decades but only during the last years has become one of the most promising research areas with more and more attention focused on it. The retail sector had been leading the way with logistics applications, followed by some government agencies with identification systems and by different sectors of activity (pharmaceuticals, aircraft manufacturing, etc). Together with the last technological developments, new ideas and concepts are generating new paradigms as the "Internet of Things". The "Internet of Things" can be described as "Things having identities and virtual personalities operating in smart spaces using intelligent interfaces to connect and communicate within social, environmental, and user contexts ".1 Also during the last decades, air transportation has become more and more important for people mobility and goods transportation in the global economy environment. According to IATA , RFID can be used as a way to improve a range of airline business processes while cutting costs. IATA had developed a standard for RFID baggage tags and recommended practices and business cases for the use of RFID in baggage handling. With this study it is planed to analyse the situation in the two main airports in Portugal (Lisbon and Oporto), based in Portway ground handling operations, compare it with some actual developments, the E-Cab Project and IATA proposals and recommendations, and to evaluate scenarios and their feasibility in a near future.
