Browsing by Issue Date, starting with "2002-01"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Basic principles of selection and use of diagnostic tests : practical applicability to individual patientsPublication . Carneiro, António VazIn clinical practice, in order to design and implement a specific therapeutic plan, as well as communicating an appropriate prognosis, the doctor needs to establish a precise diagnosis of the condition. Sometimes all one needs is a clinical impression. More often, however, the definition of an accurate diagnosis will mandate the interpretation of specific diagnostic tests as well. The rational use of diagnostic tests in cardiology--whether laboratorial or imaging--should be based on three factors: 1) validity of the study's results about the test; 2) diagnostic properties of the test and 3) applicability of the test in clinical setting. The rational use and correct interpretation of diagnostic tests are based on these three factors. In two previous articles, we presented the basic principles concerning the validity of the results from the study that defined the specific test as well as the diagnostic properties of the tests. In this final article we discuss the applicability of the test to the individual patient in clinical practice.
- Micropropagation of the Mediterranean tree Ceratonia siliquaPublication . Romano, A.; Barros, S.; Martins-Loução, M. A.An in vitro propagation protocol based on axillary bud proliferation has been developed for mature female trees of Ceratonia siliqua L. ‘Galhosa’ and ‘Mulata’. Browning and contaminants were the major obstacles for culture establishment. Shoot culture initiation was greatly influenced by explanting season, with the highest survival percentage observed in spring. The cultivar, cytokinin type and concentration were the most important factors affecting shoot multiplication. The best multiple-shoot response was obtained with ‘Mulata’ on Murashige and Skoog medium supplemented with 4.44 μM6-benzyladenine or 4.56 μMzeatin. Rooting was achieved on growthregulator- free medium after basal dipping of shoots in indole-3-butyric acid (4.9 mM). Plantlets were successfully acclimatized (80 – 85%) under high relative humidity and then moved to the glasshouse. A field trial was established to follow their agronomic behaviour.
- Oficina do Colectivo: Narrativas de um grupo de disciplina de Educação Física (1968-1986)Publication . Carvalho, Luís MiguelEste livro é resultado de um trabalho de investigação sobre a trajectória de um grupo de disciplina de Educação Física (EF) entre a unificação dos 5º e 6º anos dos ensinos técnico e liceal (1968) e o início de uma reforma educativa de grande escala que inscreveu o desde então 'ciclo preparatório do ensino secundário' numa escolaridade obrigatória mais alargada (1986). O estudo foi guiado pelo propósito de explorar e compreender os factores políticos através dos quais se foi organizando um grupo de disciplina de EF e que, simultaneamente, interferiram na definição da disciplina, assim como na determinação do seu status e do status dos seus professores. Apesar de centrada no singular e no local (a história de um grupo de disciplina), a pesquisa analisou os significados e os processos locais em suas relações com os significados e processos que marcaram, durante aquelas décadas, os campos da administração, da formação e da ocupação docente.
- O posicionamento estratégico de uma escola de ensino complementarPublication . Antunes, José João Coelho RodriguesCada vez mais, o conhecimento desempenha um papel determinante na capacidade de desenvolvimento de vantagens concorrenciais duradoiras para as empresas e na afirmação das economias e das sociedades perante o novo paradigma da globalização. Caminhar no sentido de evoluir para urna sociedade baseada no conhecimento, não é mais do que falar em educação e formação de todos os recursos humanos ao longo da vida. As mudanças derivadas· das permanentes rupturas tecnológicas e avanços científicos verificados têm vindo, progressivamente, a encurtar o prazo de validade e de aplicação do conhecimento. Para que se possa renovar e actualizar o conhecimento, é necessário que cada indivíduo possua um conjunto de competências básicas ou, também designado, "núcleo duro" do conhecimento, que irá constitUir o sustentáculo indispensável para a aquisição de novas competências distintivas. Nesta dissertação, iremos preocupar-nos em analisar duas dessas competências básicas: as tecnologias de informação e comunicação que têm constituído o sustentáculo do progresso científico e humano verificado nas últimas décadas e que transportam em si a força motriz da mudança e a capacidade de facilmente a disseminar; a língua inglesa, como forma de comunicação universal, associada à inovação e à difusão da informação por excelência. O nosso objectivo é procurar apresentar linhas de actuação estratégica que auxiliem as instituições de ensino a encontrar respostas mais cabais e ajustadas às necessidades de mercado e a definir estratégias baseadas em vantagens concorrenciais sustentadas que permitam enfrentar os desígnios de um sector cada vez mais competitivo. Aos desafios colocados por um quadro sistémico em permanente evolução, cremos que só uma resposta baseada na aplicação dos conhecimentos da Teoria da Gestão Estratégica e do Marketing, traduzidos numa orientação de mercado, pode conduzir as escolas a pensar melhor e, consequentemente, a agir mais rapidamente.
- O corredor de Maputo : pedra angular da integração sócio-económica do sul de Moçambique na África AustralPublication . Silvino, Joaquina; Leite, Joana PereiraO presente trabalho pretende fazer uma reflexão sobre a eficácia das estratégias ‘de gestão que foram e vão sendo implementadas, visando a máxima rentabilização e optimização do Corredor de Lourenço Marques - actualmente Corredor de Maputo. Sabe-se que este Corredor assumiu, desde sempre, um papel preponderante na história económica de Moçambique. Neste contexto, serviu de vector integrador da economia do sul do país no espaço económico da África Austral, que se foi processando, de forma gradual, a partir do século XIX. É de salientar ainda o um papel fundamental .que o mesmo desempenhou, no quadro das relações entre dois países vizinhos da África Austral (Moçambique e R.A.S), que ao longo dos séculos se estabeleceram. Hoje com o decorrer das reformas conducentes à liberalização das actividades económicas de Moçambique, no âmbito do PR.ES, por um lado; a consolidação do processo da paz e o restabelecimento das relações com os países vizinhos, principalmente com a RAS, por outro; o país e os seus parceiros regionais passaram a priorizar a reactivação do referido Corredor, bem como o relançamento da política dos Corredores. África Austral, a semelhança daquilo que se passa a nível internacional, considera a política dos Corredores como disseminadores do desenvolvimento e competitividade global da região onde se encontram inseridos. Com a aplicação das políticas de liberalização dos mercados, em Moçambique, assistimos, pela primeira vez na história desta infra estrutura, a participação do sector privado na sua gestão.