Browsing by Issue Date, starting with "2000-05"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da teoria das zonas monetárias óptimas à União EuropeiaPublication . Viana, Paulo Miguel Duarte Galvão Marreiros; Constâncio, VictorA concretização da União Monetária Europeia será um acontecimento extraordinário e historicamente sem precedentes que irá ter um largo espectro de consequências. Esta dissertação tem por objectivo discutir até que ponto o conjunto de países que formam a União Europeia ( UE) constituem uma zona monetária óptima (ZMO) ou, se pelo contrário, a implementação de uma união monetária, com todos os países, venha a ser uma medida precipitada. Nesse sentido, é apresentada a teoria das zonas monetárias óptimas, nas suas diversas abordagens: a abordagem tradicional, a abordagem macroeconómica global, a abordagem alternativa e os modelos formalizados de ZMO. São, também, focadas as principais questões empíricas relacionadas com esta problemática, apresentando-se evidência acerca da natureza dos choques económicos, da mobilidade do factor trabalho, da organização automática das transferências fiscais e da utilização da política cambial enquanto instrumento de ajustamento a choques assimétricos. É realizada, com base em dados do produto interno bruto, do emprego e da taxa de desemprego, ao longo do período de 1961 a 1997, uma aplicação para avaliar a natureza e dimensão dos choques económicos entre os quinze países da UE. Esta aplicação apresenta evidência de que os choques são, sobretudo, comuns e não específicos aos países e de que esse facto se reforçou com o início do Sistema Monetário Europeu. Obtém-se, ainda, evidência de que não existe um fenómeno do tipo Núcleo- Periferia. A mesma metodologia é aplicada aos Estados Unidos da América sugerindo que o grau de assimetria dos choques económicos na UE é comparável ao desta zona monetária.
- Análise técnica-actuarial dos contratos "unit-linked"Publication . Pereira, Carla Cristina Martins de Sá; Garcia, JorgeAté muito recentemente, as seguradoras portuguesas que comercializam produtos de vida ofereciam taxas de juro mínimas garantidas, a longo prazo, para contratos do tipo poupança e as seguradoras vida europeias tinham vendido montantes substanciais de contratos com participação nos resultados. Taxas de juro altas possibilitaram às seguradoras retornos competitivos. Nas condições actuais, estas garantias parecem ser muito generosas e podem, eventualmente, conduzir a custos substanciais para as seguradoras. A queda das taxas de juro e uma necessidade crescente dos segurados em obter contratos ligados aos rendimentos de acções e obrigações impulsionaram as vendas dos produtos "unit-linked". Sobre o ponto de vista de gestão do risco, os contratos oferecem às seguradoras as seguintes vantagens: o segurado suporta o risco de investimento, as necessidades de capital são mais baixas e os "profits" são mais estáveis. O presente trabalho pretende analisar o desenvolvimento dos contratos "unit-linked" e descrever o produto actuarialmente. O modelo de "profit-testing" é aplicado a um contrato "unit-linked" a oito anos, sendo feitas algumas suposições em relação ao crescimento do fundo em unidades e à taxa de rendimento do fundo monetário.
- Opções reais e exportaçõesPublication . Oliveira, Osvaldo José Gonçalves; Brito, PauloEste trabalho debruça-se sobre o estudo da relação entre o conceito de Opção Real e a decisão de exportação por parte das empresas. O conceito de Opção Real advém da ligação existente entre um projecto de investimento e o conceito de opção decorrente dos mercados financeiros. A decisão de exportação por parte de uma empresa é assim similar à posse de uma opção; isto porque as empresas enfrentam frequentemente volatilidades nos seus preços de venda internacionais, bem como custos de entrada e de saída irreversíveis, criando-se desta forma uma opção de espera, podendo e devendo ser modelizada como tal. O modelo analisado é um modelo de exportação para o resto do mundo (visto como um único país), onde o preço de venda evolui de forma estocástica. Devido à incerteza associada aos preços futuros, bem como ao carácter irreversível de certos custos de entrada e de saída, gera-se uma banda de inércia, de inacção, entre o nível de preços, que conduz a empresa a exportar, e o nível de preços, que leva a empresa a abandonar o mercado externo. O nível de histeresis decorrente da evolução dos preços vai depender da evolução dos parâmetros do modelo, nomeadamente da volatilidade e da taxa de crescimento dos preços de venda, dos custos de entrada e dos custos de saída irreversíveis, bem como dos custos de produção. Por fim, tenta-se aplicar a análise precedente a um modelo de exportação onde o resto do mundo é visto como sendo constituído por dois países, sendo necessário modelizar dois preços de venda a evoluir estocasticamente. Os resultados obtidos são em tudo similares aos do modelo com um único preço de venda estocástico.
- Improving U.S. army recruiting: using modern market segmentation methodology to select high-payoff target segments.Publication . Cockerham II, Kenneth Gray; Soares, Francisco PereiraDuring the last few years, the United States Army has experienced great difficulties in recruiting and retaining sufficient numbers of quality soldiers, In 1999, the U.S. Army suffered its worst recruiting year in 20 years (Harper, 1999). The primary causes of the current recruiting crisis include the very robust U.S. economy, record-low unemployment leveis, and an ever-decreasing propensity for military service. To resolve the current recruiting crisis and remain the high-quality, allvolunteer force that it is today, the Army should abandon its traditional mass marketing methods and focus its limited resources in a more effective and economical manner. Current methods waste precious resources on segments that are extremely unlikely to serve in the Army. The Army cannot compete and win in ali segments; it must choose. It is my recommendation that, based on the analysis presented in this dissertation, that the U.S. Army, by adopting target marketing and a selective specialization marketing strategy, can identify, select, and target high-payoff segments where the Army possesses a competitive advantage. To achieve this goal, the Army must conduct a three-step process: market segmentation, market targeting, and market positioning. The Army must abandon its "shotgun approach" to recruiting American youth by developing customized marketing programs for each of its five recruiting brigades. Through target marketing, the U.S. Army can increase its recruiting effectiveness, reduce its advertising cqsts per recruit, and, ultimately, resolve the current recruiting crisis.
- O modelo do capital humano na explicação das diferenças salariais : uma aplicação ao mercado de trabalho em PortugalPublication . Fernandes, Nídia Gabriela; Lopes, Margarida Maria Simões ChagasAs teorias do capital humano ganham expressão a partir do início da década de 6u, com autores como Theodore Schultz, Jacob Mincer e Gary Becker. A tentativa de explicação das diferenças salariais entre trabalhadores, com base neste quadro teórico, tem-se consubstanciado no desenvolvimento de um volume considerável de trabalhos de investigação em vários países. De acordo com os defensores do capital humano, os indivíduos são detentores de certas características pessoais (umas parcialmente inatas, como as aptidões intelectuais, e outras que vão sendo adquiridas ao longo da vida, tais como a educação formal e a formação profissional), as quais contribuem para o aumento da sua produtividade e, consequentemente, dos salários auferidos em ciclo de vida. Foi esta premissa que estabelece a correlação positiva entre o "stock" de capital humano e o nível salarial que nos propusemos testar para o mercado de trabalho português. Da estimação efectuada a partir de dados "cross-section" relativos a 1761501 trabalhadores, fornecidos pelos Quadros de Pessoal do Departamento de Estatística, do Trabalho, Emprego e Formação Profissional do Ministério do Trabalho e da Solidariedade (DETEFP/MTS), para o ano de 1996, verificámos que as teorias do capital humano explicam apenas parcialmente as diferenças salariais. Essa insuficiência deve-se à existência de outras variáveis influentes que não estão enquadradas no modelo do capital humano como, por exemplo, o sexo, os níveis de qualificação, a dimensão da empresa, o sector de actividade e a localização geográfica.
- Essays on labor economics.Publication . Centeno, Mário José Gomes de Freitas; Katz, Lawrence; Hoxby, Caroline; Foote, ChrisThis thesis studies three different aspects of the labor market functioning. In the first chapter I investigate how the unemployment insurance (UI) system affects match quality. The argument is that UI enables workers to sort themselves into bet ter jobs. I present a model of job-search that predicts procyclical match quality and that higher UI reduces mismatch over the cycle. Using data from the NLSY I find that a higher level of UI increases duration of postunemployment matches started in both phases of the cycle, and that this effect is larger in recessions, decreasing the cyclical sensitivity of match quality. These results point out to a beneficial effect of the UI system often neglected in policy debates. The second chapter studies the wage setting process. I present a simple matching model that predicts a decrease in wage sensitivity to the labor market stance as the employment relationship evolves. The worker appropriates a portion of the value of the match-specific human capital she is accumulating, thereby gradually becoming shielded from the vagaries of the labor market. I present empirical evidence supporting this prediction: the elastic ity of wages to the unemployment rate decreases with tenure. This result is robust to different specifications that allow for job heterogeneity, and it contributes to the interpretation of recent evidence of changes in the effect of the business cycle on wages. The third chapter discusses the role for self-employment in a highly reg ulated labor market with low unemployment rate. Self-employment can be better characterized as a host of jobs, close substitute to salaried work, being the way the market tries to work around the government intervention of firing costs. The Por tuguese case is considered. Using worker level data I characterize transitions into and out of self-employment. The typical worker entering self-employment after losing a salaried job does not experience unemployment, enters self-employment in growing industries, and does not have a high-school diploma. These results are con sistent with self-employment matches having the flexibility characteristics of low quality jobs, allowing less skilled workers to find alternative jobs.
- A avaliação como instrumento da política de C&T: estudo de caso sobre a aplicabilidade ao programa das cidades digitaisPublication . Ferreira, Sandra Isabel Rodrigues; Gonçalves, FernandoO desenvolvimento científico etecnológico actualmente experimentado nas sociedades mais desenvolvidas tem colocado, ao nível das políticas de C&T, um conjunto de questões de diferente natureza que ultrapassam em muito amera concessão de apoios públicos, que caracterizam basicamente o início da intervenção dos governos no fomento deste tipo de actividades. É neste contexto que opresente trabalho aborda duas questões fundamentais, que apesar da sua interdependência, apresentam tratamentos teóricos distintos. Assim, numa primeira parte, o esforço foi desenvolvido em torno da fundamentação teórica da avaliação como instrumento da política de C&T, enuma segunda parte, na criação e desenvolvimento de uma metodologia de avaliação que fosse de encontro às especificidades dos projectos do Programa Português das Cidades Digitais. O objectivo da dissertação éprocurar definir ecriar pistas de resolução para diversas questões relevantes einterdependentes, associadas ao tema da avaliação do impacte das novas tecnologias, particularmente das TIT, na sociedade ena economia. O enquadramento inicial do tema procura resumir a evolução histórica da política científica e tecnológica, tentando argumentar o quanto e porquê da intervenção e responsabilidade do Estado nas questões e solicitações da ciência. De seguida, e também como forma de contextualização teórica, foi abordada aevolução da avaliação, dos seus métodos, âmbitos e objectivos, e a sua responsabilidade como forma de credibilização do financiamento público das actividades de C&T. Ainda relacionado com o tema, foi também abordada aproblemática do impacte das tecnologias da informação eda telecomunicação (TIT) no contexto da " sociedade da informação", aorigem da comunidades virtuais e aevolução para oconceito de cidades digitais, sem esquecer a referência ao ' estado- de- arte' português, relativamente aos programas das cidades digitais. No estudo de caso, no âmbito dos programas das cidades digitais, procura-se desenvolver uma metodologia de avaliação, fortemente baseada no método de cenários de Godet ( 1993), que seja capaz de monitorizar, melhorar e alterar os processos de desenvolvimento do próprio projecto, etambém de mensurar eavaliar as implicações e efeitos que a introdução e difusão das novas tecnologias da informação e da telecomunicação promovem na sociedade eeconomia actuais.
- A Convenção de Lomé e a diferenciação dos ACPPublication . Cardoso, Maria de Lurdes Dias; Dias, JoãoO tema tratado nesta dissertação centra-se na diferenciação entre os países do espaço África. Caraíbas e Pacífico, e na cooperação estabelecida com estes países pela UE no âmbito da Convenção de Lomé. As negociações de um novo acordo entre a UE e os países ACP poderão ter implicações sobre a questão da cobertura geográfica da Convenção de Lome O grupo ACP existe apenas no contexto da Convenção de Lome e e constituído por 71 países. Todos eles são países em desenvolvimento, com excepção da Africa do Sul, mas podem ser sub-divididos entre países menos avançados (PMA) e não-PMA. A dissertação estrutura-se da seguinte forma: em primeiro é apresentado, na Introdução, o tema abordado assim como a sequência utilizada. De seguida, no Capítulo 1 faz-se uma retrospectiva da cooperação para o desenvolvimento realizada pela UE em favor dos países ACP. No Capítulo 2 são descritos a ajuda prestada pela UE, os instrumentos dessa ajuda utilizados no âmbito de Lomé e as instituições criadas. O Capitulo 3 destina-se a descrever as mudanças que ocorreram, a nível mundial, desde a primeira Convenção de Lomé e os pontos fortes e fracos de cerca de 25 anos de cooperação. No Capítulo 4 analisa-se a questão do regime comercial de Lomé e da necessidade de compatibilização com as regras da Organização Mundial de Comércio. No Capitulo 5 é abordada a cobertura geográfica e alternativas para um novo acordo. Por fim. no Capítulo 6 são apresentadas as conclusões.
- Construção de um sistema de Bonus-MalusPublication . Oliveira, João Pedro Nunes de; Centeno, Maria de LourdesA elaboração da presente tese de dissertação teve como objectivo principal a criação de um sistema de Bonus-Malus, em oposição ao actual sistema vigente numa grande Seguradora portuguesa. Depois de se proceder ao ajustamento do número de sinistros, os quais por uma questão de simplificação, se tornaram como preditores do prémio a pagar, realçou-se igualmente um conjunto de medidas de avaliação dos Sistemas de Bonus-Malus que nos serviram de suporte à decisão da escolha do novo sistema. Fez-se referência a um conjunto de modelos de determinação de escalas óptimas de prémios, que foram uma importante ferramenta de trabalho na escolha do Sistema de Bonus a propor. Finalmente propuseram-se seis modelos distintos, e depois de devidamente testados e analisados mediante as várias medidas descritas, elegeu-se um como alternativa ao sistema vigente.
- Localização no espaço da actividade económica : uma revisão da literatura na "nova" geografia económica, e uma estimação de um modelo de geografia económica, e de uma função "potencial de mercado"Publication . Pires, Armando José Garcia; Fontoura, Maria Paula; Júnior, Renato Galvão FlôresEsta dissertação incide sobre a "Nova" Geografia Económica de Krugman (1991 a,h). O objectivo desta análise é duplo. Em primeiro lugar é feita uma revisão da literatura teórica nesta área, literatura esta que estuda onde c porquê a actividade económica se localização, geograficamente falando. A questão da localização no espaço da indústria é central a esta abordagem. Como tal, depois de se ler discutido as limitações da Teoria Tradicional do Comércio, e da "Nova" Teoria do Comércio na explicação de fenómenos espaciais, são exploradas alguns dos mecanismos através dos quais processos de "causalidade circular" "cumulativa" são gerados, e que podem conduzir em última instância a aglomerações económicas. Na mesma linha de pensamento é abordada a questão de possibilidade de alterações nos padrões de localização industrial. Outras linhas de pesquisa c novas abordagens serão também discutidas. Em segundo lugar é testado empiricamente algumas das hipóteses e previsões da "Nova" Geografia Económica. Nomeadamente é examinada a distribuição espacial da actividade económica na Espanha. O ponto dc partida deste exercício é a ideia da importância do acesso aos mercados na determinação do nível e localização industrial, através da relação entre rendimentos crescentes à escala, c concentração da actividade económica. Começa-se por estimar uma função de "potencial dc mercado" semelhante à proposta por Harris (1954). Pretendc-sc através desta avaliar a extensão das "ligações via procura" no espaço c de que maneiras choques no rendimento numa região afectam os salários e emprego noutras localizações. De seguida são estimados os parâmetros estruturais do modelo dc Krugman (1991b, 1992). A formalização econométrica desenvolvida com base na formalização dc Krugman assemelha-se a uma função espacial 4 mmm da procura de trabalho, uma vez que c a proximidade dos mercados que determina os salários, e o emprego na localização cm causa. Com base nesta especialização é avaliada a magnitude das economias de escala; a estabilidade da distribuição espacial das actividades económicas; e como estas características evoluíram ao longo do tempo. Os dois modelos também serão calibrados para avaliar a importância económica dos parâmetros estimados.
