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- O cluster da madeira e do mobiliário em madeira, em Portugal. Identificação de estratégias de internacionalização.Publication . Abrantes, António Alexandre da Costa; Castro, Armando Pulquério Antunes deThis paper analizes the Portuguese lumber and wood furniture cluster in order to pinpoint its problems, dificulties and potentialities, especially with regard to the internationalization of the companies operating in the sector, and to identify the strategies most likely to succeed. The analysis is based on the concepts of internationalization and globalization of markets, particularly as they apply to the small and medium enterprises (SME's), In order to determine the conditions under which the companies in this cluster are operating, we present an analysis of European industrial competitiveness, as well as of the EU industrial policy, and, to the extent possible, of sectorial policy. The various sub-clusters are identified and analyzed, including lumber yards, carpentry shops, wood chip processors, wood panels producers, and especially wood furniture manufacturers. The Portuguese forestry industry is discussed as a supplier to the downstream producers. The European wood furniture market, particularly in Brittain and France, is analyzed in order to identify the major trends and forces at work in the sextor that are likely to condition the performance of Portuguese producers.Certain case histories serve to document and illustrate the most typical alternative strategies for penetrating foreign markets. The reality of this cluster presents a complex challenge, which naturally raised certain analytical difficulties. However, the original objectives of the study were for the most part met.
- Portugal: a trajectória de uma média - pequena potência indecisa entre o império e a EuropaPublication . Morais, Maria João Rodrigues de; Valério, Nuno
- O sector informal nas economias urbanas dos países da África ao Sul do SaaraPublication . Diaku, Rafael Vanga; Cardoso, Fernando Jorge
- Modelos bilineares para sucessões cronológicasPublication . Freitas, Ana Cristina dos Santos; Muller, DanielSegundo o paradigma económico emergente, os recursos de natureza intangível são hoje os principais factores de produção de riqueza no seio das organizações, devendo por isso ser entendidos pelos gestores como os verdadeiros factores críticos de sucesso das empresas. O conjunto destes intangíveis constitui assim o "Capital Intelectual" da empresa, essencial à criação e manutenção de vantagens competitivas. Se no meio académico, a importância do capital intelectual como motor de desenvolvimento económico, no âmbito da sociedade do conhecimento, é aceite de forma generalizada, já no plano empresarial, a assimilação de conceitos como conhecimento e capital intelectual nas práticas de gestão parece estar ainda longe de atingir uma evolução satisfatória. Para além de todos os obstáculos de ordem mais ou menos subjectiva, com que os gestores se podem deparar ao tentar definir e implementar uma política de gestão do capital intelectual da sua empresa, o principal entrave poderá estar relacionado com a dificuldade em medir e representar o valor gerado por recursos de carácter intangível. A importância e actualidade da problemática da Gestão do Capital Intelectual, bem como o papel da inovação tecnológica e organizacional no processo de adaptação de empresas e pessoas ao novo paradigma económico emergente, justificam, no contexto da realidade portuguesa, o enfoque especial dado neste estudo ao sector das empresas de tecnologias de informação. O estudo de caso, efectuado junto de quatro empresas de TI na tentativa de detectar a eventual existência de políticas ou simples medidas promotoras da gestão de Cl, procura igualmente contribuir para ajudar a colmatar algumas lacunas nesta área, através da descrição de alguns modelos de medição de Cl e da identificação de um conjunto de indicadores relevantes, capaz de constituir uma base teórica de apoio à reflexão dos decisores sobre o tema.
- Financiamento informal em contextos socio-económicos não ocidentais : problemática teórica e pertinência empíricaPublication . Serrão, Miguel Alexandre Marques; Oppenheimer, Jochen
- O sector informal nas economias urbanas dos países da África ao Sul do SaaraPublication . Diaku, Rafael Vanga; Cardoso, Fernando Jorge
- A qualidade total como factor de competitividade da indústria de transportes marítimos: um luxo ou uma necessidade?Publication . Oliveira, Joaquim Henrique Almeida de
- Métodos econométricos de desagregação de séries temporaisPublication . Cardoso, Fátima de Nóbrega; Silva, João Santos
- Mudança tecnológica e organizacional e participação. Estudo de caso.Publication . Dias, Ivo Antunes; Ferreira, José Maria CarvalhoAo nível do funcionamento dos mercados, a única característica comum aos dois lados - oferta e procura - é a mudança, quer esta seja radical, quer progressiva. A consciencialização da mudança enquanto fenómeno não é em si o bastante para que as empresas desenvolvam estratégias de sucesso, pois a mudança é dificilmente caracterizável e nem sempre bem percepcionada. As estratégias de melhoria de competitividade passam pelo reequacionamento dos negócios, pela inovação e pela redescoberta do factor humano; dos clientes, dos fornecedores e dos empregados. A flexibilidade organizacional e do factor humano são premissas fundamentais para a maximização das potencialidades das novas tecnologias. Quer isto dizer, que se a inovação tecnológica não for acompanhada da inovação organizacional e de uma estratégia de aposta nos recursos humanos, o processo de modernização será sempre parcial e os objectivos de melhoria da competitividade não serão plenamente conseguidos. A forma como o processo de mudança é gerido, designadamente a forma como os diversos actores sociais são envolvidos, é um dos factores determinantes do seu sucesso. São reconhecidos os impactos que a mudança tecnológica e organizacional induz nos interesses instalados e na realidade organizacional, em aspectos como o exercício e os recursos de poder, o volume de emprego, as qualificações requeridas, as características das tarefas, os sistemas de recompensa, etc. A alteração do status quo origina riscos e ameaças que devem ser avaliadas e aceites pelos diversos actores. Tal facto pressupõe um crescente envolvimento de todos os que irão ser afectados pela mudança, desde as fases iniciais do processo. Só a existência de mecanismos e de procedimentos que apelem à participação, formal ou informal, directa ou indirecta, possibilitará que um projecto de empresa seja, simultaneamente, um projecto de todos. 0 estudo de caso realizado é demonstrativo de que não basta à direcção de uma empresa apelar ao envolvimento dos empregados para que ele ocorra. Participar é, antes de mais, uma decisão individual e que exige um mínimo de inteligência e de conhecimentos. A ameaça latente de redução de efectivos, os baixos índices de escolaridade e de qualificação, as elevadas médias etária e de antiguidade, entre outros factores, tornam dificilmente operacionalizável o envolvimento generalizado dos empregados.
- A competitividade da Área Metropolitana de Lisboa no contexto do Sistema Urbano EuropeuPublication . Roseiro, Carlos Alberto Luz; Romão, António
