Browsing by Issue Date, starting with "1969"
Now showing 1 - 10 of 44
Results Per Page
Sort Options
- As desigualdades internacionais e a integração económicaPublication . Xavier, Alberto Pinheiro, 1942-
- Le role du juge dans le procès civil en droit judiciaire françaisPublication . Perrot, Roger
- Os antecedentes da reforma administrativa de 1832Publication . Caetano, Marcelo, 1906-1980
- Bases de uma reforma dos estudos nas Faculdades de DireitoPublication . Universidade de Lisboa. Faculdade de Direito
- La explotacíon de la terra en el derecho agrário españolPublication . Luna Serrano, Agustin
- O perfil de Ruy Ennes UlrichPublication . Silva, Fernando Emídio da, 1886-1972
- La réforme du droit des sociétésPublication . Mignoli, Ariberto
- O tratamento tributário dos rendimentos da propriedade industrial e intelectualPublication . Cunha, Paulo de Pita e, 1937-2022
- Assimetrias espaciais do progresso no continente portuguêsPublication . Silva, ManuelaNo termo de dois planos de fomento, é inteiramente justificada e oportuna uma avaliação dos resultados obtidos. Nas observações que seguem, temos presentes apenas os efeitos de ordem social, designadamente sobre as assimetrias da repartição da riqueza nacional e do grau de satisfação dos indivíduos. Por outras palavras, é nosso intuito -analisar as variações que se registaram nas condições sociais e qual o sentido dessas variações. Uma vez que se prepara novo programa para a política governamental de desenvolvimento económico, será de toda a oportunidade que se considere a possibilidade de, através do novo Plano, se garantir a melhor difusão do progresso por todas as regiões e bem assim de se corrigirem as assimetrias observadas. Será ainda de esperar que o novo Plano venha a dar resposta a necessidades fundamentais das populações mais desfavorecidas e integrá-las no processo geral, de promoção material e espiritual que é o objectivo último de todo o desenvolvimento.
- O desenvolvimento económico e a política socialPublication . Silva, ManuelaNa sua relação com o desenvolvimento, a política social deve preencher três objectivos: a consecução do mais alto padrão possível de bem-estar para todos os cidadãos, designadamente no que respeita às necessidades fundamentais da pessoa humana; a realização das transformações na estrutura e organização da sociedade que tornem possível um desenvolvimento acelerado, coerente e auto-sustentado; a participação efectiva e responsável do maior número de cidadãos num projecto de desenvolvimento racionalmente escolhido e livremente assumido. A análise dos Planos de Fomento portugueses revela, porém, não só a insuficiência das medidas de política social neles incluídas, como a falta de uma visão integrada do desenvolvimento económico-social.
