ISCSP - Proceedings
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- Total quality management : the socio-demographic and operational-financial determinants for users’ perception of the services qualityPublication . Silvestre, Hugo Marco ConsciênciaThe aim of this paper is to know the sociodemographic and operational-financial determinants of the services quality perceived by users of the national health services. Through the use of an inquiry conducted by the Ministry of Health, comprehending 16.936 interviews in 2006, we intend to find out if there is any characteristic that determines the 2006 inquiry results. With the revision of the literature we also want to know if the operational-financial results have implications in hospitals users’ perception on the quality of the received services. In order to achieve our main goals we will make use of the regression analysis to find out the possible dimensions that determine those results.
- A gestão por resultados no sector público : o caso dos Hospitais EPEPublication . Silvestre, Hugo Marco Consciência; Araújo, Joaquim Filipe Ferraz EstevesO controlo dos resultados através da medição do desempenho e dos respectivos indicadores é uma das vertentes mais visíveis da influência da Nova Gestão Pública. Avaliar o desempenho das organizações públicas tornou-se numa preocupação de vários países, porque se acredita que a gestão eficiente das organizações públicas só é possível se houver instrumentos de gestão que proporcionem informação aos políticos, aos gestores e aos cidadãos sobre as actividades das organizações públicas. Esta ideia permeou as várias áreas de intervenção do governo como por exemplo a saúde, a educação e a segurança social. Portugal não ficou imune a este fenómeno. A transformação de 31 hospitais do sector público administrativo em empresas é o reflexo da aplicação das ideias da Nova Gestão Pública. Na continuidade daquilo que é a tendência actual da reforma administrativa os reformadores entendem que este é o modelo que induz níveis de eficiência mais elevados. Simultaneamente a esta mudança foi introduzido o Tableau de Bord com o objectivo de proporcionar aos políticos e gestores públicos informação de gestão que permitisse monitorar o desempenho dos hospitais públicos desde 2003 – momento em que se procedeu à empresarialização de 31 hospitais que até então estavam integrados no Sector Público Administrativo. Subjacente a estes actos deparamo-nos com a crença de que, uma vez introduzidas as ferramentas da gestão privada nas organizações públicas, o desempenho organizacional iria melhorar. Este artigo tem como objectivo geral conhecer o impacto que a adopção do Tableau de Bord teve nos 31 hospitais empresarializados em 2003 e perceber em que medida os resultados são influenciados pelas valências, ou sub-unidades de produção, dos hospitais. Procuraremos também saber em que medida o tipo de hospital, se especialista ou generalista, influencia o Indicador Global de Eficiência. Por fim, analisaremos a relação que se estabelece entre a densidade populacional e o Indicador Global de Eficiência de cada hospital. Para tentar perceber a relação que existe entre estas variáveis faremos uso da análise de regressão e do modelo sem constante para verificar qual o impacto que cada uma dessas variáveis tem no Indicador Global de Eficiência (a variável dependente). Depois de verificada a correlação entre as variáveis, faremos a aplicação do teste do qui-quadrado para medir o grau de associação entre as variáveis apuradas. Da aplicação daquelas ferramentas concluímos que a eficiência organizacional é influenciada pelo grau de heterogeneidade das organizações e pela densidade populacional que cada uma delas serve – esta última no caso dos hospitais generalistas. Contudo, não se confirma a hipótese de que exististe uma melhoria do índice global de eficiência resultante da adopção do Tableau de Bord – sendo esta indeterminada.