Browsing by Author "Voss, Miriam"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Guião "Hands-on Remote"Publication . Reis, Pedro; Baptista, Mónica; Tinoca, Luís; Kampschulte, Lorenz; Karcz, Wojciech; Pellowski, Marion; Voss, Miriam; Zahler, AdamA crise suscitada pelo COVID-19 é vista como um “ponto de viragem” no que diz respeito à utilização da tecnologia na educação e na formação e, associado a isto, tem sido sublinhada a necessidade da disponibilização a baixo custo de conteúdos digitais de alta qualidade para alunos e educadores. Ao mesmo tempo, existe interesse em capacitar os professores para o desenvolvimento dos seus próprios conteúdos didáticos – com base na abordagem “hands-on remote”. Este guia pretende ajudar os professores a fazê-lo, estabelecendo os princípios gerais e os antecedentes teóricos desta abordagem. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes (profissionais) em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto. Este guião é disponibilizado em duas versões – digital e impressa – com o objetivo de aumentar a visibilidade do projeto e inspirar novos utilizadores a aplicar os módulos de ensino e a ideia central do projeto envolvendo o ensino a distância em contexto colaborativo. A disseminação deste guião em diferentes eventos – iniciativas de desenvolvimento profissional de professores, reuniões escolares e conferências – assegurará uma utilização a longo prazo e flexível do material e das ideias desenvolvidas no projeto “Hands-on-Remote”.
- Hands-on Remote GuidebookPublication . Reis, Pedro; Baptista, Mónica; Tinoca, Luís; Kampschulte, Lorenz; Karcz, Wojciech; Pellowski, Marion; Voss, Miriam; Zahler, AdamThe COVID-19-crisis is perceived as a ‘turning point’ regarding the use of technology in education and training and, connected to this, the need for high-quality digital content being readily available and affordable for learners and educators has been underlined. At the same time, there is interest in capacitating teachers for developing their own teaching contents – based on the hands-on remote scheme. This guidebook aims to assist teachers in doing so by laying out the general principles and theoretical background of this scheme. Transforming the teaching of hands-on experiments into the digital realm allows not only to improve the education situation for (vocational) students under any pandemic conditions but also allows a closer link between work at home and work at school. In addition, the approach seems likewise usefully in situations beyond the pandemic: The type of digital collaboration proposed can support international teams in their cooperation – and possibly save some air travel and CO2 emissions, especially in view of the climate crisis. The hands-on remote approach can also enable distance learning during local weather events - also an important consideration at this time, due to class cancellations and learning delays caused by Corona. Educators from other fields (e.g., out-of-school learning places as museums, science centers, or student laboratories) may as well be interested to create their own resources and develop new ideas based on the foundations laid in this project. This guidebook is made available in two versions – digital and printed – with the purpose of enhancing the visibility of the project and inspiring new users to apply the teaching modules and the project’s core idea of hands-on remote teaching in group settings. The dissemination of this guidebook in different events – teachers’ professional development initiatives, school information events and conferences – will ensure a long-term and flexible use of the material and ideas developed in the “Hands-on-Remote” project.
- O PROJETO “HANDS-ON REMOTE”1 – ATIVIDADES EXPERIMENTAIS A DISTÂNCIAPublication . Reis, Pedro; Baptista, Mónica; Tinoca, Luís; Kampschulte, Lorenz; Karcz, Wojciech; Pellowski, Marion; Voss, Miriam; Zahler, AdamO trabalho prático (atividades práticas realizadas pelos estudantes) e a experimentação (atividades práticas onde os estudantes podem introduzir alterações em algumas variáveis e observar o efeito dessas alterações em alguns fenómenos) são componentes importantes da prática escolar geral e essenciais para a aprendizagem de conceitos e processos de ciência, tecnologia e engenharia (Lytvyn et al., 2020). No entanto, durante as restrições impostas pelo Covid-19, estas práticas educacionais eram impossíveis de realizar presencialmente nas escolas. Esta situação proporcionou um bom contexto e pretexto para a exploração de boas alternativas educativas para estas atividades presenciais. O principal objetivo do projeto “Hands-on-Remote” é melhorar as competências digitais de professores e estudantes e fornecer aos professores recursos gratuitos para que possam reagir de forma flexível, com abordagens inovadoras e conceitos de alta qualidade em vários cenários pandémicos. A transferência do ensino experimental para o domínio digital permite não só melhorar a situação educacional dos estudantes em quaisquer condições pandémicas, mas também estabelecer uma ligação mais estreita entre o trabalho realizado em casa e o trabalho realizado na escola. Do mesmo modo, educadores de outros contextos (por exemplo, museus, centros de ciência ou laboratórios) podem estar interessados em criar os seus próprios recursos e desenvolver novas ideias com base nas bases estabelecidas neste projeto.
