Browsing by Author "Rodrigues, Alexandre Miguel Bernardo"
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- Definição de uma metodologia em SIG para a produção de cartografia de suscetibilidade a encandeamento solar na rede viária urbana: o caso de estudo da segunda circularPublication . Rodrigues, Alexandre Miguel Bernardo; Catita, Cristina Maria Sousa,1971-; Redweik, Paula Maria,1961-A segurança rodoviária é algo de extrema importância na prática da condução. Para isso é necessária uma atenção total por parte dos condutores e isso implica o uso dos sentidos. O sentido mais importante na prática da condução é a visão. Porém, este sentido pode ser perturbado devido ao encandeamento solar, reduzindo assim parcialmente ou totalmente a capacidade do condutor de ver a via e os perigos que estão a sua frente. O amanhecer, com o nascer do sol, e o anoitecer, com o pôr do sol, são dois períodos críticos em que o fenómeno de encandeamento ganha maiores proporções devido à baixa altura do sol, ficando este no campo de visão dos condutores infligindo assim encandeamento nos mesmos. Sendo que o amanhecer e o anoitecer são períodos em que o fluxo rodoviário está no seu auge, este fenómeno torna-se um grave perigo nas estradas. O objetivo deste trabalho é a definição de uma metodologia, em sistemas de informação geográfica, capaz de produzir cartografia da suscetibilidade rodoviária a encandeamento solar. Foi utilizada, como caso de estudo, a 2ª Circular de Lisboa, devido à sua geometria espacial propícia a encandeamento solar e por ser uma via importante da cidade de Lisboa. Para o efeito, foram calculados parâmetros importantes para cada troço da via na zona de estudo por forma a calcular a ocorrência de encandeamento solar com o uso do algoritmo GLARE2019 em desenvolvimento na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa pela doutora Paula Redweik. Com a metodologia proposta neste trabalho, foi possível obter de forma sistemática e organizada a cartografia de suscetibilidade a encadeamento solar dos troços da 2ª Circular de Lisboa, podendo esta ser utilizada como forma de prevenção ou alerta para os condutores que nela circulam preparando-se de antemão para este perigo.
