Browsing by Author "Carolino, J."
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Inovação, redes sociais e marca: A influência da Fórmula 1 e a decisão de compra entre duas montadoras de automóveis no BrasilPublication . Sardinha, Idalina Dias; Carolino, J.; Mendes, I. I.; Matos, Pedro VergaCom o crescimento da indústria automobilística e a venda, no mundo todo, de várias marcas e modelos, as grandes empresas se mobilizam na aquisição de conhecimento e tecnologia para inovar, criar novos mercados e desenvolver produtos e serviços. Nesse contexto, pode-se relacionar o campeonato de corrida de Fórmula 1 à luta por competitividade das montadoras e fabricantes de automóveis. O objetivo do artigo foi analisar a relação entre inovação, redes e marca, em um contexto influenciado pela Fórmula 1 (equipes Scuderia Ferrari e Renault), com a decisão de compra de consumidores de automóveis no Brasil (Fiat e Renault). Foi realizada pesquisa descritiva, de natureza quantitativa. Enviou-se, por e-mail e redes sociais, questionário estruturado, para verificar as hipóteses: H0_1: Existe um efeito positivo da Inovação sobre a Decisão de Compra; H0_2: Existe um efeito positivo da Rede sobre a Decisão de Compra, e; H0_3: Existe um efeito positivo da Marca sobre a Decisão de Compra. O tratamento de dados contou com análise fatorial exploratória e análise de modelagem estrutural exploratória, utilizando o software R. A amostra por acessibilidade contou com 260 questionários validados que confirmaram as hipóteses quanto à inovação e a marca sobre a influência na decisão de compra dos consumidores. De forma contrária, constatou-se que não ocorreu influência significativa das redes na decisão de compra, não confirmando esta hipótese. A partir desses resultados, novos estudos podem incluir outros fatores de influência da decisão de compra e analisar o uso do modelo criado em outros setores.
- The REHMINE research project : the threefold value of São Domingos abandoned mine rehabilitation in southern PortugalPublication . Sardinha, Idalina Dias; Carolino, J.; Mendes, I.; Matos, Pedro VergaAlthough rehabilitation of brownfields is an expensive undertaking, it can also be seen as a valuable initiative for promoting both local and global sustainable socioeconomic development. As such, it can go beyond law-abiding practices in general, and become a domain of corporate or governmental social responsibility. The success of this kind of initiatives depends on the commitment of local authorities and other stakeholders, as well as from an understanding of the intrinsic environmental, social and economic value created. In Portugal, the state granted to EDM the concession to design and implement environmental rehabilitation projects and to promote the socio-economic enhancement of areas spoiled by earlier mining. This paper presents the REHMINE research project aiming the designing of a conceptual and methodological framework for establishing the threefold value induced by EDM’s intervention at the Portuguese São Domingos abandoned mine. Through a multidisciplinary approach, the project will apply environmental, social and economic valuation methods, namely Life Cycle Assessment, Landscape Ethnography, Contingent Analysis and Multi Criteria Analysis to the value induced of mine rehabilitation in an integrated way.