ICS - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ICS - Livros by Author "Alexandra, Joana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Inclusão e desempenho académico de crianças e jovens imigrantes: o papel das dinâmicas de aculturaçãoPublication . Guerra, Rita; Rodrigues, Ricardo Borges; Carmona, Margarida; Barreiros, Jorge; Aguiar, Cecília; Alexandra, Joana; Costa-Lopes, RuiPartindo da constatação de que, apesar de todo o normativo nacional e internacional ser orientado para a promoção da igualdade entre as crianças e jovens autóctones e imigrantes, persistem, ainda assim, discrepâncias significativas no seu desempenho escolar, este estudo procura contribuir para o conhecimento dos fatores preditivos que ajudem a explicar essas diferenças e a delinear políticas públicas e intervenções sociais que fechem esse hiato. De modo a atingir esse objetivo, o presente estudo vai além da generalidade dos trabalhos sobre este tópico que interrogam o contexto português, adotando uma noção de adaptação mais holística e que inclui outros indicadores para além daqueles de desempenho académico. Em consonância com referências teóricas que enfatizam também os papéis do “bem-estar psicológico (e.g., autoestima positiva)” e do “sucesso em tarefas de aculturação (e.g., aprendizagem dos valores da cultura de origem e de chegada)”, este estudo “testou um modelo teórico que considera o papel explicativo combinado das preferências de aculturação e da perceção de discriminação na integração socioeducativa das crianças e jovens imigrantes e descendentes de imigrantes”.