Departamento de Gestão / Department of Management
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Browsing Departamento de Gestão / Department of Management by advisor "Afonso, Ana Carolina"
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- Atitudes e intenção de adoção de carne cultivada : o potencial consumidor e o papel da literacia alimentar e ambientalPublication . Monteiro, João Rosa Rodrigues Bentes; Afonso, Ana CarolinaOs hábitos alimentares têm vindo a evoluir, fruto da consciencialização ambiental, ética e de saúde. A indústria da carne tem colocado pressão nesses 3 tópicos, aumentando a procura por alternativas. A carne cultivada, criada a partir de cultura celular, apresenta-se como solução promissora para mitigar o impacto da carne convencional. Dito isto, o estudo tem o objetivo de aprofundar as atitudes e intenção de adoção de carne cultivada em Portugal, com foco nas varáveis literacia alimentar e ambiental, bem como nas varáveis de caracterização do potencial consumidor. Para tal, foi conduzido um estudo mono-método quantitativo, de natureza descritivo-explanatória. A recolha dos dados foi feita através de um inquérito por questionário, com técnica de amostragem não probabilística por conveniência e por bola de neve. Obteve-se o total de 321 respostas válidas de inquiridos residentes em Portugal. Os dados foram posteriormente analisados com recurso ao software SPSS. Os resultados demonstraram que a literacia alimentar não teve impacto nas atitudes, enquanto a literacia ambiental apresentou um impacto positivo. No que toca à intenção de adoção, a componente ética das atitudes foi o maior preditor positivo, seguido da difusão global. Por outro lado, a componente emoção (ex. naturalidade, sabor) revelou-se como uma barreira. Adicionalmente, indivíduos mais jovens e com orientação política de esquerda apresentaram maior intenção de adoção, e em contraste, indivíduos com dietas vegetarianas demonstraram resistência. A nível académico, o estudo acrescenta à literatura sobre novos alimentos e à exploração da carne cultivada em Portugal. Contribuiu também com uma maior compreensão dos fatores de literacia na formação das atitudes, acrescentando ainda o traçar do potencial consumidor. No contexto empresarial, o estudo contribuiu para orientar estratégias de posicionamento e desenvolvimento de produto no mercado.
- Desafios no retalho Homedecor : omnicanalidade, sustentabilidade e comportamento de compra do consumidorPublication . Santos, Mariana Claro dos; Afonso, Ana CarolinaO crescimento exponencial das compras online, impulsionado pela pandemia, resultou em novos desafios para o retalho homedecor. Com a digitalização dos processos a omnicanalidade é uma realidade cada vez mais presente nas marcas e nos consumidores, pelo que se torna pertinente analisar o comportamento de compra do consumidor nos diferentes canais. Desta forma, a presente dissertação pretende estudar: (1) os desafios do retalho, (2) o papel da omnicanalidade, (3) a influência da sustentabilidade no comportamento de compra offline e online e nas motivações utilitárias online, (4) a relação entre as motivações de compra hedónicas e utilitárias e o comportamento de compra offline e online, e (5) a relação entre os riscos percebidos online e o comportamento de compra online, no contexto do homedecor, em Portugal. O presente estudo segue uma ótica de investigação principalmente quantitativa, mas também qualitativa. Inicialmente o estudo é conduzido por uma abordagem qualitativa e uma amostragem não-probabilística intencional heterógena, inerente aos colaboradores da marca de retalho Gato Preto, através de nove entrevistas exploratórias não-padronizadas. De seguida é realizado um estudo quantitativo, com uma amostragem não-probabilística intencional heterogénea, relativa aos clientes da marca de retalho Gato Preto, com recurso a um questionário difundido via online na base de dados de clientes da marca, a partir do qual foram analisadas quantitativamente 590 respostas válidas. Os resultados obtidos permitiram concluir que (1) os principais desafios que o retalho enfrenta são a omnicanalidade, a digitalização e a pandemia, (2) o papel da omnicanalidade na melhoria da experiência e satisfação do consumidor, (3) a influencia positiva da sustentabilidade percebida pelos consumidores no comportamento de compra offline e online, (4) o valor utilitário dos consumidores com consciência sustentável no canal online, (5) a predominância de motivações hedónicas nos canais offline e online, e (6) a preocupação inerente a riscos percebidos online de performance. A nível académico o presente estudo permitiu desenvolver uma adaptação do modelo conceptual, estabelecendo relações num contexto que não tinha sido previamente estudado, e preencher assim uma lacuna existente na literatura académica. A nível empresarial forneceu insights importantes a gestores e profissionais de marketing para potenciar as estratégias das marcas, e a experiência e satisfação do consumidor.
- O efeito combinado dos vários meios de marketing digital na decisão de compra do cliente, na área da medicina estética : proposta de plano de comunicaçãoPublication . Ferreira, Raquel Filipa Mendes; Afonso, Ana CarolinaA Medicina Estética está em constante evolução, desde a inovação em dispositivos à introdução de produtos e tratamentos tecnicamente avançados, capazes de produzir melhores resultados, em menos tempo e com um menor custo associado, o que levou a uma alteração na forma como os consumidores veem, e se sentem, relativamente à ação de realizar um procedimento estético/cirúrgico. Pelo facto de se situar no domínio da Medicina, onde a perceção do risco de compra é elevada, torna-se crucial alcançar os consumidores nos momentos que mais influenciam as suas decisões, e procurar diminuir ao máximo todas as barreiras existentes. Desta forma, a presente investigação surge com o propósito de realizar um plano de Comunicação Integrada de Marketing para a Medical Skin Clinic & SPA, localizada na Casa da Guia, em Cascais, e posteriormente perceber 1) quais as diferenças entre a consumer journey de um procedimento de baixo, e um procedimento de elevado envolvimento, 2) qual é a informação que o potencial cliente necessita que seja prestada para realizar um procedimento de elevado envolvimento e 3) perceber se o número de pontos de contacto para um serviço de elevado envolvimento depende do nível de familiaridade com a clínica em causa para a realização do procedimento. De forma geral, com este estudo pretende-se desenvolver um percurso, para cada nível de envolvimento, que prepare o consumidor, ao longo da sua jornada, para que reúna todas as condições necessárias para a decisão de compra no final do processo. A investigação foi conduzida através de um modelo misto, uma vez que combina técnicas de recolha de dados qualitativos e quantitativos. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com a CEO da Clínica de forma one-to-one e face-to-face – amostragem não-probabilística intencional, e um questionário aos clientes da Clínica – amostragem pertencente à estratégia de pesquisa quantitativa, que contou com vinte e quatro respostas. Os dados recolhidos foram posteriormente analisados através de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitiram concluir que as diferenças entre as consumer journeys recaem sobre o número de pontos de contacto necessários, essencialmente nos estágios da consideração, compra e lealdade, que as informações que o potencial cliente precisa de ver respondidas para realizar um procedimento de elevado envolvimento estão diretamente relacionadas com o número de barreiras existentes e que o número de pontos de contacto para um serviço de elevado envolvimento depende sim do nível de familiaridade com a clínica em causa para a realização do procedimento, não sendo estritamente necessário que o cliente já tenha realizado anteriormente um tratamento na clínica para a decisão de compra. A nível académico, o presente estudo permitiu aplicar a teoria já desenvolvida e identificar as características específicas de uma consumer journey para serviços com níveis de envolvimento diferentes, na área da Medicina Estética. A nível empresarial contribuiu para criar a base que permitirá alavancar a MSC, com uma estrutura de vendas automatizada, que garanta a maximização dos seus recursos. Espera-se ainda que, através do bom funcionamento da proposta desenvolvida, seja possível generalizá-la para ajudar mais empresas, desde que mantidas ao máximo as mesmas condições do presente estudo.
- O impacto da realidade aumentada nas lojas físicasPublication . Carreira, Maria do Carmo Frazão Domingues; Afonso, Ana CarolinaAs novas tecnologias digitais, designadamente a tecnologia de realidade aumentada começa atualmente a ganhar importância crescente nos nossos dias, sendo cada vez mais adotada pelas marcas. Com o claro aumento da procura de experiências exclusivas e inovadoras, por parte dos consumidores, um dos desafios atuais do comércio de retalho consiste em compreender de que forma a utilização desta tecnologia tem impacto na experiência de consumo e, por consequência, na satisfação dos consumidores. Assim, a presente dissertação procura estudar: (1) pretende aferir como os consumidores avaliam e percecionam as novas tecnologias, nomeadamente de realidade aumentada, (2) estudar o impacto das características desta tecnologia na experiência de consumo, (3) entender a associação direta entre esta nova experiência com a satisfação do consumidor. O estudo foi conduzido através de uma abordagem quantitativa e utiliza um inquérito por questionário online como método de recolha de dados, através do qual se obteve um total de 214 respostas válidas. A análise de dados foi realizada com recurso ao software IBM SPSS Statistics e PSL-SEM. Os resultados obtidos permitem concluir que a integração da realidade aumentada nas lojas físicas promove uma melhor experiência, nomeadamente em termos de: personalização, interação e entretenimento. Por sua vez, esta associação tem impactos positivos na satisfação do consumidor. A nível académico o presente estudo procura aprofundar o conhecimento sobre a relação entre os três conceitos estudados: tecnologia de realidade aumentada, experiência de compra e satisfação do consumidor. A nível empresarial pretende fornecer insights importantes a gestores e profissionais de marketing de modo a que estes possam adaptar as suas estratégias às novas exigências dos consumidores e lançar alertas sobre os mesmos acerca da importância da adaptação do retalho físico a um ambiente mais integrado com o mundo digital.
- O papel do comportamento cross-device na jornada do consumidor de artigos de slow fashionPublication . Torres, Catarina da Silva; Afonso, Ana CarolinaOs desafios a nível ambiental e social colocados aos diversos setores económicos nos dias de hoje conduziram ao aparecimento de diversos movimentos sustentáveis. Na área da moda, vários estudos indicam que o movimento de slow fashion tem crescido significativamente e procura desenvolver soluções de moda sustentáveis, de forma a responder a consumidores cada vez mais exigentes e preocupados com estas questões. Os consumidores de slow fashion analisam cuidadosamente as marcas de “moda lenta”, colocando especial ênfase na procura de informação sobre os seus valores e produtos, e posterior comparação entre marcas. É, assim, percetível a importância da fase de avaliação ativa na sua jornada de compra, que tem sofrido diversas alterações. Evidências apresentadas por vários autores sugerem que o comportamento cross-device deriva desta preocupação crescente do consumidor, que desenvolve a sua jornada essencialmente em ambiente online evitando deslocações a lojas físicas, reduzindo assim a sua pegada ecológica. Neste sentido, o presente estudo visa compreender qual o papel da utilização de diferentes dispositivos eletrónicos ao longo da jornada de compra de slow fashion, através da análise de: (1) relação entre a preocupação com sustentabilidade e a escolha do dispositivo eletrónico; (2) características específicas dos dispositivos que impulsionam o comportamento cross-device; (3) riscos de compra percecionados que impulsionam o comportamento cross-device; (4) relação entre a utilização de diferentes dispositivos eletrónicos e a compra de artigos de slow fashion. A investigação realizada foi de natureza exploratória através de uma abordagem qualitativa. Assim, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas a profissionais de marcas de slow fashion, e uma sessão de focus group com sete consumidoras de “moda lenta”. Os dados recolhidos foram considerados através de uma análise qualitativa de conteúdo, realizando uma análise assistada por computador com recurso ao software MAXQDA. O estudo realizado permitiu um maior conhecimento académico relativo ao comportamento cross-device, considerando que o tópico foi pouco aprofundado em estudos anteriores. A nível empresarial, foi possível identificar os fatores mais valorizados pelos consumidores de slow fashion e de que forma os diferentes dispositivos podem contribuir para a sua jornada de compra, destacando pontos a considerar pelos profissionais destas marcas.
- Sustentabilidade e produtos em segunda mão : motivações e barreiras na atitude e intenção de compraPublication . Farinha, Beatriz Cardoso; Afonso, Ana CarolinaNum cenário global onde a escassez de recursos naturais é uma realidade iminente e as consequências do consumo excessivo cada vez mais visíveis, a Economia Circular emerge como uma abordagem regenerativa, que prolonga o ciclo de vida dos produtos e reduz o desperdício significativamente. Neste contexto, a compra de produtos em segunda mão através de plataformas digitais, ganha destaque como uma prática que reduz o impacto ambiental e promove uma cultura de consumo mais consciente e sustentável. Contudo, num mundo disruptivo, onde as rápidas mudanças tecnológicas e comportamentais reconfiguram as dinâmicas de mercado, este consumo enfrenta obstáculos. Assim, a presente dissertação pretende compreender as motivações e barreiras que influenciam a atitude e intenção de compra de produtos em segunda mão nas plataformas digitais. Esta investigação de natureza quantitativa e explanatória, recorreu a uma amostragem não probabilística por conveniência, sendo os dados recolhidos através de um questionário online. Foram obtidas 366 respostas válidas, tratadas e analisadas com recurso a métodos estatísticos no software IBM SPSS Statistics 25. Os resultados revelam que as motivações, como o valor percebido, consciência ética e ambiental, gosto pela descoberta e unicidade são fatores cruciais na formação de uma atitude positiva. Por outro lado, barreiras como falta de segurança, risco financeiro e constrangimento social mostram-se relevantes. Além disso, a análise demonstra que atitudes positivas têm uma influência positiva na intenção de compra e na intenção de WOM. Por fim, quanto maior a intenção de WOM, maior a intenção de compra. Este estudo oferece contributos a nível académico, expandindo o conhecimento existente num tema pouco explorado, mas atual. No campo empresarial, apresenta insights valiosos para empresas que operam neste mercado digital, ajudando-as a decifrar os desafios e a alinhar as suas estratégias de marketing com as expectativas de um consumidor cada vez mais consciente e exigente.