Falcão, Gonçalo André MoçoFernandes, Ana Francisca Teixeira2025-01-232025-01-232021-01-01http://hdl.handle.net/10400.5/97566Esta investigação pretende colocar o Design de Comunicação e o Design de Informação ao serviço da utilização do Metropolitano de Lisboa. Quer contribuir para uma melhor utilização deste sistema de transportes através da introdução de processos de comunicação que ajudem os utilizadores a utilizar mais facilmente o sistema, proporcionando uma melhor experiência do seu uso. Assim sendo teremos que primeiramente perceber quais as debilidades do atual sistema. Esse levantamento será feito através de três processos: entrevistas a utilizadores, comparação com outros sistemas europeus e através de uma leitura crítica da investigadora. A revisão da literatura contribuirá para a compreensão de conceitos associados àquilo que poderá ser o comportamento de massas em espaços públicos, formas de assimilação de informação, design de informação, visualidade, design gráfi-co centrado nas pessoas, como poderá o design gráfico sobreviver em “espaços cheios”, o design gráfico enquanto processo educativo, entre outros considerados pertinentes. Para o levantamento de requisitos e necessidades projetuais usar-se-ão métodos imersivos como por exemplo os desenhados pela IDEO (“Behavioral Archeology”, “Activity Analysis”, “Behavioral Mapping”, “Extrem User Interviews” ou “Camera Journal”) (Ideo Product Development, 2003) ou descritos por Tomitsch et al (“Catographic Mapping”, “User Journey Mapping”) (2018) ou por Hanington & Martin (“Cognitive Walkthrough”, “Rose Thorn Bud”) (2019). Por fim este trabalho de investigação ambiciona poder realizar alguns testes de forma a poder avaliar a eficácia das soluções propostas ou de parte dessas soluções, para o que se antecipa a pertinência de métodos como o “Custumer Experience Audit” (Hanington & Martin, 2019) ou o “Informance” ou o “Scenario Testing” (Ideo Product Development, 2003).This investigation intends to communication and investigation design at the service of the utilization of the Metropolitan of Lisbon. Wants to contribute to a better utilization of this transports system through the introduction of communication processes that help the users using more easily the system, providing a better experience of its utility. Firstly, we’ll have to understand which are the debilities of the actual system. is survey will be done through three processes: interviews to users, comparation with other european systems. And through a critical reading of the investigator. e revision of the literature will con-tribute to the understanding of concepts associated to which can be the behaviour of the masses in public spaces, ways of assimilate the infor-mation, wayfinding, visuality, graphic design centered in the people, how can graphic design survive in “lled spaces”, the graphic design as educative process. To the survey of requirements and projectual needs there will be used immersive methods, for example the ones draw by the IDEO (“Behavioral Archeology”, “Activity Analysis”, “Behavioral Mapping”, “Ex-trem User Interviews” or “Camera Journal”) (Ideo Pro-duct Development, 2003) or described by Tomitsch et al (Catographic Mapping”, “User Journey Mapping”) (2018) or by Hanington & Martin (“Cognitive Walkthrough”, “Rose Thorn Bud”) (2019). Ultimately, this work of investigation strives to be able to make some tests as a way to avaliate the efficacy of the proposed solutions or part of those solutions, for what is anticipated the relevance of methods like the “Customer Experience Audit” (Hanington & Martin, 2019) or the “Informance” or the “Scenario Testing” (Ideo Product Development, 2003)porDesign de ComunicaçãoDesign de InformaçãoMetropolitano de LisboaO Design de Comunicação no Metropolitano de Lisboamaster thesis202809544