Correia, Carlos João Tavares NunesFerreira, Maria Luísa Araújo de Oliveira Monteiro RibeiroAndré, Joana Branco Pereira Marques Dias2022-09-212022-09-212022-02-24http://hdl.handle.net/10451/54551A presente tese pretende lançar a discussão sobre a hipótese de conciliar o pensamento do filósofo francês, René Descartes, com o ensino da Filosofia no século XXI. A adaptação da sua vida e obra ao sistema educativo português atual pode trazer uma visão renovada a cada aula, quer para alunos, quer para professores. A reflexão que aqui se oferece não recusa outros métodos ou estratégias. Sugere, antes, a oportunidade de complementar o que já é feito, beneficiando e valorizando o processo de ensino. Sendo a escola o espaço primordial para formar cidadãos interessados, motivados e participativos, é essencial ter consciência de que a missão do professor é, simultaneamente, empolgante e desafiadora. Com a tarefa de promover o desenvolvimento de conteúdos e competências nos seus alunos e alunas, o docente deve, ainda, preocupar-se com as diferentes vertentes destes jovens homens e mulheres. A qualidade da relação pedagógica desempenha um papel fundamental na conservação da curiosidade e do gosto pela aprendizagem dos mais novos. O ensino em geral, e o ensino da Filosofia em particular, requer estratégias precisas e rigorosas. O método cartesiano pode ajudar a produzir os recursos mais indicadas para o trabalho com alunos do ensino secundário. A apropriação das suas caraterísticas, aqui sugerida, deve ser encarada como uma mais-valia para todos os professores. Por outro lado, as experiências de Descartes, nomeadamente, algumas das relações que estabelece, permitem compreender como é, ou deve ser, criada a relação entre professor e alunos. Além disso, a análise da correspondência deste filósofo francês com a princesa Elisabeth da Boémia, permite-nos estabelecer, também, uma comparação entre a epistolografia de Descartes e o ensino da Filosofia nas escolas de hoje. As capacidades da princesa da Boémia permitiram o conhecimento mais aprofundado das ideias deste pensador. As suas atitudes sugerem um espírito resiliente, que devíamos conseguir despertar em todos os alunos. Finalmente, é criado um paralelismo entre a experiência mais recente de ensino a distância e o ensino por correspondência do século XVII, analisando vantagens e desvantagens deste processo. A sintonia encontrada oferece soluções para um ensino de sucesso, preocupado com a formação integral dos nossos alunos.The aim of this dissertation is to set up a discussion on the possibility of matching the ideas of French philosopher René Descartes with the teaching of Philosophy in the 21st century. Adapting Descartes’ life and work to the Portuguese educational system can bring a renewed vision to classes, both for students and teachers. The analysis offered here does not intend to reject other methods or strategies. Rather, it aims at supplementing what is already being done by teachers and students alike, treasuring and advancing the learning process. Bearing in mind that the school is the key space to engender interested, motivated and participative citizens, the mission of a teacher is, at the same time, an exciting and a challenging one. While responsible for promoting the development of content and skills in his or her students, the teacher must also be concerned with other facets of the life and the development of those young men and women. The quality of the pedagogical relationship plays a fundamental role in preserving the youngsters’ curiosity and interest in learning. Teaching in general, and teaching Philosophy in particular, requires precise and rigorous strategies. The cartesian method can help produce resources suitable for working with secondary school students. The appropriation of its characteristics, as suggested here, should be seen as an asset for every teacher. On the other hand, Descartes' life experiences, namely, some of the relationships he established, allow us to understand how the relationship between the teacher and his or her students is, or should be created. Furthermore, the examination of the correspondence of the French philosopher with Princess Elisabeth of Bohemia allows for a comparison between Descartes' epistolography and the teaching of Philosophy in today's schools. Thanks to the probing abilities of the Bohemian Princess, we have now a deeper understanding of Descartes’ ideas. Her attitude suggests a resilient spirit, that should be awakened in all students. Finally, this study establishes a parallel between the most recent experience of distance learning and the teaching by correspondence in the 17th century, discussing the advantages and disadvantages of this process. The harmony arrived at can offer solutions for successful teaching, one concerned with a comprehensive education of the students.porDescartes, René, 1596-1650 - Crítica e interpretaçãoDescartes, René, 1596-1650 - CorrespondênciaElisabeth, Princesa da Boémia, 1618-1680 - CorrespondênciaFilosofia - Estudo e ensinoCartesianismoTeses de doutoramento - 2022Aprender e ensinar com Descartes: o método cartesiano como inspiração para o ensino da filosofiadoctoral thesis101709919