André, José GomesFerreira, Inês Beatriz2025-05-132025-05-132025-03-122024-09-15http://hdl.handle.net/10400.5/100653O tema da educação é um dos vários caminhos investigativos que durante largos anos permaneceu desvalorizado pela hermenêutica kantiana, mas que mais recentemente tem vindo a ser descoberto na sua fecundidade. O presente trabalho é dedicado ao estudo das propostas de Kant para a educação e à explicação da sua estreita ligação com as motivações centrais da filosofia kantiana, mormente a prática. Procuramos desde logo mostrar que as propostas refletem a relação do filósofo com o período das Luzes, no qual a pedagogia se consolida enquanto tema de estudo. O que, contudo, salientamos com mais veemência é o modo como elas se destacam em face das teorias pedagógicas habituais, devido às suas exigências morais, políticas e cosmopolitas. Mais do que simplesmente um mecanismo institucionalizado, que forma crianças e jovens para a vida adulta e para a ocupação de um certo cargo, educar, em contexto kantiano, significa assumir o cuidado pelos direitos da razão numa perspetiva intergeracional e fazer com que cada um se desenvolva de um modo integral – o mesmo é dizer, que se esclareça e assim traga à luz a sua humanidade. O trabalho é orientado por três eixos de análise do pensamento kantiano, a partir dos quais põe em evidência a sua tese central: i) a explicitação da relação entre educação e filosofia da História; ii) a compreensão das teses contidas no opúsculo principal sobre o tema, as Lições sobre pedagogia, e, em especial, das quatro tarefas para a educação – disciplinar, cultivar, civilizar e moralizar; e iii) o estudo da análise kantiana da Aufklärung e a elucidação da sua importância para o significado da educação e para o reconhecimento das exigências políticas que ela tem por base.The theme of education is one of the several investigative paths that for many years remained undervalued by Kantian hermeneutics, but which has more recently been discovered in its fecundity. The present work is dedicated to the study of Kant’s proposals for education and the explanation of their close connection with the central motivations of Kantian philosophy, especially the practical. We seek to show that the proposals reflect the philosopher’s relationship with the Enlightenment period, in which pedagogy becomes consolidated as a topic of study. What, however, we emphasize most vehemently is the way in which they stand out in the face of usual pedagogical theories, due to their moral, political and cosmopolitan demands. More than simply an institutionalized mechanism, which trains children and young people for adult life and for the occupation of a certain position, educating, in a Kantian context, means to take care of the rights of reason from an intergenerational perspective and to make each person develop in an appropriate and complete way; in other words, it means to make each person enlighten themselves and thus bring their humanity to light. The work is guided by three axes of analysis of Kantian thought, through which its central thesis becomes highlighted: i) the explanation of the relationship between education and philosophy of History; ii) the understanding of the theses contained in the main text on the topic, the Lectures on pedagogy, and, in particular, of the four tasks for education – disciplining, cultivating, civilizing and moralizing; and iii) the study of Kant’s analysis of Aufklärung and the elucidation of its importance for the meaning of education and for the recognition of the political demands that underlie it.porDo regaço maternal da natureza para a humanidade : as propostas de Kant para a educaçãomaster thesis203921127