Oliveira, MírianCurado, CarlaNodari, Felipe2025-02-262025-02-262013Mirian Oliveira, Carla Curado e Felipe Nodari .(2013). “O papel do compartilhamento do conhecimento em times de tecnologia da informação”. XXXVII Encontro do ANPAD, Rio de Janeiro, 7 a 11 de Setembro 2013.http://hdl.handle.net/10400.5/98761O compartilhamento do conhecimento é um dos processos de gestão do conhecimento, o qual pode ser definido como “o grau em que os empregados compartilham seus conhecimentos adquiridos com os seus colegas” (Teh & Yong, 2011, p. 11). Como benefícios do comportamento do compartilhamento do conhecimento, pode-se citar: a melhora da qualidade do serviço ao consumidor; a redução dos ciclos de produção; entre outros (Xue, Bradley, & Liang, 2011). O comportamento do compartilhamento do conhecimento também está relacionado com a inovação nas empresas (Lin, 2007). No entanto, para Liao, Fei e Chen (2007), a relação entre o compartilhamento do conhecimento e a inovação só ocorre mediada pela capacidade absortiva. O compartilhamento do conhecimento pode ocorrer entre indivíduos, grupos ou organizações. Atualmente, as empresas frequentemente organizam seus funcionários em times (Xue, Bradley, & Liang, 2011). A relação entre o comportamento do compartilhamento do conhecimento, a capacidade absortiva e a inovação em times atuando no Brasil ainda não foi testada. O objetivo desta pesquisa é identificar a relação entre o compartilhamento do conhecimento, a capacidade absortiva e a inovação em times de TI atuando no Brasil.porEmpresasCompartilhanento do conhecimentoGestão o conhecimentoInovaçãoTecnologia da InformaçãoQualidade do serviçoConsumidorO papel do compartilhamento do conhecimento em times de tecnologia da informaçãoconference object