Charréu, L.Ghira, Madalena2024-06-282024-06-282020Charréu, L. & Ghira, M. (2020). Experiências artísticas integradas no ensino profissional, cursos nível IV: a metáfora da viagem como filosofia formativa. Revista Matéria-Prima Práticas Artísticas no Ensino Básico e Secundário. Vol. 8 (1), 47-562182-97562182-9829http://hdl.handle.net/10451/65168Este texto trata essencialmente da fundamentação teórica de um relato de experiência que envolve a utilização de expressões artísticas integradas em cursos de formação profissional de nível IV do ensino profissional de uma escola portuguesa. Então, a partir dos conceitos de “evento como pedagogia” e da “metáfora da viagem” foi pensado um conjunto de atividades expressivo-artísticas que tiveram como corolário uma apresentação pública por parte dos alunos envolvidos. Um processo informal de observação etnográfica participante permitiu aferir o alto impacto do projeto na vidas estudantes assim como o modo como sentiram a experiência a partir do que foi vivido.porEvento como pedagogiaEnsino profissionalMetáfora da viagemSubjetividadeExpressões artísticasExperiências artísticas integradas no ensino profissional, cursos nível IV: a metáfora da viagem como filosofia formativajournal article