Viegas, Susana de MatosRibeiro, Carla Teresa Ventura2011-01-062011-01-062010http://hdl.handle.net/10451/2328Tese de mestrado em Antropologia Social e Cultural, apresentada à Universidade de Lisboa, através do Instituto de Ciências Sociais em 2010Esta dissertação trata dos impacto causado pelas idéias da “escola do contato” ou “escola contatualista” na antropologia no Brasil e nos estudos sobre mudanças socioculturais nas sociedades indígenas das Terras Baixas da América do Sul, bem como na articulação entre a teoria antropológica com as políticas públicas indigenistas do Estado brasileiro. Essa articulação é discutida com base na análise de dois processos de demarcação de terra indígena, acompanhada pelo debate que foi levantado na década de 1990, quando foram propostas idéias alternativas ao modelo contatualista para o estudo da história das mudanças socioculturais nessas sociedades.This dissertation deals with the impacts caused by “school of contat” or “contactualschool” wich was important in founding Anthropology in Brazil and has been influential on sociocultural changes studies about Lowland South American Indians. This school had a central role in linking anthropology and indigenous public policy in Brazil. This linking is discussed by analysing two demarcation of indigenous land processes, with debate raised in 1990’s, when alternative ways to study the history of sociocultural changes these societies have been proposed.porCultura ameríndiaHistória ameríndiaBrasilAmérica do SulConhecimentoTeses de Mestrado - 2010Amerindian cultureAmerindian historyBrazilAmericanist KnowledgeEthnographic knowledgeAnthropologyEscola do contato: a teoria antropológica nas políticas públicas indigenistas do Brasilmaster thesis