Queiroz, JoãoRodrigues, LuísDuarte Piña, Olga MaríaLópez Carrasco, CarmenDias, AndreiaRocha, AnaLampert, JocieleSousa, AnaDuarte, Maria LuísaFerreira, Joana SimõesLima, CarlaRamos, Maria da Conceição FernandesSilva, Leide Fausta Gomes daFigueiredo Vieira Da Cunha, EduardoCidade, Daniela MendesRocha, Ana Mafalda Conde daCabeleira, HelenaSchvambach, JanainaOliveira, Elisabete SilvaCampos, RicardoHuerta, Ricard2022-01-192022-01-1920172182-97562182-9829http://hdl.handle.net/10451/50891Arte invisível: A relação entre arte e sociedade é mediada pelos artistas e pelos educadores. Entre uns e outros há um segredo que nenhum deles partilha. Os artistas conseguem ensinar as gerações que ainda não nasceram, os educadores conseguem dar sentido aos novos públicos que já nasceram, aqui e agora, e formar os novos artistas. Não devia ser assim tão difícil falar de arte, ou melhor, de educação artística. Poderia ser mais transparente a sua necessidade, devia ser óbvia a sua utilidade, devia ser evidente o seu benefício. Porque é tão elusiva? Porque foge do aprisionamento das didáticas? A chave encontra-se do lado dos professores, pela razão de serem eles a formar os públicos e a formarem os próprios artistas de entre estes públicos. A exigência torna-se clara, o investimento na formação exige novidade, introspeção, inovação, crítica, criaçã. A educação artística olha-se de modo renovado, espantado, interventivo, inovador: está tudo por fazer, suspeitam os seus agentes, ao mesmo tempo que os decisores dela desinvestem continuadamente, visando indicadores contáveis. As cargas horárias são reduzidas, confunde-se criatividade com empreendedorismo, cultura com capital. Tem-se assim um contexto de crise na Educação Artística, que é também o desafio. Para isso pede-se um professor que possa ser ao mesmo tempo artista e criador, uma formação mais profissionalizada nos domínios artísticos, uma maior intervenção dos artistas junto das escolas, um apoio às redes colaborativas e às intervenções de disseminação.porArteEstudo e EnsinoPeriódicosMatéria-Prima, vol.5, nº3 (Set./Dez. 2017)práticas artísticas no ensino básico e secundárioother