Antunes, Marina GodinhoMucharreira, Pedro RibeiroTexeira Fernandes Justino, Maria Do RosárioTexeira Quirós, Joaquín2019-12-032019-12-032019Antunes, M. G., Mucharreira, P. R., Justino, M. R., & Texeira, J. (2019). Organizações escolares aprendentes e desempenho organizacional das instituições de ensino superior portuguesas. In M. V. Pires, C. Mesquita, R. P. Lopes, E. M. Silva, G. Santos, R. Patrício, L. Castanheira (Eds.), Livro de Atas do IV Encontro Internacional de Formação na Docência (pp. 1104-1113). Bragança: Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança.978-972-745-259-0http://hdl.handle.net/10451/40361Encontro realizado nos dias 3 e 4 de Maio de 2019, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.Esta investigação pretende estudar o papel que as dinâmicas inerentes às organizações aprendentes podem ter no desempenho organizacional das instituições de ensino superior (IES) portuguesas, através de uma revisão de literatura que apoie a apresentação de um modelo conceptual proposto pelos autores. As organizações aprendentes podem ser definidas como instituições que facilitam a aprendizagem de todos os seus elementos e em que se encontra implícita a necessidade de serem implementadas práticas de melhoria contínua. Atualmente, as IES sofrem grande pressão para (re)criar ambientes de aprendizagem significativos para os seus alunos, atendendo à crescente diversidade cultural, linguística, étnica e socioeconômica destes, das suas famílias e dos seus professores. Neste sentido, um dos principais objetivos das IES é alcançar a excelência académica nos mais diversos âmbitos, podendo estas práticas de melhoria potenciar uma gestão mais eficaz e eficiente destas organizações. Por outro lado, a literatura é consensual ao referir que o desempenho organizacional é um conceito difícil de definir e até de medir. Entre os estudos existentes sobre o desempenho, é possível afirmar que não há um único critério para definir o desempenho, o que dificulta a mensuração ou a comparação dos resultados. Para superar essa ambiguidade em relação aos critérios de desempenho, nesta investigação serão consideradas três perspetivas de desempenho, a saber, a vertente financeira, a vertente operacional e a vertente de posicionamento de mercado. Em termos metodológicos, perspetiva-se a realização de um estudo de natureza qualitativa, com recurso a técnicas quantitativas. Os dados serão obtidos através da aplicação de um questionário elaborado pelos autores tendo em vista avaliar as diferentes dimensões do modelo conceptual proposto. A amostra será por conveniência, composta por cerca de 200 emails de membros das direções executivas das universidades e institutos politécnicos portugueses, da rede pública e privada. No que diz respeito ao tratamento dos dados, será utilizado o modelo de equações estruturais, tendo em vista investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo proposto.porEnsino superiorOrganizações escolares aprendentesDesempenho organizacionalOrganizações escolares aprendentes e desempenho organizacional das instituições de ensino superior portuguesasconference object