Almeida, ClotildeCabete, Fernanda Bassi2019-08-142019-08-142019-05-312019-03-29http://hdl.handle.net/10451/39316A presente dissertação visa uma análise cognitivo-cultural de como as construções discursivas na mídia, marcadas por modelos cognitivos e culturais pré-estabelecidos, retratam a mulher atleta, em referência aos Jogos Olímpicos – Rio 2016. A participação de mulheres em meios tradicionalmente masculinos, como no esporte e na mídia, ainda que venha sofrendo avanços notáveis, continua a ser limitada. Mediante a desconstrução de conceitualizações metafóricas e metonímicas presentes no jornalismo esportivo, busca-se descortinar estes discursos segregadores e as suas consequências sociais, bem como sugerir um paradigma alternativo conducente à revisão de valores e práticas sociais que contribuem decisivamente para perpetuar a desigualdade de gênero.The present dissertation aims at a cognitive-cultural analysis of how discursive constructions in the media, marked by pre-established cognitive and cultural models, depict women athletes, in reference to the Olympic Games - Rio 2016. In traditionally masculine environments, such as sports and media, the participation of women is still limited, even if it has undergone remarkable advances. Through the deconstruction of metaphorical and metonymic conceptualizations represented in sports media, we aim at uncovering of these biased discourses and their social consequences, as well as at suggesting an alternative paradigm conducive to the resetting of social values and practices that highly contribute to perpetuate gender inequality.porJogos Olímpicos, 31, 2016, Rio de Janeiro (Brasil)Meios de comunicação social e desportosDesportos - Diferenças entre sexosDiferenças entre sexos - Nos meios de comunicação socialMulheres atletas - Nos meios de comunicação socialPapel segundo o sexo - Nos meios de comunicação socialSexismo nos meios de comunicação social - 2016Teses de mestrado - 2019Construção da imagem da mulher atleta pela mídia nos jogos olímpicos-Rio 2016 : abordagem cognitivo-culturalmaster thesis202250520