Wall, KarinAlmeida, Ana Nunes deVieira, Maria ManuelCunha, VanessaBettencourt Rodrigues, LeonorCoelho, FilipaLeitão, MafaldaAtalaia, Susana2015-03-252015-03-252015Wall, K., Almeida, A. N. de, Vieira, M. M., Cunha, V. (Coord.) Rodrigues, L., Colho, F., Leitão, M., Atalaia, S. (2015). Impactos da crise nas crianças portuguesas : indicadores, políticas, representações. (Observatórios ICS; 2). Lisboa: ICS.Imprensa de Ciências Sociais978-972-671-350-0http://hdl.handle.net/10451/17799Dar visibilidade aos quotidianos infantis e ao modo como estão a ser afectados pela crise significa, antes de mais, ouvir as próprias crianças e conhecer as suas experiências. É este o primeiro e o principal propósito deste estudo. Partindo do princípio de que as crianças são actores competentes, com direito a exprimir-se livremente sobre as questões que lhes respeitam (cf. art. 12.º da Convenção sobre os Direitos da Criança), nele se pretende dar voz, de forma aprofundada e criteriosa, às perspectivas e às opiniões das crianças sobre a crise e os seus impactos. Muitas vezes esquecidas ou marginalizadas num debate público que privilegia a palavra dos adultos, dar-lhes voz é reconhecer a sua autonomia como produtoras de discursos coerentes sobre a realidade que as envolve. Um segundo propósito é o de analisar, a partir de estudos recentes e de dados estatísticos disponíveis, a situação actual da infância na sociedade portuguesa e as políticas públicas com impacto nas crianças e nas famílias com crianças. Procura-se, nesta análise mais abrangente, realçar a evolução de alguns indicadores-chave ao longo dos últimos anos no contexto da crise económica e das medidas de austeridade.porCrianças - PortugalCrise económica - PortugalImpactos da crise nas crianças portuguesas : indicadores, políticas, representaçõesbook