Brilhante, Maria João, 1956-Schiappa, Bruno2013-02-052013-02-052013http://hdl.handle.net/10451/7647Tese de doutoramento, Estudos Artísticos (Estudos de Teatro), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013Esta dissertação foi realizada tendo como âmbito a relação entre o teatro e a sociedade, partindo da ideia de que o Auto de Fé, a cerimónia da Inquisição na qual, publicamente e com grande aparato, eram anunciados os condenados por heresia e as respetivas penas, possuía uma dimensão teatral. A igreja e o teatro estiveram sempre, de uma forma ou de outra, relacionados e, essa condição levava-me a pensar que as manifestações do poder religioso utilizavam procedimentos teatrais na sua elaboração e que haveria a consciência da eficácia do teatro enquanto instrumento de instauração da ordem e correção de comportamentos desajustados. O facto de haver um conceito de purgatório e de purgação, na religião católica, muito semelhante ao conceito de katharsis que Aristóles utilizou referindo-se aos efeitos da tragédia levou-me a procurar indagar sobre a possibilidade de esse efeito particular ser, também, um dos objetivos do Auto de Fé. Que as execuções públicas são práticas repletas de teatralidade e eventos que, através do horror, resultam como instrumento de correção e vigilância, para além de servirem ao poder para se manifestar através delas e restaurar a sua hegemonia, ficou demonstrado desde o trabalho exímio de Michel Foucault Vigiar e Punir. Mas no caso do Auto de Fé havia a particularidade de, em simultâneo, este operar enquanto instaurador de terror e enquanto festa. O público aderia a esta dupla função do Auto de Fé, exteriorizando as emoções, acompanhando vocalmente os cânticos e as orações e incitando os condenados não confessos a confessarem o seu crime. Esta adesão e participação do povo justificava o auto. Deste modo, mostrar como se evidencia na documentação sobre o Auto de Fé a dimensão teatral constitui o objetivo desta dissertação, para o que se percorrem conceitos como teatralidade e performatividade e se analisa a estrutura do Auto de Fé.This dissertation was developed within the field of the relation between theatre and society starting from the idea that the Auto de Fé, the major ceremony of the Inquisition during which publicly and with great pomp the convicted of heresy and the due penalties were announced, had a theatrical dimension. The church and the theatre had always been related in one way or another and this condition not only draw me to the idea that in the preparation of its demonstrations of power the religious order used procedures similar to those used in the theatre but also that it had to be conscious of the theatre’s effectiveness as an instrument for the establishment of the order and the correction of misfit conducts. Also, the fact that there is a concept of purgatory and of purgation, in the catholic faith, in many aspects similar to the concept of katharsis used by Aristotle to refer to the effects of the tragedy in the audience, led me to the effort of inquiring about the possibility of that particular effect being gathered in the objectives of the Auto de Fé. Since Michel Foucault published his work on surveillance and punishment we know that public executions are practices of the society filled with theatricality and events which, through the stimulation of the horror, result as an instrument of correction and surveillance besides being through them that power manifests itself and restores its supremacy. Nevertheless, the Auto de Fé had also the particularity of working both as an instauration of the horror and has a feast. The audience clung to this double role of the Act of Faith externalizing their emotions vocally accompanying the chants and the prayers and urging the convicted who did not confess their crimes, to do so. This accession justified the act through the participation of the audience.porAutos de fé - Aspectos psicológicosTeatralidadeTeses de doutoramento - 2013A dimensão teatral do auto de fédoctoral thesis101542496