Queiroz, JoãoSalvatori, MaristelaFigueiredo Vieira Da Cunha, EduardoNunes, Fábio OliveiraDolores Gallego, MaríaGeirinhasBlanco-Arroyo, María-AntoniaVelloso, Beatriz PimentaRodríguez-Palacios, DanielTeixeira, Ângela Castelo BrancoSousa, Ana Matilde Diogo deFernández-Nóvoa Vicente, ElenaGarcía Becerra, IriaBouzas Loureiro, NuriaMibielli, Bruna Penna2021-05-282021-05-2820172182-85472182-8717http://hdl.handle.net/10451/48224Implicação e viragem. O paradigma é cada vez mais relacional ao mesmo tempo que a criação de públicos entra dentro da esfera de ação do autor. É um dos aspectos multiformes do “educational turn” nas artes: o discurso artístico, curatorial, mediático e de gestão institucional orienta-se para uma maior interação relacional, através da convocação de novos públicos, mais visitantes, mais interação pelas redes e dispositivos móveis, mais implicação informal através de novos espaços e de novos circuitos de circulação, mais implicação formativa dos artistas na produção de discursos sobre a arte, mais ênfase na formação artística através da formação pós graduada de artistas, com novas soluções de inserção académica, como a pesquisa baseada na prática, entre muitas outras instâncias. Aqui, nesta revista, centramos aquelas instâncias de implicação, comprometimento, intervenção.porEstudos ArtísticosArtePeriódicosCroma: vol.5, nº9 (Jan./Jun. 2017)Estudos Artísticosother