Faria, CláudiaChagas, IsabelKullberg, Maria CarlaGalvão, Cecília2021-03-182021-03-182018Faria, C., Chagas, I. Kullberg, M. C., & Galvão, C. (2018). A relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didática. In C. Galvão, & J. P. Ponte (Orgs.), Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas (pp. 47-81). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.978-989-8753-42-7http://hdl.handle.net/10451/46898Na formação inicial é essencial que os futuros professores adquiram não só um conhecimento científico sólido, mas desenvolvam também um repertório de práticas educativas variado. O presente capítulo tem como objetivo compreender como se concretiza esta relação teoria e prática no Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia. Este trabalho baseou-se na análise dos programas e dos trabalhos realizados no âmbito de algumas das UCs deste Mestrado, e na análise de entrevistas às docentes responsáveis e a uma professora cooperante. Os resultados sugerem que neste Mestrado se aposta fortemente no desenvolvimento de uma abordagem investigativa, em contextos formais e não-formais, na promoção da compreensão sobre a natureza do conhecimento científico, e na reflexão sobre a prática. No entanto, desta análise sobressaem algumas dificuldades, sendo perspetivada a necessidade de envolver os futuros professores em situações de sala de aula, nomeadamente através de atividades práticas, logo desde o início da formação.porFormação inicial de professoresEnsino das ciênciasLigação teoria-práticaReflexão sobre a práticaA relação teoria e prática: o conhecimento da ciência aliado à competência didáticabook part