Duarte, Maria MargaridaSilva, Rui Correia daSouza, Thaís Ferraz Queiroz de2021-03-022021-03-022020-10Souza, Thaís Ferraz Queiroz de (2020). "Alimentação saudável dentro e fora de casa : atitudes e comportamentos". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.http://hdl.handle.net/10400.5/21118Mestrado em MarketingEste trabalho tem como objetivo compreender a relação entre a atitude e a intenção dos indivíduos de se alimentarem de forma saudável dentro e fora de casa. Para tal, foi utilizada a teoria da ação racional, tendo sido estudadas as componentes da atitude e da norma subjetiva. Os conceitos de atitude e a teoria da ação racional, a relação da atitude com o comportamento, a atitude em relação à comida, o conceito de alimentação saudável e as suas particularidades são estudados. O estudo é exploratório e misto, sendo que a recolha de dados é feita através de entrevistas e, de seguida, questionário. Os resultados sugerem que a intenção de fazer uma alimentação saudável em casa é influenciada pelas atitudes do indivíduo, enquanto que as refeições fora do lar são influenciadas pelas atitudes e normas subjetivas. Os resultados ajudam as organizações a conhecerem de forma mais profunda os seus consumidores com base nas suas atitudes e crenças, o que potencia decisões mais assertivas nos níveis estratégico e operacional.The purpose of this study is to understand the relationship between attitude and the intention of individuals to eat healthily inside and outside home. Thus, the theory of reasoned action was used, in which the componentes of attitude and subject norm were studied. The concepts of attitude and the theory of reasoned action, the relationship between attitude and behavior, the attitude towards food, the concept of healthy eating and its particularities are studied. The study is exploratory and mixed, with the data being collected first by interviews and later, by questionnaire. The results suggest that intention of eating healthy at home is only influenced by attitudes, while when eating outside home, both attitudes and subjective norms are good predictors of intentions. The results help companies to understand better their customers and to make better and more assertives decisions at the strategic and operational levels.poratitudecomportamento do consumidoralimentação saudávelatitude em relação a comidateoria da ação racionalattitudetheory of reasoned actionconsumer behaviorhealthy eatingatitude toward foodAlimentação saudável dentro e fora de casa : atitudes e comportamentosmaster thesis