Falconi, JessicaLeite, Ana Mafalda de MoraisZhu, Anqi2025-05-272025-05-272025-03-242024-12-07http://hdl.handle.net/10400.5/101048Este trabalho tem como objetivo explorar as narrativas sobre vida e morte na literatura moçambicana, focando-se na sua rica herança cultural e histórica. Analisando especificamente o romance A Varanda do Frangipani de Mia Couto, a novela Palestra para um Morto de Suleiman Cassamo, e os dois contos da coletânea Índicos Indícios I - Setentrião de João Paulo Borges Coelho, o estudo aborda como a morte é compreendida e simbolizada na sociedade moçambicana, refletindo a continuidade entre o tradicional e o moderno. O estudo destaca o papel dos rituais e dos ancestrais nas culturas bantu, explorando a relação entre a morte e a identidade cultural. Além disso, a pesquisa analisa o impacto da colonização e da modernização na sociedade moçambicana, destacando os conflitos não resolvidos e a importância da memória histórica como resistência às imposições coloniais e às mudanças contemporâneas. Por meio da narrativa de vida e morte, a dissertação investiga como os escritores moçambicanos utilizam os elementos sobrenaturais para explorar a interação entre tradição e modernidade, bem como para desafiar os legados coloniais e refletir sobre os traumas coletivos da sociedade moçambicana. O uso extensivo de metáforas, símbolos e a integração da oralidade são as técnicas estratégicas que enriquecem a profundidade dos textos e sublinham a ligação com as tradições culturais. Além disso, esta dissertação também explora como o Oceano Índico, como uma confluência de cultura e história, afeta e molda a paisagem literária de Moçambique. Este trabalho contribui para uma melhor compreensão da literatura moçambicana contemporânea, enfatizando a importância das narrativas de vida e morte na moldagem da identidade cultural e na promoção da resiliência cultural diante de desafios históricos e sociais.This study aims to explore the narratives of life and death in Mozambican literature, focusing on its rich cultural and historical heritage. Specifically analyzing the works A Varanda do Frangipani by Mia Couto, Palestra para um Morto by Suleiman Cassamo, and short stories from the collection Índicos Indícios I - Setentrião by João Paulo Borges Coelho, the study addresses how death is understood and symbolized in Mozambican society, reflecting the continuity between the traditional and the modern. The study highlights the role of rituals and ancestors in Bantu cultures, exploring the relationship between death and cultural identity. Furthermore, the research examines the impact of colonization and modernization on Mozambican society, emphasizing unresolved conflicts and the importance of historical memory as a form of resistance against colonial impositions and contemporary changes. Through the narratives of life and death, the dissertation investigates how Mozambican writers use supernatural elements to explore the interaction between tradition and modernity, as well as to challenge colonial legacies and reflect on the collective traumas of Mozambican society. The extensive use of metaphors, symbols, and the integration of orality are narrative techniques that enrich the depth of the texts and underline the connection to cultural traditions. In addition, this work also explores how the Indian Ocean, as a confluence of culture and history, influences and shapes the literary landscape of Mozambique. This work contributes to a better understanding of Contemporary Mozambican literature, emphasizing the significance of life and death narratives in molding cultural identity and fostering cultural resilience in the face of historical and social challenges.porAlém da vida e da morte : reflexões sobre tempo, espaço e identidade em narrativas moçambicanasmaster thesis203929144