Costa, Fernando Albuquerque, 1958-Valadas, Carmen Jorge Martins, 1971-2016-01-292016-01-2920152015-10-14http://hdl.handle.net/10451/22476Trabalho de projeto, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O acesso à informação é hoje muito facilitado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação e pelas ferramentas Web 2.0. Atualmente, o papel da escola é, de forma igualitária, facilitar o acesso às tecnologias e à informação e de, através dela, possibilitar a construção de conhecimento pelos alunos. A biblioteca escolar apresenta-se como o local, por excelência, onde os alunos podem obter informação e adquirir competências fundamentais para a conseguirem manipular e aprender com ela. Para que isso aconteça terá de existir a intervenção do Professor Bibliotecário, como promotor desse processo. O estudo aqui apresentado pretende dar a conhecer contextos e tipos de utilização das TIC e das ferramentas Web 2.0 na dinamização das bibliotecas escolares, pelos professores bibliotecários que nelas trabalham. Na fundamentação teórica traçamos um enquadramento sobre a Sociedade da Informação e a alteração do paradigma da Educação. Abordamos a integração das tecnologias na Escola, o papel das bibliotecas escolares e dos professores bibliotecários na exploração das TIC e das ferramentas Web 2.0 e como o seu uso potencia situações de aprendizagem significativa. Esta investigação de cariz qualitativo, que se enquadra num estudo de caso, envolveu sete participantes que pertencem a um grupo concelhio de professores bibliotecários integrados no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, com experiência na utilização das TIC na sua prática diária. Para a obtenção de dados recorreu-se à análise documental e a um guião de entrevista, recolhendo assim informação na perspetiva e experiência dos envolvidos. Este estudo permitiu-nos concluir que as TIC e as ferramentas Web 2.0 são, fundamentalmente, utilizadas para tarefas de gestão e de divulgação das atividades realizadas na biblioteca escolar e que essa utilização está muito centrada no professor bibliotecário, dependendo da sua iniciativa e motivação. Concluímos ainda que estamos distantes de uma biblioteca escolar com verdadeiros serviços interativos.Access to information, through ICT and Web 2.0 tools, is very easy today. Nowadays, the role of schools is to facilitate access to technologies and information equally, and through it, enable students to build its own knowledge. The school library is the venue where students can obtain information and fundamental skills to work and learn with it. For this to happen, a librarian teacher as promoter of success is necessary. The research presented here aims at divulging contexts and ways of using ICT and Web 2.0 tools in invigorating school libraries, with intervention from the librarian teachers that work there. In the theoretical framework, we outline the education paradigm change in view of the knowledge-based society. We discuss technology integration in school, and the role of school libraries and its librarian teachers in exploring ICT and Web 2.0 tools, and how its use enhances significant learning situations. This research is a qualitative study which falls in a case study involving seven participants, part of a librarian teachers’ municipality group, integrated into the School Libraries Network Program, with experience in the use of ICT. To collect data, we made a document analysis, along with an interview guide, to obtain information based in the participant point of view and experience. This study allowed us to conclude that ICT and Web 2.0 tools are mainly used for management tasks and to promote school library activities and that this use is focused in the librarian teacher, depending on their action and motivation. We also concluded that we are far away from a school library with true interactive services.porTecnologias da informação e da comunicaçãoProfessores bibliotecáriosWeb 2.0Trabalhos de projeto de mestrado - 2015Tecnologias nas bibliotecas escolaresmaster thesis201349930