Esteves, Maria HelenaEncarnação, Gonçalo Ferreira da2024-12-052024-12-052024-11-26http://hdl.handle.net/10400.5/95985Este relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, descreve a prática profissional realizada no Colégio Atlântico, na União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, com uma turma do nono ano. A prática foi supervisionada pelo professor cooperante Luís Almeida na disciplina de Geografia, especificamente na unidade "Contrastes de Desenvolvimento" e no subtema “Interdependência entre espaços com diferentes níveis de desenvolvimento”. A Geografia visa proporcionar aos alunos uma compreensão ampla das diferenças de desenvolvimento mundial, explorando temas como obstáculos ao desenvolvimento, o sistema de comércio mundial, tipos de ajuda ao desenvolvimento e possíveis soluções. Esta unidade específica pretende sensibilizar os alunos para a importância da cidadania ativa e da participação em ações de solidariedade social. A intervenção pedagógica incluiu várias tarefas e atividades estruturadas para promover a aprendizagem ativa. Foram realizadas discussões em sala de aula, exploração de documentos, pesquisas autónomas e em grupo, e trabalhos de grupo. Uma atividadechave foi a elaboração de um trabalho de grupo em que os alunos integraram os conteúdos discutidos para identificar obstáculos ao desenvolvimento e propor soluções. Os alunos participaram numa sessão ministrada por uma representante da organização não-governamental Assistência Médica Internacional. Esta aula teve como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da cidadania ativa e da ação social, além de familiarizá-los com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A avaliação foi realizada através de um teste e pela análise dos trabalhos de grupo. As estratégias e avaliação adotadas permitiram uma compreensão mais profunda dos temas abordados, incentivando a participação ativa e reflexiva dos alunos. A reflexão final aponta que alguns objetivos definidos foram atingidos, com os alunos a demonstrarem uma maior consciencialização sobre os contrastes de desenvolvimento e a importância da solidariedade social.This report, prepared within the framework of the Master's Degree in Geography Teaching for the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, describes the professional practice carried out at Colégio Atlântico, in the Union of Parishes of Seixal, Arrentela, and Aldeia de Paio Pires, with a ninth-grade class. The practice was supervised by the cooperating teacher Luís Almeida and focused on the subject of Geography, specifically on the unit "Development Contrasts" and the subtheme "Interdependence between spaces with different levels of development." The subject of Geography aims to provide students with a broad understanding of global development differences, exploring topics such as development obstacles, the world trade system, types of development aid, and possible solutions. This specific unit aims to raise students' awareness of the importance of active citizenship and participation in social solidarity actions. The pedagogical intervention included various tasks and structured activities to promote active learning. Classroom discussions, document exploration, independent and group research, and group work were conducted. A key activity was the preparation of a group project where students integrated the discussed content to identify development obstacles and propose solutions. Additionally, students attended a lecture given by a representative from the nongovernmental organization Assistência Médica Internacional. This lecture aimed to raise students' awareness of the importance of active citizenship and social action, as well as to familiarize them with the Sustainable Development Goals. Students were evaluated through a test and the analysis of group projects. The teaching and assessment strategies adopted allowed for a deeper understanding of the topics covered, encouraging active and reflective participation from the students. The final reflection indicates that some defined objectives were achieved, with students demonstrating greater awareness of development contrasts and the importance of social solidarity.porGeografiaContrastes de desenvolvimentoCidadania ativaSolidariedadeA Geografia como promotora da Cidadania Ativa através do estudo dos Contrastes de Desenvolvimento no 9º anomaster thesis203746163