Vasques, Ana2025-06-202025-06-202022-09In: Convocarte, nº12 (set. 2022): Arte e paideia, p. 125-140http://hdl.handle.net/10400.5/101657Quando estudamos a importância do termo Paideia no contexto da filosofia e cultura ocidental, ficamos com a curiosidade de saber se algo semelhante tomou lugar em mais alguma parte do mundo. Após investigação che- gámos à conclusão que existe um termo semelhante na China: Zhízhonghé, que concomitantemente foi refletido e estudado durante o período análogo ao de Paideia. Assim, o tema explorado neste artigo pretende perscrutar os fundamentos da educação na Grécia e na China antiga, tomando como base a importância do conceito de Paideia (Grécia antiga) e Zhízhonghé (China antiga) no design do cidadão ideal no período entre o séc. VIII e III a. C. Nesta altura, tanto de um lado como do outro, estabeleceram-se os pilares das duas civilizações nas suas se- melhanças e diferenças que resultaram na construção político-social que verificamos até hoje. A análise destes termos conduz a uma reflexão que busca o entendimento aprofundado das bases culturais estruturais de ambas civilizações no que diz respeito ao ideal de educação dos cidadãos.porPaideiaZhízhonghéCidadão Ideal致中和Paideia e Zhìzhonghé: o design do cidadão ideal na Grécia e China antigasjournal articlehttps://doi.org/10.57843/ulisboa.fba.cieba.00081.20252183–6981