Cavaco, Carmen2021-05-122021-05-122020Cavaco, C. (2020). Reconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados em Portugal: uma medida de política pública inovadora?. Perspectiva, 38(1), 1-22. http://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66026http://hdl.handle.net/10451/47794O texto analisa o processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais, uma medida de política pública orientada para os adultos pouco escolarizados em Portugal. A análise resulta de uma investigação qualitativa baseada em entrevistas semiestruturadas com técnicos e formadores responsáveis pela implementação do processo em estudo e em entrevistas biográficas com adultos certificados através deste processo. Os dados empíricos recolhidos permitiram identificar alguns elementos de inovação no processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais implementado em Portugal. No artigo, analisamos dois desses elementos de inovação, por um lado, o recurso à metodologia biográfica e à história de vida; por outro lado, o acompanhamento assegurado pelo técnico de orientação, reconhecimento e validação e pelos formadores. Na nossa perspectiva, os elementos de inovação identificados contribuem para que o processo de reconhecimento e validação de adquiridos experienciais orientado, do ponto de vista político, para o aumento da qualificação escolar dos adultos, apresente um potencial formativo nos adultos envolvidos.porPolítica de educação de adultosEducação de jovens e adultosReconhecimento da experiência extra-escolarReconhecimento e validação de adquiridos experienciais de adultos pouco escolarizados em Portugal: uma medida de política pública inovadora?journal articlehttp://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e660262175-795X