Correia, LuísMariano, Pedro2009-02-102014-11-142009-02-102014-11-142006-12http://hdl.handle.net/10451/14282http://repositorio.ul.pt/handle/10455/3114Pretende-se dotar agentes cooperantes da capacidade de resistirem a agentes não-cooperantes. Assumimos que os agentes interagem no contexto de um jogo. O modelo desenvolvido, intitulado Jogo de Recusa, consiste num meta-jogo através do qual os agentes podem recusar-se a interagir com determinados agentes. Por ser um meta-jogo é aplicável a qualquer cenário, desde que modelado através de um jogo. O algoritmo a utilizar pelos agentes cooperantes é distribuído no sentido em que não há armazenamento central de quem são os agentes não-cooperantes. É apresentada uma análise teórica das condições em que o modelo permite obter o objectivo proposto, a par de uma avaliação experimental na qual são utilizados jogos, tais como o Dilema do Prisioneiro Iterado e o Dilema do Lenhador, comuns em trabalhos sobre cooperação. Adicionalmente, foi desenvolvido um novo jogo, de seu nome Give-Take, que além de permitir o estudo de comportamentos cooperantes, tem como característica original a existência de múltiplas estratégias cooperantes. Quando agentes com estratégias cooperantes diferentes se encontram para jogar, podem utilizar um acordo para seleccionar uma única estratégia. Este jogo pode ser utilizado no estudo da negociação de acordos.porCooperaçãoSistema Multi-AgentesControlo Distribuído de Agentes Não-Cooperantes - Exploradores e Traidoresdoctoral thesis