Caetano, AnaSilva, Maria de Lurdes2014-10-212014-10-212009Caetano, A. P. & Silva, M. L. (2009). Ética profissional e Formação de Professores. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 8, 49-60. Disponível em: http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=21&p=50.1646‑4990http://hdl.handle.net/10451/12305Inseridas num projecto de investigação sobre pensamento ético‑deontológico, no qual, numa primeira fase, se entrevistaram trinta e seis professores dos diversos níveis de en‑ sino, consideramos neste artigo as questões relativas à ética e à formação. Identificamos alguns aspectos que dizem respeito à formação ética de professores e que relacionam esta formação com as outras dimensões em estudo, nomeadamente com a regulação e a elabo‑ ração de um código deontológico e com as concepções éticas, pessoais e profissionais, dos professores. Para além de uma análise interpretativa dos dados e de uma breve revisão dos estudos e da legislação actual, tecemos reflexões em torno de perspectivas e estratégias a considerar na formação ética dos professores.porÉticaFormação de professoresDeontologiaDilemasÉtica profissional e Formação de Professoresjournal article