Figueiredo, AneliceVeiga, Feliciano HenriquesGarcia, Óscar2022-06-062022-06-062021-05Figueiredo, A., Veiga, F. H., & Garcia, Ó. (2021). Envolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distância. Psicologia, Educação e Cultura, 25(1), 31-43.http://hdl.handle.net/10451/53281O estudo objetiva pesquisar como se caracterizam as oscilações do envolvimento de estudantes universitários e como se diferenciam os resultados no envolvimento em função do regime de frequência, presencial e a distância. A amostra foi de 1547 estudantes do ensino superior. O instrumento utilizado foi a escala “Envolvimento dos Alunos na Escola – uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D). Na análise dos resultados, observou-se que na modalidade presencial a quantidade de estudantes com pontuações inferiores à média é maior, mostrando-se, assim, menos envolvidos que os alunos a distância; foi verificado que existem diferenças estatisticamente significativas no envolvimento em todas as dimensões e no envolvimento total, favoráveis aos sujeitos que estudam a distância. Os resultados foram interpretados a luz da literatura revista.porEnvolvimento do estudante no ensino superiorEnsino superior presencialEnsino superior à distância no BrasilEnvolvimento de estudantes no ensino superior em regime presencial e a distânciajournal article