Ó, Jorge Ramos doCarvalho, Luís Miguel2012-05-142012-05-142009Ó, J. R., & Carvalho, L. M. (2009). Emergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno: 1880-1960: Estudos comparados Portugal-Brasil. Lisboa: Educa & Ui&dCE.9789898272010http://hdl.handle.net/10451/6295Os dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica: Estudos comparados Brasil – Portugal e que teve o apoio da FCT (através do POCI) e da Unidade de Investigação em Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (Ui&dCE). Centrámo -nos na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas – enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação –, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos que se referiram à identidade dos alunos e à necessidade da sua inspecção. A nossa tarefa foi, assim, a de coligir materiais empíricos e a de produzir uma reflexão susceptível de os problematizar, queremos dizer, perspectivar a análise dos documentos históricos, alguns deles inéditos, a partir de conceitos específicos, elaborados tanto na literatura teórica quanto nos estudos de educação comparada.porEducação ComparadaHistória da Educação em PortugalEmergência e circulação do conhecimento psicopedagógico moderno (1880-1960): estudos comparados Portugal-Brasilbook