Kovács, IlonaSequeira, Neto Ernesto2021-09-302021-09-302008-10Sequeira, Neto Ernesto (2008) . " Aprendizagem no trabalho e desenvolvimento de competências: um estudo no Millennium-BIM em Moçambique". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica dee Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.http://hdl.handle.net/10400.5/22119Mestrado em Sociologia Económica e das Organizações.Esta dissertação tem por objectivo compreender os processos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências no trabalho, através do estudo de caso dos trabalhadores do Millennium - BIM em Moçambique. Procurou-se, por um lado, perceber em que medida o banco, através das suas estratégias de organização e de gestão, cria oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento de competências aos seus trabalhadores e, por outro lado, qual a percepção destes em relação ao mesmo processo. A pesquisa empírica foi baseada na realização de entrevistas semi-estruturadas, administração de um inquérito por questionário, observação da actividade de trabalho nos balcões e consulta de diversa documentação escrita. O inquérito foi aplicado junto de duas categorias de trabalhadores da área operacional/comercial, a saber: assistentes de clientes (também conhecidos por "caixas") e gestores de clientes. Os resultados mostram, por um lado, que a Gestão de Recursos Humanos, a organização do trabalho e o conteúdo do trabalho, influenciam de forma significativa os processos de aprendizagem pelo trabalho e de desenvolvimento de competências dos trabalhadores. Por outro lado, que existem oportunidades diferenciadas nesse processo, em função da categoria profissional, sexo e de outras variáveis. Neste sentido, os operacionais da área comercial dispõem de poucas oportunidades quando comparados com outras categorias profissionais da banca situadas em níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Porém, no seio dos operacionais os homens e os gestores de clientes é que dispõem de melhores oportunidades quando comparados, respectivamente, a mulheres e "caixas".The main purpose of this study is to understand the leaming processes and skills development at work, using a case study of the employed by the Millennium - BIM in Mozambique. The aim was, on the one hand to understand how and in which measure organizational strategies and existing management methods of the bank create opportunities for leaming and skills development for their employees and on the other hand, what is the perception of employed on the same process. The empirical research was based on semi-structured interviews, survey by questionnaire, observation of working activities and analysis of various written documents. The survey was applied to two categories of workers of the operational/business sector, namely: customer assistant and customer managers. The results show, that the leaming processes and skills development of workforce are strongly influenced by the Human Resources Management, work organization and work content. At the same time, there are different opportunities in that process, according to the professional category, sex and of other variables. Therefore, the operators of commercial area have less opportunities comparing with the other professional groups placed on higher leveis of the organizational hierarchy. However, men and customer managers have better opportunities comparing respectively to women and clients assistants.porAprendizagemCompetênciasGestão de Recursos HumanosOrganização do TrabalhoConteúdo do TrabalhoMillennium-BIM.LeamingSkillsHuman Resources ManagementLabour OrganisationLabour ContentMillennium-BIMAprendizagem no trabalho e desenvolvimento de competências: um estudo no millennium-BIM em Moçambique.master thesis