Sanches, Maria de Fátima Chorão da Fonseca Cavaleiro, 1937-Freire, Ana Maria,1947-2020-04-152020-04-151991http://hdl.handle.net/10451/42881Tese mestrado em Educação (Metodologia do Ensino das Ciências), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1991Identificar e comparar as concepções de ensino de professores de Física e Química do 3º ciclo do ensino básico constituiu o objectivo deste trabalho. Seleccionou-se um conjunto de professores de forma a permitir uma diversidade de formação científica e pedagógica e de experiência profissional. Pretendeu-se levar esses professores a reflectir sobre relatos fictícios de aulas de Física para alunos do 8º ano, representando diferentes perspectivas de transformação do currículo formal em currículo de ensino. Esses relatos constituem ocorrências da sua vida profissional e por essa razão a entrevista foi designada entrevista sobre ocorrências. Este modelo de entrevista revelou-se como metologia que possibilita também a intervenção na formação de professores. A análise das respostas dadas permitiu a identificação de diferentes concepções de ensino que incluem as seguintes componentes: i) os alunos e o seu papel na aprendizagem, ii) o professor e o seu papel no ensino, iii) a disciplina científica de ensino — Física — e os aspectos relevantes do seu ensino (os conceitos e generalizações, os processos científicos, as aplicações e as implicações sociais), e iv) o contexto do ensino englobando o programa oficial, a natureza das turmas e ds condicionalismos das escolas. A entrevista sobre ocorrências mostrou-se uma técnica poderosa para a identificação das concepções de ensino, pois, através dela foi possível fazer uma radiografia profissional dos sujeitos entrevistados. O processo analítico-sintético no sentido de uma maior abstracção possibilitou a comparação entre concepções de ensino e o esboçar de uma tipologia. Identificaram-se quatro tipos de concepções de ensino: tradicional, experimentalista, pragmático e social. Este estudo inclui ainda a estrutura conceptual para a elaboração de um instrumento que permita, em investigações futuras, testar a validade da tipologia de concepções de ensino de Física proposta.porFísicaEnsinoConcepçãoDesenvolvimento curricularProfessores - FormaçãoTeses de mestrado - 1991Contributo para uma tipologia de concepções de ensino de físicamaster thesis