Vieira, Rita Gaspar2021-06-042021-06-042021-05In: Colóquio Expressão Múltipla IV : teoria e prática do desenho : atas das conferências. - Lisboa, 2021, p.29-40978-989-8944-39-9http://hdl.handle.net/10451/48341Nesta comunicação o desenho é problematizado como ato de nomeação, na medida em que, sendo uma inscrição visual e tátil, identifica e representa o acontecimento e o assunto, podendo considerar-se que os nomeia. A investigação decorre da minha práxis, na qual o desenho surge como nomeação ‘em verdadeira grandeza’. Cada obra ‘sujeitifica’ signos para lhes ampliar o significado. A nomeação não é o título, mas uma relação entre significantes e significados capaz de objetivar, unificando as diferentes etapas do desenho. Este constitui uma menção própria com raiz familiar tutelada por uma sensibilidade interior de gestos e procedimentos, que desdobram tempo, espaço e imagens e, desse modo, signos e conceitos.porDesenhoEstéticaInstalações (Arte)SignoSignificadoQuotidianoCongressos - ActasO desenho como ato de nomeaçãobook part