Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Peres, Noele Baptista2019-05-312019-05-3120192019-02-25http://hdl.handle.net/10451/38446Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este trabalho tem como finalidade conhecer como é que uma abordagem CTSA contribui para as aprendizagens dos alunos na temática "aspetos quantitativos das reações químicas", da unidade "Equilíbrio Químico", do programa de Química da disciplina de Física e Química A, do 11º ano de escolaridade do Ensino Secundário. Para dar resposta a esta problemática pretende-se identificar as dificuldades que os alunos sentiram durante a realização das tarefas, recorrendo a uma abordagem CTSA, as aprendizagens realizadas e a avaliação que fazem do uso dessas tarefas. As intervenções foram realizadas numa turma do 11º ano constituída por 26 alunos. A proposta didática está organizada uma sequência de cinco aulas, duas de 90 minutos e três de 135 minutos. A totalidade das intervenções contempla o desenvolvimento de cinco tarefas de cariz investigativo, recorrendo a uma abordagem CTSA. Foi utilizada uma abordagem de investigação qualitativa, em que a recolha de dados foi efetuada recorrendo a entrevistas em grupo focado, aos registos escritos dos alunos e a notas de campo resultantes da observação das aulas. Os resultados demonstraram que os alunos sentiram dificuldades do tipo concetual, processual, social, atitudinal e axiológico. Os resultados revelaram também que os alunos superaram as dificuldades e aprenderam novos conceitos, desenvolveram novas competências e estabeleceram relações CTSA. As aprendizagens realizadas envolveram a mobilização de conhecimentos, o estabelecimento de relações entre conceitos, a seleção e resumo de informação, tirar conclusões e o trabalho em grupo. Os resultados mostraram ainda que os alunos avaliaram as tarefas como promotoras das aprendizagens e da literacia científica.This work aim is to know how a STSE approach, concerning quantitative aspects of chemical reactions, contributes to 11th grade students’ learning. To respond to this problem, we intend to identify the difficulties experienced by the students during the development of the tasks using STSE approach, the learning performed and their evaluation on the use of these tasks. The work was conducted in an 11th grade class involving 26 students. The didactic proposal is organized in a sequence of five lessons, two of 90 minutes and three of 135 minutes. The didactic proposal includes the development of five inquiry tasks, using a STSE approach. A qualitative research methodology was used. Data collection was performed using focused group interviews, written documents of the students and field notes of the teacher, concerning of observation of the lessons. The results showed that the students felt conceptual, procedural, social, attitudinal and axiological difficulties. The results also revealed that the students overcame the difficulties and learned new concepts, developed new competencies and established STSE relations. The learning carried out by the students involved knowledge mobilization, relationships between concepts, selection and summary information, draw conclusions and work in group. The results also showed that the students evaluated the inquiry tasks as promoters of learning and scientific literacy.porCiência e tecnologiaReacções químicasInvestigação qualitativaLiteracia científicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Contribuição de uma abordagem CTSA para as aprendizagens no tópico aspetos quantitativos das reações químicas : um trabalho com alunos do 11º anomaster thesis202300234